Existem diversas agências que classifica o risco de crédito ao redor do mundo, uma das mais importantes é a Moody’s Investors Service. Além da Moody’s existem a Standard & Poor’s e a Fitch Ratings que são agências de grande porte, e que apresentam um trabalho de referência no que diz respeito a classificação de risco de crédito também. A função primordial de uma agência de classificação de risco de crédito, ou agência de notação financeira (para alguns países da língua portuguesa) é realizar uma qualificação de ativos financeiros específicos que podem pertencer a companhias, a um determinado governo e nações. Seu trabalho é bastante complexo e de muita utilidade para aqueles que desejam saber se um governo, por exemplo, é considerado um bom “pagador” ou ao contrário.
Basicamente uma agência de risco de crédito realiza a avaliação e faz a classificação dessas nações, companhias e governos de acordo com o nível de risco dos mesmos não arcarem ou pagarem suas dívidas, em um prazo fixo e pré estipulado. Ou seja, elas avaliam se os países e entidades diversas, que operam em vários tipos de setores distintos, e apresentam risco de crédito, isto é, se os mesmos são bons pagadores dos créditos que pegaram emprestado ou não. Agora que nós já sabemos um pouco sobre o que é uma agência de classificação de risco de crédito, vamos conhecer mais sobre o que é a Moody’s e como funciona.
Uma breve história sobre a classificação de risco de crédito
A Moody’s é uma antiga agência e foi uma das pioneiras no setor de risco de classificação de crédito. Juntamente com a Standard & Poor’s e a Fitch ela fez história, pois foram as primeiras agências neste setor a serem criadas, e ainda no século dezenove nos Estados unidos as atividades de classificação de risco começaram a ser realizadas. Juntas as mesmas eram chamadas de ” The big three”, em uma tradução para o português, ” As três grandes”, pois desde o princípio de suas fundações, até os dias de hoje são consideradas como as maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo.
De fato esse pioneirismo vindo os Estados Unidos não é gera nenhuma surpresa e não é nenhuma novidade, já que a maioria das empresas criadas para fomentar e contribuir com a máquina capitalista vieram do território Norte-americano e da Inglaterra. Um grande exemplo são as grandes instituições bancárias Inglesas e Norte-americanas, que até hoje possuem tanto dinheiro e poder que suas decisões costumam influenciar o setor econômico mundial, podem inclusive desencadear e ser motivo de grandes crises, e caso de decisões negativas.
Os serviços de classificação de risco de crédito iniciaram se de uma forma muito simples e primitiva, onde os comerciantes locais Norte-americanos e ingleses passaram informações em relação aos seus clientes, relatando se os mesmos eram bons pagadores ou não. Isto ajudava as empresas a compreenderem quem eram os fiadores mais adequados e que cumpriam de fato com os pagamentos de acordo com os prazos estipulados e o valor acordado. Quando mais o indivíduo pagasse em dia, melhor era considerado o seu perfil de pagador de dívidas e fiador. Um cidadão por exemplo, que não pagava seus débitos corretamente, era excluído dos perfis de bons fiadores e dificilmente teria acesso a novos créditos.
O que exatamente é a Moody’s Investors Service
A Moody’s Corporation é como mencionamos acima deste presente artigo, uma agência de classificação de risco de crédito. E o que isto quer dizer exatamente? Quer dizer que ela classifica o nível de risco que os países apresentam de não pagar um crédito emprestado. Não é atoa que muitos países crítica veemente às ações e decisões realizadas pela Moody’s e outras agências, pois a mesma possui um papel muito forte e determinante na nota de classificação de uma nação. Imagina que ela é uma das responsáveis por avaliar qual país “merece” e qual “não merece” ou qual nação está apta ou não para receber empréstimos, e isso tudo através de sua classificação de risco.
A palavra Moody’s é de origem inglesa, mas você sabe o que é moody’s em português? Na tradução literal do inglês para a língua portuguesa,o termo Moody’s significa “
temperamental”, esse é um significado interessante para uma agência que pode mudar o “mood” (humor) de diversos países não? Mas o fato é que a grande agência recebeu este nome graças a John Moody’s
Quem foi John Moody’s
O homem responsável por inventar a primeira classificação de crédito foi John Moody’s. Para se ter uma noção, John Moody’s foi tão pioneiro, que sua invenção hoje já possui mais de cem anos e continua mais atual do que nunca. Óbviamente ela sofreu algumas alterações, se aperfeiçoou e passou pelo processo de modernização ao longo das décadas, para acompanhar o desenvolvimento global, em especial com o advento da tecnologia, que só contribuiu com a aceleração das operações comerciais, dentro do mercado capitalista mundial.
Breve história da Moody’s Corporation
A história da Moody’s Corporation começa quando John Moody funda a mesma em 1909. John o criador da classificação de crédito e títulos modernos revolucionou as análises e estudos do setor e colocou em vigor uma nova ótica a respeito das análises de risco de crédito. Antes da criação da Moody’s Corporation, o seu fundador havia criado classificações de crédito e títulos mais desenvolvidos, nomeado de Moody’s Manual de Títulos Industriais e Diversos, que logo em seguida foi trocados pelo Manual de Estradas de Ferro e Títulos Corporativos da Moody’s. por fim veio a Análise de Investimentos da Moody’s.
Tais títulos avaliavam o mercado de uma maneira muito única , em especial o Manual de Títulos Industriais e Diversos da Moody’s, pelo qual John firmou a John Moody & Company. Para se ter uma ideia, seu trabalho e estudos foram tão abrangentes e completos que abordam estatísticas ligadas a ações de ativos, títulos de bancos, entidades de diversos governos, companhias de vários setores, como por exemplo commodities e minério e etc. Assim que suas estatísticas foram publicadas, obtiveram sucesso praticamente de imediato.
Em 1907 veio a crise no setor financeiro e a indústria foi obrigada passar por várias modificações. O Federal reserve System dos Estados unidos foi fundado, e com ele veio uma série de necessidades de mudança. Enquanto tudo isso ocorria, John Mooy teve que se desfazer de suas empresas em razão da falta de dinheiro no mercado, resultado da grande crise, que afetou todo o mundo. Mas esse não foi o fim do grande visionário, tão pouco de sua ideias e inovações.
Ainda no final da primeira década John Moody confeccionou uma outra publicação, porém dessa vez voltada para outros tipos de títulos, os títulos das ferrovias, avaliação de investimentos no mesmo setor, e com a ideia a abertura de uma jovem companhia, a Moody’s Analyzes Publishing Company.
Atualmente a corporação atua nas áreas de negócios e financeira, emprega cerca de doze mil pessoas ao redor do mundo, e sua sede é na cidade de Nova York nos estados Unidos.
A trajetória histórica seguinte de sua marca de forma resumida
- Em 1962, a Dun & Bradstreet adquire a Moody’s Investors Service;
- Em 1990, as operações são separadas novamente em razão do grande desempenho e evolução da Moody’s Investors Service que acaba por superar sua proprietária, a Dun & Bradstreet;
- Em 1999 a Moody’s Investors Service passa por um desmembramento decidido pela Dun & Bradstreet e começa a ter seu capital completamente separado e aberto;
- No ano seguinte, em 2000, seu spin-off é encerrado;
- Desde 2005 Raymond W. McDaniel Jr é o CEO da Moody’s Corporation.
As subsidiárias da Moody’s
A evolução do sistema de classificação da moody’s foi tamanha que hoje em dia é possível encontrá-la em todo o mundo, através das subsidiárias Moody, que se expandem mais a cada ano que se passa e age em praticamente todas as indústrias capitalistas ao redor do globo. Quando mais a economia mundial se expande, maior é a necessidade de existir estudos e mecanismos objetivos e exatos que identifiquem e calcule quais são os fatores que determinam os riscos de crédito.
Fazem parte da Moody’s Corporation:
- Moody’s Analytics;
- Vigeo Eiris;
- Moody’s Investors Service;
- Economy.com;
- Fermat International;
- KMV;
- Wall Street Analytics;
- Enb Consulting Ltd;
- CSI Global Education Inc;
- Instituto de Padrões e Qualificações de Risco (iRSQ).
Conhecendo um pouco sobre o trabalho das três principais divisões da Moody’s Corporation
Como mencionamos acima, a Moody’s Corporation conta com diversas empresas, porém existem quatro delas, que talvez possam ser apontadas com as que foram mais relevantes para o desenvolvimento evolutivo da grande corporação. São elas: A Moody’s Research Labs, a Moody’s Foundation, a Moody’s Investors Service e a Moody’s Analytics. Para compreender melhor o papel de cada uma delas, nós descrevemos as mesmas de uma forma objetiva e sucinta abaixo. Note que algumas delas foram dissolvidas
Moody’s Research labs
A Moody’s Research Labs, Inc. foi dissolvida no ano de 2012, porém durante o período em que funcionou gerou diversos frutos. Suas atividades eram concentradas basicamente em modelagem e avaliação de risco para o setor econômico. As outras empresas do grande grupo utilizaram diversas tecnologias e software produzidos pela Moody’s Research Labs. Um de seus produtos de maior destaque foi a programa Mortgage Portfólio Analyzer, que serviu como um ajudante para os profissionais que atuavam como administradores do risco de crédito. O foco da Moody’s Research Labs era a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias aliadas a identificação e precisão do risco de crédito.
Moody’s Foundation
A Moody’s Foundation é uma fundação voltada para filantropia, e suas açõe se dão em especial no setor da educação, economia, finanças e matemáticas. A fundação funciona desde 2002 e já realizou diversos eventos que fomentam a educação. Ao todos mais de quinhentas entidades ao redor do mundo que são beneficiadas pela Moody’s Foundation, entre elas escolhas, e entidades administradas por governos. Atualmente o seu programa mais importante é o Moodle Moodle Challenge Anual, que introduz diversos estudantes a competir através da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial.
Neste evento diversas avaliações e estudos de análise quantitativa e de modelo são realizadas em forma de fórmulas, para que os estudantes tenham que solucionar as equações. As questões costumam abordar situações que acontecem de verdade na sociedade, trazendo bastante realismo para a mente dos estudantes participantes.
Moody’s Investors Service
A Moody’s Investors Service talvez seja uma das divisões mais conhecidas do grupo Moody’s. Através da mesma a Moody’s realiza a classificação de risco de crédito de títulos. Seu negócio é a linha de frente da corporação, além de ser referência de informações e análise para as agências de todo o mundo. Seu sucesso se dá principalmente em razão da variedade de segmentos e áreas de negócios que sua classificação avalia. São títulos de dívidas de praticamente todos os setores da indústria de títulos.
Nem mesmo as entidade públicas (os governos) ficam de fora de suas análises, onde são levados em consideração todos os fundos (renda fixa e de hedge), além de instituições bancárias, os setores do governo em diversas esferas, companhias que atuam no mercado financeiro e etc. Seria muito complicado o funcionamento de um sistema capitalista global, onde não existissem as agências de classificação de risco de crédito. Portanto podemos dizer, que as funções desempenhadas pelas mesmas são de grande relevância.
Embora algumas de suas atitudes ou análises gerem muitas críticas não somente em seu país de origem, mas em tantos outros avaliados pelas mesmas. Hoje em dia praticamente todas as entidades bancárias responsáveis e de credibilidade voltam seus olhos para as classificações de riscos divulgadas pelas três principais agências. Afinal, nenhum banco ou empresa está disposto a correr riscos, quando eles podem ser evitados. É neste contexto que a análise de crédito dentro do mercado d e capital é tão essencial.
Sobre o objetivo da Moody’s Investors Service
De acordo com a própria companhia, seu objetivo maior é disponibilizar para os investidores ao redor do mundo um sistema simples de gradação através de sua classificação. Onde a futura credibilidade dos números do setor imobiliário passam ser calculada.
Moody’s Analytics
A Moody’s Analytics é ou divisão da Moody’s Corporation. Ela foi fundada no ano de 1007 e se concentra em operações que não levam em consideração a classificação. Seu foco está em pesquisa. Através da mesma são pesquisadas informações sobre análise de crédito, modelagem, administração de riscos e outros estudos voltados para o setor econômico. Porém seu trabalho não limita-se somente a pesquisa, pois a mesma também disponibiliza serviços de consultoria e Ti, através de um software próprio, além de oferecer treinamentos para pessoas que atuam no setor de finanças, na maioria das vezes voltados para a gestão de riscos. A empresa que começou relativamente pequena, adquiriu outras companhias, que expandiram suas atividades comerciais.
Como funciona a classificação de risco de crédito da Moody’s
Os requisitos de classificação que compõem a análise de risco de crédito da Moodys tão em completamente igual aos das demais agências que atuam no mesmo setor.
Em relação a investimentos a classificação é dada da seguinte forma:
- No caso dos especiais: Onde WR significa “Classificação retirada”, NR significa “Sem classificação” e o P denomina “Provisório”;
- No grau de investimentos Aaa simboliza o nível mais elevado de qualidade e menor risco de crédito. Sendo que existem também as Aa1, Aa2, e Aa3, além de AA+, AA e AA- nas classificações da S&P.
- O grau mediano é simbolizado por A (A1, A2, A3), onde ainda existe um risco pequeno de crédito, porém que pode apresentar uma susceptibilidade em um prazo mais longo. Nas classificações S&P, podem ser A+, A e A-.
- já o risco de crédito moderado é representado por Baa (Baa1, Baa2 e Baa3). Neste tipo de risco existem fatores que servem como uma espécie de proteção e podem não está presentes , ou caracterizar um quadro de falta de confiabilidade.
A grau especulativo:
- Ba, simboliza uma qualidade questionável (contendo Ba1, Ba2, Ba3);
- No caso de somente B, a agência classifica como sujeitos a altos riscos de crédito, e pouca qualidade ( B1, B2 e B3).
- Ca é uma posição ainda mais inferior, como já aponta sua terminologia, com alto risco de crédito, e grande pobreza na qualidade do crédito (Caa1, Caa2, e Caa3).
- Já Ca significa uma classificação que indica uma falta com as obrigações de depósito.
- E por último, C é voltado para o nível mais baixo da classe de títulos que também apresentam falta habitual. Onde o potencial de recuperação dos valores é muito baixo.
Basicamente esta é a resposta para pergunta “Qual é a classificação da Moody”.
Sobre a metodologia desenvolvida e utilizada pela Moody’s
Os métodos de rating ou classificação utilizados pela Moody’s possuem como principal objetivo disponibilizar recursos que sirvam de referência, onde as entidades e pessoas possam fazer o uso dos mesmos para análise e avaliação dos perfis de crédito para setores específicos do mercado, além das diversas linhas de negócios, auxiliando aqueles que realizam a emissão, os investidores e outros profissionais que operar na indústria de capitais e ter um entendimento mais amplo a respeito de dos aspectos qualitativos e quantitativos de risco de crédito que podem ter impacto negativo nos ratings (classificações).
Cada método ou fórmula busca uma explicação em relação a forma de abordar na Moody’s, em específico para uma análise e avaliação do risco de crédito em distintas formas de negócios. Esses métodos não englobam um tratamento cansativo de todos os pontos que são refletidos nas classificações, mas tendem a possibilitar um entendimento maior acerca dos índices de finanças pelos quais os ratings se derivam
Sobre os códigos de conduta da agência
Conforme informa o próprio endereço eletrônico do grupo, a agência possui dois códigos de conduta: O Código da MIS e o Código da MCO. E sobre os mesmos a empresa fez a seguinte afirmação em seu site brasileiro:
“Os mercados financeiros devem ser eficientes e justos para todos os participantes. Nesses mercados, as agências de rating de crédito desempenham um papel importante. A Moody’s Investors Service (MIS) emite opiniões, sob a forma de ratings de crédito e pesquisas relacionadas, sobre a capacidade de crédito de Emissores de valores mobiliários e títulos, e suas obrigações financeiras. Nossos ratings de crédito são opiniões prospectivas que procuram medir a perda relativa de crédito.
Ou seja, os ratings prevêem a probabilidade de não pagamento de um título e a severidade estimada da perda caso esse evento ocorra. Dada a vasta quantidade de informações disponíveis aos investidores atualmente, algumas valiosas, outras não, a MIS auxilia investidores e terceiros a filtrá-las e a analisar os riscos de crédito a que estarão sujeitos ao concederem empréstimo a um tomador específico ou ao comprarem títulos representativos de dívidas ou títulos assemelhados de dívida de um Emissor. Com relação a instrumentos de dívida negociados publicamente, a MIS disponibiliza aos investidores, mundialmente, de modo atualizado, nossos ratings de crédito de forma pública e gratuita.
Com o objetivo de ampliar a compreensão e a confiança do mercado em seus ratings de crédito, a MIS adotou este Código de Conduta Profissional (o “Código da MIS” ou o “Código”). Por meio deste Código, a MIS procura proteger a integridade do processo de rating, a fim de garantir que investidores e Emissores sejam tratados de maneira justa, e de salvaguardar as informações confidenciais fornecidas pelos Emissores. Para usar os ratings da MIS de maneira eficaz, o mercado deve ser informado tanto acerca dos seus atributos quanto de suas limitações. É nossa responsabilidade ser o mais transparente possível no que se refere às nossas metodologias analíticas, políticas e práticas de rating e histórico de desempenho geral.”