O que é um título de Samurai ? É um título feito em iene (moeda Japonesa), cuja emissão é realizadas em Tóquio, no Japão, e deve se submeter às leis e diretrizes monetárias do país. Normalmente são emitidos por companhias que não são japonesas, embora, como mencionamos anteriormente, devem submeter-se às regras do país. O mercado samurai começou a funciona no início na década de 70, pois o japão possuía uma reserva muito alta de moedas estrangeiras. Então o país decidiu abrir o mercado, permitindo que empresas e entidades de outros países pudessem emitir títulos em ienes. Agora que vimos um pouco da definição de título de Samurai, vamos entender quais são seus objetivos e funcionalidades. .
A função dos títulos de Samurai
O primeiro título de Samurai, foi emitido ainda do início da década de 70, pelo Banco Asiático de Desenvolvimento. Tal título possuía validade de 7 anos, e foi no montante de 6 bilhões de ienes. Um fato interessante que devemos mencionar é que o iene é uma das moedas mais utilizadas como moeda de reserva do mundo. O mercado samurai também facilita na proteção contra o risco de câmbio.
A principal função de um título de Samurai é dar acesso a capital japonês. E esse dinheiro poderá ser utilizado ou não tanto para investimentos dentro do país, como para investimentos em outros países. Um exemplo foi o caso da Grécia, que diante de uma grande crise financeira, pegou emprestado título de Samurai, com prazo de 20 anos, cujo vencimento aconteceu em 2015, ano em que o Japão confirmou o pagamento das parcelas por parte da Grécia em dia. Outro objetivo da obtenção de um título Samurai também pode está relacionado a troca simultânea de moedas, visando tirar proveito dos bons preços. Todas as entidades estrangeiras que desejam emitir um título de Samurai em Ienes, deve seguir fielmente os critérios de elegibilidade para a emissão de títulos Samurai.