Entendendo a classificação de crédito: Como avaliar o risco 

A classificação de crédito, muitas vezes também é chamada de classificação de risco do crédito ou rating do crédito. Mas o que é o risco de crédito? Basicamente é um julgamento que é expresso por um sujeito externo e independente, a agência de rating, sobre a capacidade de uma empresa pagar suas dívidas ou não. Essa é a definição de rating mais clássica. As agências de classificação de risco mais importantes e conhecidas do mundo são a Standard & Poor’s, Moody’s e a Fitch Ratings. Neste caso estamos falando sobre a classificação de crédito que pontua os países.

Entendendo do que se trata a classificação de risco de crédito

Como se mede a classificação de crédito, isto é, a capacidade das empresas e dos governos pagarem suas dívidas? As instituições bancárias avaliam a solvência da empresa e atribui um julgamento sobre sua capacidade de gerar os recursos necessários para cumprir os compromissos assumidos com os credores. Esse tipo de avaliação é muito importante para que investidores compreendam qual é a situação da empresa, se ela tem a capacidade rentável de arcar com suas dívidas ou não. Este julgamento está sujeito a revisão periódica.

Entendendo a classificação de crédito: Como avaliar o risco Trata-se, portanto, de uma avaliação resumida do perfil de risco de crédito da empresa e resume as informações quantitativas e qualitativas que o banco tem disponíveis na empresa, em relação ao conjunto de informações disponíveis sobre todas as empresas clientes e seu comportamento. Existe também a classificação de risco de crédito voltada para os países., que também responde a pergunta sobre  “O que é classificação de crédito?”.

A classificação de risco de crédito dos países

Neste caso é avaliado se o país possua a capacidade de arcar com o pagamentos de empréstimos vindo de instituições bancárias estrangeiras, ou do Fundo monetário internacional, por exemplo. Existem muitas críticas relacionadas aos Estados Unidos, que embora possua uma economia super poderosa, tem também dívidas enormes, e está longe de quitar as mesmas. Existem também críticas relacionadas ao FED Norte-americano, que muitas vezes parece “passar pano” para as dívidas incalculáveis Norte-americanas.

Uma agência de rating ou de classificação de risco de crédito, avalia a solvência de um determinado país e tenta atribuir objetivamente um julgamento sobre sua capacidade de gerar os recursos necessários para cumprir os compromissos assumidos com os credores. Por exemplo, para que uma nação possa solicitar empréstimo de entidades internacionais, ela deve provar que terá como pagar as parcelas das dívidas, e mais do que isso, muitas vezes assinar acordos de políticas públicas monetárias voltadas para o corte e o controle nos gastos. Este julgamento está sujeito a revisão periódica.

Como a classificação de crédito é medida

Existem As classificações de crédito internacionais  avaliam os riscos e, portanto, as despesas de um investidor que deseja transferir os títulos expressos na moeda de outro país para a moeda de seu país. Como os estados são os maiores devedores, as agências de classificação avaliam e classificam os títulos de sua dívida com base na capacidade que os próprios estados demonstram enfrentar. Depois, há as classificações de dívida das nações, onde cada nação está sujeita a um sistema de pontuação de crédito.