Banco popular da China: Conheça sua história e seu perfil

O Banco popular da China é a instituição Central bancária oficial do governo popular Chinês. É comum encontrarmos notícias que mencionam as ações e políticas monetárias desta instituição tão poderosa. Muitos acreditam que o Banco da China tem como seu principal objetivo tornar-se o maior banco do mundo. Essa idéia se dá em razão dos altos investimentos que a entidade bancária tem feito em tecnologia para automatizar seus processo, além dos investimentos monetários em diversos países.O país tem sempre apontando sinais de que está procurando estreitar seus laços comerciais com novos mercados, e essa razão é mais do que suficiente para a nação Chinesa tenha interesse em investir mais em seu Banco oficial. Mas afinal, de fato, o que é o Banco do Povo da China? A seguir responderemos.

O Banco da República Popular da China

O PBOC foi fundado em 1 de Dezembro de 1948, e foi baseado no estabelecimento do Banco Huabei, o Banco Beihai e o Xibei Farmer Bank. O Banco Popular da China detém o poder de administrar a política monetária e o poder regulador das instituições financeiras da China continental. A novidade do momento é o Banco central chinês está realizando pesquisas para emitir uma moeda digital soberana. A instituição não deve ser confundida com o Banco da China, um banco comercial, ou com o banco central chinês, o banco central da República da China (Taiwan).

Banco popular da China: Conheça sua história e seu perfilPara trazer a notícia para a revista digital é o jornal China Morning Post, que cita o que foi declarado por Yao Qian, chefe de pesquisa do instituto, durante um fórum realizado sábado em Pequim. A estrutura atual do Banco do Povo da China segue intencionalmente o sistema do Federal Reserve dos Estados Unidos da América. Possui um sistema único que detém do controle de todas as atividades monetárias do país, embora procure passar a imagem de quer é um órgão independente.

Algumas curiosidades sobre o Banco Chinês

  • Banco popular da China, conhecido como Banco Central do país tem prometido nos últimos anos fomentar uma economia real local. O país que é líder de exportações, cujas mercadorias podem ser encontradas ao redor do mundo e que cujo poder de produção é enorme, vem passando por alguns desafios, especialmente relativos a inflação, e a expansão de seu mercado consumista, que já possui um tamanho considerável.
  • O Banco também tem como objetivo importante manter as reservas de dinheiro em equilíbrio, para que a estabilidade do seu setor financeiro seja mantida. Ressaltando que o Banco do Povo da China, é a entidade responsável por implementar as políticas monetárias necessárias, de acordo com o que o governo e o país espera e precisa.
  • Nos últimos três anos foram divulgadas diversas notícias que informavam que o Banco estaria promovendo um corte nas taxas de juros, além de diminuir as reservas mínimas para os bancos. Dentre os objetivos e funções do Banco Popular da China está o impulsionamento a economia do país como um todo, e por essa razão tais medidas têm sido tomadas. As reservas mínimas foram reduzidas para todas as instituições bancárias em cinquenta pontos de base.
  • O país tem lutado disciplinarmente contra a desvalorização de suas moedas locais, especialmente se comparado ao iene Japonês, que vem sofrendo uma deflação nos últimos anos.
  • A União Européia vem promovendo uma flexibilização para o Japão, que agora passa a ter ainda mais possibilidade e novos caminhos para ampliar e fomentar seu setor de produção, este fato tem gerado sérias preocupações para a China, e em específico para o Banco popular da china PBOC, que terá que fazer manobras e adaptar-se ao novo contexto, onde o Japão passa a ter um pouco mais de poder de competitividade.

As principais responsabilidades do PBOC

Como a China atualmente é considerada uma das maiores potências mundiais, não é nenhuma novidade ou segredo, que seu Banco Central possui um papel fundamental no controle e promoção de sua economia. O Banco conta com um sistema de pagamento próprio que é regido pelo seu sistema bancário conhecido mundialmente por possuir uma alta performance, resultado de uma tecnologia implementada bastante avançada. Ainda sim, o país não está satisfeito e tem buscado desenvolver meios tecnológicos que visam acelerar os processos, a segurança da informação e otimizar seus serviços e responsabilidades.

No próprio site oficial do Banco da República Popular da China, é possível encontrar suas principais metas e responsabilidades, tais como a implementação das políticas monetárias, desenvolvimento tecnológico com foco no setor financeiro, a estabilidade econômica, a qualidade e eficácia nos seus serviços ao governo, política de crédito, regulamentação do mercado financeiro, investimento em estudos de estatística e pesquisas, com o objetivo de conhecer melhor o quadro econômico, visando o aperfeiçoamento e a correção de possíveis erros, e etc.