ISM não-manufatureiro: atividade não industrial dos EUA

Os preços na área Não-Manufatureira do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) do Estados Unidos, popularmente conhecido como “ISM não-manufatureiro Estados Unidos” (ISM United States Non-Manufacturing Prices Paid) trata-se de um dos apontadores mais relevantes do Instituto de Gestão de suprimentos Norte-Americano. Através do mesmo é possível realizar o cálculo do índice de atividades dos gerentes que operam no setor não-manufatureiro, e neste caso estamos falando especificamente dos gerentes de compras deste setor. Mas por que o índice de Atividade Não-Industrial dos Estados Unidos é tão importante? Porque reflete as mudanças que acontecem nos preços pagos pelas companhias a seus respectivos fornecedores, para que os produtos ou serviços possam ser produzidos.

A seguir conheceremos um pouco mais sobre a atividade não manufatureira da terra do “tio Sam”.

A atividade não industrial dos Estados Unidos

A atividade manufatureira dos Estados Unidos permaneceu inalterada em abril. De fato, a estimativa rápida do índice PMI elaborado pela Markit indica um nível de 52,4 pontos em março desde ano. O índice ISM não manufatureiro também conhecido como serviços ISM  é processado mensalmente pelo Institute for Supply Management. O banco de dados é baseado em centenas de entrevistas dirigidas a gerentes de compras de empresas pertencentes aos setores não manufatureiros da economia dos Estados Unidos da América. O índice é, portanto, confirmado acima do limiar fundamental de cinquenta pontos, o que denota uma expansão do setor manufatureiro.

ISM não-manufatureiro: atividade não industrial dos EUA

A entrevista pediu para avaliar a empresa em diferentes indicadores em relação ao mês anterior. O índice mais importante é o da atividade econômica geral. Embora o país seja o maior gigante capitalista, a atividade Não-Industrial dos Estados Unidos ainda tem muito peso em sua economia. De acordo com dados oficiais da entidade que realiza o índice, o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) anunciou que em janeiro a atividade não-industrial nos Estados Unidos se expandiu para o mês consecutivo número 108, com um valor de índice de 56,7%.

Como o índice é calculado

Todas as informações para que o índice possa ser medido são coletadas todos os meses por intermédio de levantamentos de dados realizados com os gerentes de compras que juntos são o reflexo de dezessete áreas da indústria de serviços dos Estados Unidos. A Atividade Não-Industrial dos Estados Unidos passa diretamente por estes gestores. Os mesmos tem que respondem a uma série de questões voltadas para os preços, como por exemplo, se os valores têm diminuído, aumentado ou se mantido. Portanto trata-se de um medidor das variações dos valores dos bens de consumo e serviços. E especificamente os bens de consumo e serviços que são essenciais para que a produção deste gestores possa ocorrer.

Uma informação relevante é que os dados são sempre em relação ao mês que antecedeu e costumam ser processados através do índice difuso. Para ter uma idéia o seu peso engloba cerca de vinte e cinco por cento do PMI. O fato dos dados serem coletados todos os meses faz deste índice um recurso de pesquisa  e base de dados ainda mais confiável e atualizado, já que é possível obter informações que são completamente atuais. Portanto o ISM Non-Manufacturing Prices é uma excelente ferramenta para aqueles que querem compreender como andam as mudanças nos preços do setor não industrial dos Estados Unidos. Não é a toa que o índice é mundialmente conhecido e utilizado tanto por economistas quanto por investidores.

Informações importantes que podem ser obtidas a partir do ISM não manufatureiro dos Estados Unidos

  1. Nível da inflação: Através do índice é possível, por exemplo, identificar um aumento ou diminuição da inflação, já que o mesmo monitora as variações que ocorrem nos preços que os contratantes tem que pagar pelos produtos e serviços que são necessários para que seu produto final seja produzido. Portanto o Índice de Atividade Não-Industrial do Institute of Supply Management (ISM) é um recurso confiável para entender os níveis de inflação do país.
  2. Um adendo que precisamos fazer é que o  índice não recebe influência da cotação do dólar Norte-americano, e por esta razão deve ser compreendido como parte do apontador de atividades dos gestores de compras.
  3. Mas outros dois pontos podem dar sinais importantes sobre as condições da economia: a dos preços pagos e a do emprego. Tanto por um fato importante, ou seja, que os setores não-manufatureiros incluem uma grande parte da economia. 60% dos preços considerados no cálculo do índice de preços ao consumidor dizem respeito a serviços, e 80% dos empregados estão nos setores não manufatureiros.