A produção industrial da França é um caso de sucesso que consegue conciliar a iniciativa privada e o setor estatal do país. O país possui um setor privado bastante amplo e uma influência estatal saudável, que às vezes pode vir a fazer algumas interferências. No setor agrícola a França é o principal produtor da Europa Ocidental. O país possui uma grande quantidade de terras férteis e uma tecnologia avançada em combinação com subsídios que impulsionam ainda mais a economia Francesa. O país possui um papel tão importante em sua região e também no mundo, e por essa razão faz parte das organizações mais relevantes do momento, como são os casos da OMC (Organização mundial do comércio), União Europeia (EU) e a OCDE (Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico).
Mas qual é o segredo que fez da produção industrial Francesa uma estrutura bem sucedida? Abaixo exploraremos como a França desenvolveu sua indústria e consequentemente sua economia gradualmente.
A economia Francesa
A economia Francesa foi marcada ao longo das décadas por diversos acontecimento, alguns positivos e outros nem tanto. Em março deste ano a produção industrial francesa apresentou um desaceleramento. A produção global da segunda economia europeia registou um decréscimo de 0,9% face aos + 0,1% revistos em Fevereiro (+ 0,4% em relação à primeira leitura). Os dados, comunicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INSEE), são piores do que as expectativas dos analistas, que eram de -0,5%. Muitos são os fatores que geraram este efeito. A produção manufatureira também desacelerou, mostrando queda de 1% após + 0,8% no mês. A produção industrial da França é vasta e bem desenvolvida.
No entanto a produção manufatureira vem se recuperando, porém a passos curtos, mostrando uma melhora de 1% após 0,4% no mês anterior. Em base de tendência, houve uma variação negativa de 1,1%. O PIB (Produto interno bruto) da França é baseado na agricultura com cerca de 1,6%, na indústria 19,4%, no comércio e nos serviços e bens de consumo 78,9%. A França tem um quadro econômico rico e ao mesmo tempo complexo. A França é uma das principais potências industriais do mundo. São muitos os produtos, e serviços que são produzidos na França, que atendem tanto o mercado local (que é enorme, com uma população com um poder relativamente sadio de compra) quanto para exportação.
A indústria Francesa é baseada em desenvolvimentos conflitantes: ao lado de indústrias modernas e dinâmicas, que fazem da França uma das líderes mundiais em vários setores (automotivo, aeronáutico, aeroespacial, agronegócio, eletroeletrônico, nuclear civil, farmácia, cosméticos, luxo e etc.),
O setor industrial Francês
As atividades industriais podem ser agrupadas em setores industriais. São muitos os setores que podem compor uma indústria. Os processo de produção também podem variar de acordo com cada necessidade das áreas em específico. As indústrias extrativas, por exemplo, bem como as que produzem energia (eletricidade, gás e vapor de água) são excluídas da indústria de transformação. Cada setor possui peculiaridades próprias. E o mesmo acontece com as atividades de fabricação e distribuição de água e gestão de resíduos e purificação, que consideradas como atividades relacionadas ao meio ambiente, são agrupadas.
Atualmente as indústrias européias agora enfrentam concorrência de países emergentes, como a China e a Índia. E a França encontra-se dentro deste contexto, tendo que competir com diversas indústrias que não param de crescer e que possuem o poder de produção gigantesco, como é o caso específico da China, que produz muito por preços extremamente baixos. A China é sem sombra de dúvidas uma das maiores concorrentes, não somente da produção industrial da França – Zona do euro, como do resto do mundo, já que seus produtos e serviços podem ser encontrados em praticamente qualquer lugar.
A França como referência industrial
O país é referência em diversos setores, quem nunca ouviu falar nos restaurantes com estrelas Michelin, ou dos maravilhosos vinhos Franceses? DEntre os setores que a França domina e que possui longas décadas de história, podemos destacar: a indústria de mineração, têxtil, madeira, calçados, construção naval, indústria siderúrgica e a gastronomia. Após a descentralização industrial dos anos 60, o que nos permitiu mencionar o desenvolvimento das cidades no oeste e sul da França, seguiu-se um período de fraco crescimento da produção industrial, o que às vezes é explicado por deslocamentos para países onde o trabalho é menos caro. Ainda sim o país é uma das economias mais bem industrializadas do mundo. E a produção industrial da França ainda é uma das mais tradicionais da Europa.