Entenda o que é um contrato CFD (Contract for difference)

CFDs contratos por diferença (Contract for difference), representam uma ferramenta cada vez mais difundida na negociação online: escolhendo comprar um CFD, na verdade, você investirá em um instrumento financeiro cujo preço depende de um ativo subjacente ou outro instrumento financeiros (como, por exemplo, ações, trocas de moeda, matérias-primas, etc.), que, no entanto, não são detidos, mas que são tomados exclusivamente como referência para o cálculo do valor subjacente. Com os instrumentos financeiros disponíveis on-line em corretores especializados, os contratos por diferença, também chamados de CFDs, permitem grande flexibilidade e agregam inúmeras vantagens, incluindo a possibilidade de tratar para cima e para baixo utilizando um efeito de alavancagem.

Um dos temas quentes da comunidade financeira nesse período é o interesse na forma de CFDs (contrato por diferença). A negociação com CFDs é usada para proteger os investidores contra declínios financeiros e, ao mesmo tempo, obter lucro.

Definição de contrato CFD

No mundo das finanças, é chamado CFD Contract for Difference, uma forma de contrato que liga um comprador a um vendedor. Em outras palavras, os contratos por diferença lhe permitirão obter um lucro (ou perda) determinado pelo valor de compra e venda do subjacente, exatamente como seria nos mercados regulamentados de bolsa de valores, mas sem todas as desvantagens derivadas da posse direta do título. O comprador pode assim registrar ganhos equivalentes à diferença entre o preço do ativo no momento da assinatura e seu preço no momento da venda. Assim, um CFD oferece uma alternativa simples à negociação de ativos financeiros.

Entenda o que é um contrato CFD (Contract for difference)Um CFD Contract For Difference (“Contrato por Diferença”) é geralmente entendido como um instrumento financeiro derivativo, que permite que você aproveite tanto as variações para cima quanto para baixo no preço de uma ação, um índice ou outro ativos financeiros sem, contudo, possuí-los. Quando a diferença entre o preço de chegada e o preço inicial é negativa, é o vendedor quem ganha a quantia assim obtida, enquanto o comprador a perde. Em resumo, as duas partes concordaram em trocar apenas o fluxo financeiro decorrente do diferencial entre os preços dos ativos no momento de abrir e fechar o contrato, sem que haja uma passagem do ativo subjacente.

Os CFDs (contratos por diferença) são instrumentos derivativos em que o comprador, contra pagamento de uma taxa de juros, recebe o retorno de um ativo financeiro subjacente (ativo), enquanto o vendedor do contrato, contra a cobrança de interesses, compromete-se a pagar o retorno do mesmo activo financeiro subjacente. Os Contratos CFDs fazem parte dos instrumentos financeiros derivativos que permitem tratar especulações para cima ou para baixo sobre a evolução da listagem de um ativo subjacente. Esse ativo pode ter diferentes formas, como moedas, uma ação, um índice ou até mesmo uma commodity. Os conceitos acima poderiam ser um pouco difíceis para todas aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de vivenciar ou ter algum tipo de experiência neste setor, porém sempre existe um começo, certo?

Como acontecem as transações com contratos CFD (Contract for Difference)

Mas então o que é um CFD (Contract for difference)? Um CFD é um contrato celebrado entre dois investidores que trocam valor pela diferença entre o valor de abertura e o valor de fechamento de um determinado ativo. Os CFDs podem permitir maximizar os retornos sem usar capital importante (aqueles que, em outras palavras, seriam necessários para usar diretamente a segurança de referência subjacente). Originalmente reservado apenas para profissionais de investimento, os CFDs tornaram-se acessíveis a todos e simplificados por corretores on-line que permitem a qualquer pessoa usá-los sem grande conhecimento de negociação. Desta forma, é possível comprometer apenas uma pequena porcentagem de seu capital investido, para ser usado com alavancagem financeira para poder também negociar grandes quantidades de títulos.

Como explicado acima, os contratos por diferença permitem especular para cima ou para baixo, dependendo se você está se colocando no mercado como comprador ou vendedor. Os CFDs permitem gerar lucro quando o mercado está em uma fase de tendência crescente e quando está em uma fase de tendência decrescente. Na primeira hipótese, será possível tomar posições compradas (buy), enquanto na segunda hipótese será suficiente tomar posições vendidas (sell). Os CFDs permitem negociar em muitos ativos subjacentes: de ações a commodities, de moedas a índices de ações, há muitas ferramentas que você pode escolher como ativos para restringir o retorno do CFD, o contrato por diferença.

As dez principais vantagens dos CFDs

Entre os benefícios dos CFds (Contract for difference) destacam-se as seguintes informações:

  1. Os benefícios que podem ser obtidos de um investimento em CFDs são realmente notáveis ​​e justificam o fato de que muitos comerciantes ao redor do mundo estão se aproximando com uma convicção crescente para um setor que pode fornecê-los satisfações financeiras importantes.
  2. Os CFDs também permitem especulações de taxas ascendentes e descendentes. No momento da assinatura do contrato, será necessário decidir a direção da tendência esperada sobre o índice ou capital escolhido, seja ele qual for.
  3. A venda de um CFD corresponde a uma especulação descendente do valor dos ativos, enquanto a compra de um CFD corresponde ao seu aumento.
  4. Mesmo nesse caso, os spreads variam de um ativo para outro, mas também diferem de acordo com a plataforma de negociação usada.
  5. Assim como o Forex, os CFDs oferecem várias ferramentas de negociação, como ordens de parada e limite, que permitem minimizar os riscos e fechar suas posições no melhor momento.
  6. Existe a  possibilidade de trair uma gama maior de capital. Não se trata de negociar aqui apenas em moedas, mas de acessar diretamente outros mercados financeiros e de ações.
  7. Os CFDs têm uma partida que corresponde à data e hora da assinatura do contrato e um fim que chamaremos aqui de “data do ex-cupom”. É graças a esta data de expiração que a soma correspondente ao ganho ou perda registrado é paga ou retirada.
  8. De fato, é o órgão intermediário que se encarrega de comprar ou vender posições reais no capital em questão. Uma vez que estes montantes de dividendos, não há risco de ter impostos específicos a serem pagos. Ao contrário de outros métodos de negociação, os montantes ganhos com CFDs vêm diretamente do corretor e os perdidos vão diretamente para o corretor.
  9. Apesar do facto de os contratos financeiros por diferença deverem passar por um intermediário, neste caso o corretor, que desempenha o papel de investidor em vez do utilizador, os custos incorridos neste tipo de contrato permanecem muito baixos e não apresentam um freio na capital.
  10. O que torna esse tipo de complexo de especulação são as próprias características dos CFDs, que são caracterizados por uma série de vantagens que, no entanto, exigem que as ferramentas certas sejam exploradas ao máximo.

Obrigações e funções operacionais importantes do CFD

Sobre o significado de CFD (Contrato por diferença), quando falamos de CFD, ou Contracts for Difference, falamos de uma ferramenta de negociação específica, caracterizada pelo fato de poder trocar o valor de um ativo sem, no entanto, possuir fisicamente o próprio ativo. Ao processar CFDs on-line, você deve levar em consideração as taxas cobradas pelo seu corretor, incluídas no spread, ou a diferença entre o melhor preço de compra e o melhor preço de venda. Mas também devemos levar em conta as despesas faturadas por alguns mediadores quando você mantém a posição de longo prazo, particularmente nos horários de fechamento dos mercados.

Como saber se você consegue lucrar com o CFD: Quando um valor no qual um CFD é subscrito aumenta, o ganho dependerá do comprimento da posição. Fala-se, portanto, de um instrumento derivativo, porque deriva seu valor de índices, matérias-primas, ações ou outros, em cujo valor uma série de operações de compra e venda são realizadas.  Ao fazer uma boa previsão, você é recompensado pelo intermediário a partir da diferença registrada pela taxa de capital e, no caso de uma perda, o valor equivalente dos pontos perdidos será pago a esse intermediário.

Mais especificamente, portanto, a negociação de CFDs é um acordo entre duas partes (comprador e vendedor) de acordo com o qual o preço final de um ativo é estimado considerando a diferença de preço entre o momento da assinatura do contrato e o momento em que o compra e venda. Se essa diferença for negativa, o vendedor lucrará com isso, enquanto, se for positivo, a negociação de contratos por diferença será em benefício do comprador.No entanto, em alguns casos, esse valor deve passar por várias transformações antes de chegar à conta. Ao contrário de outros métodos de negociação, às vezes será necessário ser paciente.

O que é o contrato por diferença em uma explicação objetiva

Mais especificamente, portanto,  o que é negociação através de CFDs? é um acordo entre duas partes (comprador e vendedor) de acordo com o qual o preço final de um ativo é estimado considerando a diferença de preço entre o momento da assinatura do contrato e o momento em que o compra e venda. A base da negociação de CFDs é a mudança no preço no final do contrato. Se essa diferença for negativa, o vendedor lucrará com isso, enquanto, se for positivo, a negociação de CFDs será em benefício do comprador. Como em qualquer tipo de negociação, mesmo no caso de Contratos por Diferença é necessário que o negociante contate um corretor que lhe permita operar com este instrumento específico.

Os comerciantes mais experientes que decidirem abordar a negociação de CFDs, portanto, terão que recorrer a um corretor que, como para qualquer outro tipo de atividade em Bolsas de Valores e Mercados, terá que ser reconhecido pelos órgãos competentes. Dependendo do preço final, de fato, as duas partes que desempenham o papel ativo no CFD poderão obter lucros ou perdas. Por outro lado, as mesmas ferramentas que podem ser consideradas vantagens podem se transformar em desvantagens, então é preciso estudar bastante antes de utilizar um contrato de diferença.

Por isso, é fundamental atentar para as tendências do mercado na definição de prazos e prazos, de forma a definir a melhor estratégia. Na negociação de CFDs, de fato, é possível ganhar tanto posições ascendentes quanto descendentes, de modo que a estratégia e a escolha dos ativos selecionados se tornem fundamentais.O comércio de contratos por diferença definitivamente não é um setor para amadores.

Das características fundamentais dos CFDs

Um CFD ou Contrato por Diferença (“Contrato por Diferença”) é geralmente entendido como um instrumento financeiro derivativo, que permite que você aproveite as variações ascendentes e descendentes no preço de uma ação, um índice ou outro ativos financeiros sem, contudo, possuí-los. Os CFDs são negociados em mercados não regulamentados e um cliente. Assim, um CFD oferece uma alternativa simples à negociação de ativos financeiros, uma vez que são contratos geralmente negociados em mercados não regulamentados (Over The Counter – OTC) entre um intermediário financeiro autorizado e um cliente.

Acontece que o comprador gera um lucro, enquanto o vendedor perde se o preço do subjacente avança no período desde a abertura da posição até o fechamento.

Ambas as partes concordam com a diferença entre o preço de uma posição de abertura e um preço de fechamento. Assim, podemos entender o lucro como a mudança de preço ao longo do período considerado. Pelo contrário, o vendedor gera um lucro e o comprador perde se o preço do subjacente diminuir durante o período considerado. Vale ressaltar que os CFDs são contratos complexos e que devem ser analisados com cautela, antes de serem firmados. Com essas características, também está claro que os contratos por diferença podem abrir cenários de lucro interessantes, tanto no caso de um aumento nos preços do ativo subjacente, quanto no caso de uma redução no mesmo.

Portanto, você pode optar por aumentar ou diminuir o preço do ativo (por exemplo, um par de moedas) com a mesma facilidade: será suficiente para comprar o CFD (indo “longo”) ou vendê-lo curto (indo “curto”). A negociação de um CFD é muito simples e, usando uma conta de demonstração comercial comum, você perceberá imediatamente como é fácil tentar comprar ou vender um.