Você já ouviu falar ou conhece a fundo o que é o Banco da Inglaterra (Bank of England)? Provavelmente você deve está pensando que sabe o que é, obviamente um banco. Mas o fato é que o Bank of England é muito mais do que um banco, é uma das entidades bancárias mais poderosas e ricas de todo o mundo. Assim como o Fed dos Estados Unidos (embora sejam entidades com funcionamento e sistemas diferentes) o Banco da Inglaterra possui força suficiente para gerar impactos de nível internacional. O Banco da Inglaterra, (Governor and Company of the Bank of England) possui a função de Banco Central de seu país e é responsável por uma série de funções, que explicaremos a seguir.
O Banco da Inglaterra é o banco central do Reino Unido e um banco modelo no qual a maioria dos bancos centrais do mundo são construídos, desde que este foi fundado há vários séculos.
Breve história do Banco da Inglaterra
O Banco da Inglaterra (Bank of England) pode ser referido por suas iniciais no inglês “BoE” e se trata do Banco Central da Inglaterra. Sua sede fica em Londres, e o Banco é carinhosamente chamado pelos Ingleses de “The Old Lady of Threadneedle Street” em razão de sua longa tradicional. Para termos uma idéia ele foi fundado no ano de 1694 por William Paterson, um escocês que queria possuir seu próprio banco particular. Antes de ser estatizado ele serviu a vários nomes fortes da economia e do setor bancário, passando pelas mãos da família Rothschild, uma família de origem judia vinda da Alemanha que possui um império bancário no continente Europeu e até hoje são referência neste setor.
Vale ressaltar que ao todo, oito instituições bancárias possuem autorização oficial do governo britânico para emitir notas em todo o Reino Unido, porém o Bank of England tem a exclusividade em relação a emissão de notas na Inglaterra e no país de Gales, além de ser o responsável pela regularização das emissões de notas da Escócia e da Irlanda do Norte. Um fato importante que devemos mencionar é que, mesmo existindo outros sete bancos emitindo notas no território do Reino Unido, o Bank of England continua detendo o monopólio de emissão da região. Ou seja, ou banco possui um poder enorme não somente em relação às suas funções, mas principalmente ao seu impacto na economia britânica.
As Funções do BoE
Como mencionamos anteriormente o Banco da Inglaterra é responsável pela maior parte das emissões de notas que são realizadas no Reino Unidos, tendo exclusividade no País de Gales e na Inglaterra. Experiência e conhecimento acerca das diversas políticas públicas que existem para fomentar o crescimento econômico de um país não lhe faltam, afinal de contas, não estamos falando de uma entidade qualquer,estamos dissertando sobre as funções de um banco com cerca de 324 anos de fundação! Abaixo, listamos as principais responsabilidades desta instituição:
- Manter a estabilidade nos preços;
- Garantir a confiança na moeda;
- Fomentar a estabilidade economia;
- Gerenciar políticas monetárias visando a estabilidade e o crescimento econômico da região;
- Ficar alerta a possíveis ameaças;
- Administrar risco financeiros;
- Realizar empréstimos somente em casos extremamente específicos;
- Gerenciar as reservas de ouro e de divisas estrangeiras do país;
- Emitir as notas da Inglaterra e do País de Gales.
- As principais funções do Bank of England – BOE são a manutenção da estabilidade monetária e a supervisão da estabilidade financeira do sistema financeiro do Reino Unido.