Os indicadores da situação económica dos países tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, e isso se dá não somente em razão de sua popularidade, mas principalmente em razão da necessidade de conhecer os resultados econômicos de uma nação de uma forma mais precisa. Afinal, como é possível solucionar um problema, se saber exatamente qual é a sua causa, ou quais fatores desencadeiam tal desequilíbrio na economia ou no setor financeiro como um todo. É neste contexto que o ISM Manufacturing Index trabalha. Ele é um ótimo indicador da atividade economia dos estados Unidos.
Muitas pessoas se perguntam, para que ficar a par da situação econômica de uma nação que não é a sua? A resposta é muito simples, pois o mundo globalizado é regido pelo capitalismo selvagem, quanto mais um país conhece sobre as economias a sua volta, mais ele conseguirá meios de adaptar-se e aprimorar sua própria economia. Além do mais, países como os Estados Unidos, a Inglaterra, China e outros, possuem um papel fundamental na economia global e tem poder de mudar os rumos da mesma, tanto para o bem ou negativamente.
O que é ISM Manufacturing Index
O ISM Manufacturing Index é um indicador observado por várias organizações ao redor do mundo, e indica a situação da atividade econômica atual dos Estados Unidos. Alguns investidores chamam o ISM de “Índice do gerente de compras”, em razão deste possuir seu índice próprio. O índice ISM se fundamente em uma pesquisa movida pelos gerente de compras que atuam em mais de trezentas companhias de manufatura. Através do mesmo é possível monitorar a alterações nos níveis de produção mensalmente.
O ISM Manufacturing Index não é observado somente pelos investidores e as companhias Norte-americanas, seus apontamentos são acompanhados por investidores de todo o mundo. Afinal de contas, tudo o que ocorre dentro da economia dos Estados Unidos, tem o poder de influenciar diretamente ou indiretamente o resto da economia global. Por esse motivo os negociantes ficam sempre atento aos seus resultados e análises. O índice divulgado pelo Institute of Supply Management aponta dados econômicas como por exemplo: emprego e novos pedidos, para auxiliar os investidores a compreender melhor as condições econômicas gerais.
Conhecendo um pouco mais sobre o índice ISM
O índice PMI foi calculado e publicado pela primeira vez em 1948 pelo ISM, uma associação profissional que não tem fins lucrativos. Ele é um índice que analisa de forma igual às novas solicitações, a produção, as entregas feitas pelos fornecedores, o trabalho e os estoques. Tudo é configurado conforme o período. O anúncio mensal do ISM Manufacturing Index pode gerar impacto na confiança do investidor e do negócio. Ele é muito observado e é considerado um dos índices de maior relevância para o setor. Pois é índice é uma pesquisa de gerentes de compras e administração de suprimentos que estão a frente de seu tempo, com inovações nas cadeias de suprimentos de suas companhias.
Um pouco da história do Institute for Supply Management (ISM)
Conforme informa o próprio site da entidade internacional “O Institute for Supply Management é a primeira e maior organização profissional de gerenciamento de suprimentos sem fins lucrativos do mundo. Fundada em 1915, a ISM tem mais de 50.000 membros localizados em 100 países.”
“A pesquisa do ISM impacta a economia global. O ISM Manufacturing Report On Business é um dos indicadores econômicos mais confiáveis disponíveis. Seu indicador é publicado todos os meses desde 1931. O relatório inclui o Purchasing Managers Index (PMI), desenvolvido em 1982 com o Departamento de Comércio dos EUA, que mede novos pedidos, produção, emprego e entregas de fornecedores. O ISM Non-Manufacturing Report On Business começou suas atividades em 1998.”
O instituto Norte-americano, com filiais em todo o mundo já possui mais de um século de atividades e é uma grande referência em gestão de suprimentos e a profissão de compra através da educação, da certificação ISM, do desenvolvimento de liderança e pesquisa em seu setor. Seu sistema de treinamento em 2008 atingiu mais de sessenta mil profissionais, que foram beneficiados com seus ensinamentos práticos e teóricos. Milhares de pessoas receberam as cobiçadas designação de Profissional Certificado em Gestão de Suprimentos e do Profissional Certificado em Diversidade de Fornecedores. Esse histórico é um resumo para responder a pergunta, “O que é o ISM Manufacturing Index”.
Como o ISM Manufacturing Index funciona
Os índices de Gestores de Compras estão entre os indicadores macroeconômicos mais seguidos por economistas, administradores e traders e, portanto, são capazes de gerar sinais positivos nos mercados financeiros quando são publicados. O ISM é sem sombra de dúvida um dos principais indicadores macroeconômicos seguidos por economistas, gerentes e traders. Seu valor é expresso em porcentagem. Em geral, um valor abaixo de 50% indica uma contração no setor, enquanto um valor maior que 50% indica uma expansão
Os índices de Gestores de Compras estão entre os indicadores macroeconômicos mais seguidos por economistas, administradores e traders e, portanto, são capazes de gerar sinais positivos nos mercados financeiros quando são publicados. O ISM é sem sombra de dúvida um dos principais indicadores macroeconômicos seguidos por economistas, gerentes e traders. O índice PMI extrai as respostas em cinco elementos do Relatório (novos pedidos, produção, emprego, entregas de fornecedores, estoques) e atribui pesos específicos, de modo a resultar em um indicador que tenha no valor 50 o limite entre a melhoria (acima de 50) e deterioração (abaixo de 50) nas condições do setor industrial.
Gerentes de Compras, por intermédio do Departamento de Compras são disponibilizados através do processamento de respostas. Se for necessário para o operador dedicar ao controle não só as operações comerciais, mas também a situação do mercado e a qualidade dos bens, se o fornecimento e o mercado final da venda. A indicação da origem da pessoa responsável por estes é particularmente importante no caso do papagaio, pois é necessário o esquecimento das matérias-primas, produtos semi-acabados e em geral.