Para abrir uma posição, a maioria das pessoas sabem que existem alguns requisitos básicos, e um dos mais conhecidos é a margem inicial. Mas será que de fato você sabe o que é uma margem inicial? Caso você já saiba em que consiste uma margem inicial, já conheces a margem de manutenção? Elaboramos uma explicação complexa sobre cada uma dessas margens e suas principais características.
Definição de margem inicial
Os negócios que começam com margens iniciais disponibilizam uma exposição a um mercado, somente ao usar uma pequena parte do dinheiro que seria preciso. Esse é um dos motivos que fazem na margem inicial um ponto positivo na negociação. Para o vendedor também é uma garantia, de que ele irá receber o pagamento. Em uma definição de margem inicial, podemos dizer que é a mesma é um requisito necessário para que a abertura de uma posição seja possível, a depender dos requisitos da comissão da margem.
Exemplo de margem inicial nos CFDs
Um investidor que deseja investir $2000 ao comprar ações por intermédio de uma corretora tradicional. Ele terá que pagar todo ou valor, ou seja $2000 de uma só vez. Caso contrário não poderá concluir o investimento. Em razão dos CFD possuírem alavancagem, não é preciso um requerimento da margem inicial para ser possível iniciar as negociações. No caso da IG é necessário investir somente uma parte para que a posição possa ser aberta. As margens muitas das vezes são uma ótima ferramenta de segurança para quem está vendendo, e também uma boa oportunidade para quem está comprando, caso ainda não tenha o valor total do investimento, porém terá no futuro. De uma certa forma é um recursos positivo tanto para a partida, quanto para a contrapartida de uma negociação.
Margem inicial versus margem posterior (ou margem de manutenção)
Enquanto a margem inicial é um valor necessário para que seja possível abrir uma determinada posição, a margem posterior à inicial, também conhecida pelo nome de “margem de variação” ou “margem de manutenção” é o dinheiro adicionado depois que a posição já está aberta para manter tal posição, diante de variações ou caso o mercado se movimente contra si mesmo. Ambas, a margem inicial e a de manutenção, possuem papéis importantes na “vida” de uma posição. Sem a primeira não é possível que a mesma seja aberta, e sem a segunda, não é possível que a posição continue sendo mantida, após grandes movimentações no mercado.
O intuito da margem de manutenção é ser uma espécie de garantia de que o investidor possui o fundo necessário em sua conta para gastar em suas posições em aberto, em qualquer período que for preciso, arcando com os potenciais prejuízos. Afinal de contas, nunca se sabe exatamente,quando o mercado irá contra si mesmo, e por essa razão, é preciso está sempre atento e com os fundos em dias. Portanto a margem inicial necessária e a margem de manutenção, podem ser consideradas uma forma de segurança.