Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal, PCE

O Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (Índice de Preços PCE) é um indicador de origem Norte-americana, cujo nome original no inglês é PCE, Price Index Annual. Esta ferramenta aponta a variação nos preços de uma cesta de bens de consumo e serviços, e neste caso dos indivíduos que moram nos Estados Unidos. Os relatórios são realizados anualmente e para chegar a uma conclusão plausível, o resultado do último ano é sempre comparado ao resultado referente ao ano anterior. Em alguns países o nome deste índice é “Índice de Preços do PIB

O que é considerado no relatório do índice PCE

As despesas essenciais para a sobrevivência são os aspectos considerados no relatório Norte-americano. E neste caso tanto os bens de consumo duráveis e os não duráveis são contados, além dos serviços. O Índice de Preços PCE é uma ferramenta extremamente útil, e trás uma luz com relação às despesas das pessoas residentes dos Estados Unidos. Para se ter uma idéia, o índice é utilizado inclusive na avaliação sobre a inflação anual.  Pois quando a inflação está alta, as pessoas tendem a consumir menos, já que o valor do dinheiro diminui, ou seja, a população passa a ter menos poder aquisitivo.

Como interpretar o PCE

Sempre que os resultados forem altos, o dólar terá mais chances de subir de preço, portanto, podemos concluir que o crescimento significativo dos números referentes aos componentes do índice de preços pce simbolizam uma valorização da moeda oficial Norte-americana, que já serve como moeda base para todo o mundo. Os primeiros sinais de desaceleração nos Estados Unidos, a debilidade da Europa e a aparente dificuldade em manter um nível mínimo de inflação no plano econômico, reacenderam os temores dos Bancos centrais, por essa razão o índice tem uma função tão importante, ele ajuda a identificar o nível das despesas e dos preços.

Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal, PCE

Mesmo com a crise mundial, dados históricos do pce do índice de preços apontam uma economia Norte-americana reagente, mesmo que minimamente. Os estímulos fiscais na China, a estabilização das economias européias, bem como a modesta desaceleração nos Estados Unidos, devem contribuir para a recuperação cíclica da economia global, fatos que são muito positivos, para que a harmonia econômica estabeleça-se gradualmente. Neste contexto o índice de ações de preço é um recurso excelente para que informações relevantes possam ser adquiridas.