Você sabe qual é a moeda Boliviana? Antes do Boliviano, a Bolívia utilizava como sua moeda unitária o peso Boliviano. Diversos países da América Latina ainda utilizam o termo “peso”, como ainda é o caso da Argentina (peso Argentino) e alguns outros. O peso Boliviano esteve em circulação de 1 de janeiro de 1963 até 31 de dezembro de 1986, quando foi substituído pela moeda que falaremos hoje, o Boliviano, que atualmente é a moeda oficial da Bolívia. Uma informação interessante é que 1.000.000 de pesos bolivianos equivalem a exatamente 1 Boliviano.
Breve história e características do Boliviano
O Boliviano, atual moeda unitária da Bolívia, como mencionamos anteriormente foi criada para substituir o peso Boliviano. Ele foi oficializado por intermédio da Lei nº. 901, de 28 de Novembro de 1986. Seu código ISO 4217, é o BOB. A moeda é uma das menos valorizadas na América do Sul, em razão da economia instável do país, que é rico em gás natural e produtos agrícolas. Atualmente (2019) a 1 Boliviano custa em média (podendo sofrer alterações diárias) 0,14 cents (se convertido para o dólar dos Estados Unidos). Atualmente as moedas em circulação são as de 10 centavos Bolivianos, 20 centavos Bolivianos, 50 centavos Bolivianos, 1 Boliviano, 2 Bolivianos e 5 Bolivianos (não existe cédula, ou seja, nota para este valor). Uma unidade de Dólar dos Estados Unidos vale em média (a depender da cotação do dia que pode sofrer constantes alterações) 6.9140 Bolivianos.
Sobre as cédulas: Existem as cédulas de dez Bolivianos, cédulas de vinte Bolivianos, cédulas de cinquenta Bolivianos, a cédula de cem Bolivianos e a cédula de duzentos Bolivianos. Vale ressaltar que a moeda também é popularmente conhecida como Bolívar.
O Boliviano e a economia
O sistema nacional de produção continua baseado na indústria extrativa e na agricultura. A agricultura boliviana contribui para a formação do produto interno bruto apenas para 20%, mas ainda emprega quase metade da população ativa. O país ainda está longe da diversificação do aparato produtivo e do desenvolvimento de uma indústria de processamento de matérias-primas. A moeda da Bolívia é emitida pelo Banco Central do país Latino-Americano. São os preços das commodities exportadas que determinam a dinâmica positiva ou não da economia nacional. A indústria manufatureira é pouco desenvolvida, tanto que os principais itens de exportação continuam sendo precisamente os minerais e as commodities. De acordo com uma informações e estimativa do Banco Central da Bolívia, enquanto na América Latina ao longo de 2002 a atividade econômica sofreu uma grande recessão, na Bolívia tudo isso não aconteceu. Ainda que a economia do país e sua moeda estejam longe de alcançar uma estabilidade e ascensão consideráveis, neste período pode-se dizer que a economia cresceu notoriamente e a moeda da Bolívia atravessou ro diversas situações de incerteza no mercado, tanto nacional quanto internacional. Reformas geraram altos déficits públicos, ainda que a parceria comercial com o Chile tenha beneficiado bastante o país.