A exportação de serviços ou produtos ocorre quando uma empresa de um determinado país oferece serviços a cidadãos estrangeiros. Essa é a definição de exportação em um conceito mais básico. Por exemplo, o turismo é uma exportação de serviços porque os cidadãos estrangeiros gostam de visitar outros países. Vender produtos e serviços para outros países pode ser uma ótima opção para ampliar os negócios e obter ainda mais lucro em potencial. Com a globalização, as atividades de exportação e importação se tornaram ainda mais consolidadas e frequentes, o que a cada ano gera uma troca de bens de consumo entre países cada vez maior.
O dilema da exportação e a competitividade dentro do mercado internacional
Através do advento que é a exportação, passou a ser possível um determinado local vender seus produtos ou ativos e dar a chance de outros países que não possuíam o mesmo, ter acesso a esse bem. Em algumas situações, em caso de países que também tem esse bem, foi criado a oportunidade de adquirir esse bem ou serviço com um preço mais em conta, que muitas das vezes pode ser um dilema complicado, já que neste caso, o comércio local de um país, especialmente se o mesmo possuir inflação e impostos altos, pode sair prejudicados, já que não terá como competir com preços muito abaixo do valores normais do mercado da região.
É por esse motivo que existem muitas leis e políticas internacional e específicas de cada país, com o objetivo de regular as exportações, para que o mercado não se torne tão injusto. Mas na maioria das vezes o que vemos é uma competição muita das vezes desequilibrada. Um grande exemplo é a China. A China definitivamente sabe o que é exportar em grande escala, pois o país exporta para o mundo inteiro, e é muito famoso por possuir preços muito baixos, fazendo com que cada vez mais pessoas de todo o mundo opte por seus produtos. os produtos da China invadiram o mundo, em uma velocidade absurda e isso não é segredo para ninguém.
O equilíbrio entre importação e exportação
A exportação recebe o suporte e o auxílio dos diversos governos locais como uma forma de trazer equilíbrio e neutralidade as importações. A palavra equilíbrio deste contexto é muito importante.saldo positivo de contas com países estrangeiros.
A atividade de exportação, mesmo que seja muito frequente e promovida, passa pela regulação através de leis fiscais e aduaneiras, além de está sob constante fiscalização e monitoramento por parte dos governos de cada país. Muitos produtos necessitam de uma autorização especial do governo, para ser exportado, ou para entrar em determinados países. Alguns países por exemplo, com medo da incapacidade de competir com preços mais baixos, taxam mercadorias da área tecnológica com impostos extras, além das outras taxas de impostos que costumam ser cobradas quando um produto chega de outro país. Mas o fato é que, é inegável a importância da exportação para a economia, pois ela ajuda expandir o mercado, os lucros, além de ser um contraponto, que gera equilíbrio em relação a quantidade de importações.
Os tipos de exportação
Existem basicamente quatro tipos de exportação: a direta, a indireta, a perfeita e a imperfeita. Como muitas pessoas acabam confundindo os tipos de importação, abaixo nós descrevemos cada uma delas, explicando de uma forma rápida e prática o conceito de cada uma e como cada uma funciona. vale lembrar que alguns países possuem outros tipos de exportação um pouco diferentes, devido às suas leis, cultura, políticas monetárias e de comércio, e etc…Mas a maioria das nações possuem esses tipos de exportação ou formatos similares. O significado de exportação, em uma descrição simples, seria o envio e venda de produtos nacionais para o exterior, ou seja, para outros países.
Exportação direta
Essa classificação de exportação ocorre quando o bem de consumo que passou pela exportação tem sua fatura sob responsabilidade da empresa que o produziu, em relação aquela que está realizando a importação. Essa operação deve ser realizada de forma legal, e exige um certo nível de conhecimento e experiência, pois ao contrário de como alguns empresários pensam, o bem não é taxado com IPI. E caso exista capital ou crédito a ser recebido, é preciso entrar em contato com a entidade competente para receber informações específicas sobre como proceder na operação.
Exportação indireta
Esse tipo de exportação é uma das mais utilizadas pelas empresas, pois ela ocorre através de companhias que atuam no país de origem do produto, e essas próprias companhias compram o produto para realizar o processo de exportação.Dentre os perfis de companhias que costumam realizar esses serviços estão corretoras, companhias especializadas em exportar, empresas que possuem vasta experiência tanto no mercado nacional, como no internacional, através de exportação e importação.
Exportação perfeita
A exportação perfeita, talvez possua essa nomenclatura, pois é mais simples e não é realizada através de outras empresas intermediárias, pois neste caso é a própria companhia interessada no produto ou ativo, que realiza todo o processo de exportação. Então as taxas, seguir as regras, e a colocação desse bem de consumo no destino desejado é de inteira responsabilidade da empresa, unicamente. Algumas empresas de grande porte já possuem um setor destinado especialmente a exportar. Isso facilita e agiliza os processos, deixando de ser necessário a utilização dos serviços de uma companhia intermediária, para realizar a operação.
E a última opção de exportação, é a imperfeita. Este tipo de exportação é mais indicado para as companhias que têm um interesse real de se tornar internacional. Ela é normalmente utilizada por empresas com pouca experiência desse mercado.
A exportação e a economia possuem uma ligação direta. Pois a economia de um país tem muito a ganhar através das atividades de exportação, pois ela move o mercado como um todo e estimula a produção de bens e serviços. Um exemplo é quando o países possui um determinado produto em extra quantidade, além do que costuma ser consumido internamente. A exportação fomenta a possibilidade desse país vender esse determinado produto para outro país que não possua o mesmo, ou que possua mais necessite de uma quantidade maior para suas demandas.
Vale ressaltar que a maioria dos produtos, antes de serem aprovados para o processo de exportação, passam por uma série de avaliações, que tem como objetivo atestar a sua qualidade e originalidade, para que os países que compre esses produtos estejam satisfeitos e para garantir que a qualidade se mantenha.