A economia que um dia já foi considerada uma ciência exata, hoje já é definida como uma ciência social. Ela é o estudo responsável pela análise da produção, oferta e procura dos produtos e serviços. A área da economia costuma ser categorizada em dois tipos, a macro economia e a microeconomia. Precisamos compreender que a macroeconomia está relacionada ao estado e suas políticas econômicas, enquanto que a microeconomia está diretamente ligada às pessoas físicas, seja as que trabalham nas empresas, que realizam investimentos e etc. Para auxiliar nos estudos e na análise economia, existem os indicadores econômicos.
O que é indicador econômico
O indicador da situação econômica é um tipo de recurso que possibilita uma análise ou medição da situação econômica de uma determinada atividade. Ele auxilia a prever o que pode acontecer no futuro, com base em informações e dados sobre uma variedade de fatores, tais como o nível da inflação, a taxa de juros, o poder de compra da população, se as empresas estão conseguindo arcar com os créditos que pegou emprestado com as instituições bancárias ou não, exportação, importação e muitos outros aspectos importantes, que englobam o mercado comercial e o universo das finanças de um país.
Se você possui interesse em economia ou o setor financeiro no geral, talvez já tenha se perguntado: O que é indicador econômico? Um indicador econômico fornece estatísticas referentes a dados e informações econômicas vindas dos países, e com base em notícias oficiais disponibilizadas pelos governos, entidades e profissionais que atuam na área financeira/econômica.
Existe uma grande variedade de indicadores no mercado, cada qual com seus aspectos e características, de acordo com o público alvo e o setor em que possui interesse. Por essa razão, abaixo selecionamos os indicadores mais relevantes e que costumam ser mais utilizados, com uma explicação objetiva de cada um deles.
Tipos de indicador econômico
Os indicadores econômicos nos mostram a real situação econômica de uma nação. Através deles é possível identificar possíveis tendências de padrões, e prever o que poderá ocorrer no futura na economia de um determinado país. O PIB (Produto interno bruto) por exemplo é um tipo de indicador econômico, e um dos mais populares, que até mesmo uma pessoa leiga, em algum momento, já deve ter lido a respeito, ou escutado falar sobre o mesmo.
Quando mais informações o governo de um país possuir a respeito das estatísticas e das análises realizadas pelos seus indicadores econômicos, maior será seu conhecimento da realidade, fazendo assim, com que o governo e as entidades oficiais do país possam desenvolver políticas monetárias, e medidas direcionadas ao mercado comercial e a economia como um todo, visando melhorar a situação do país, colocá-la na direção certa e corrigir possíveis erros, que poderão trazer maiores problemas no futuro. Também é possível encontrar indicadores econômicos que apontam o estado de saúde de uma determinado empresa, setor ou empreendimento.
O indicadores podem realizar comparações entre o período atual de atividade de uma empresa, e seus períodos anteriores. isso ajuda na identificação de padrões de resultados e ações, que poderão ser corrigidos ou aperfeiçoados. O indicadores também são muito recomendados para compreender melhor os ciclos econômicos que um país atravessa.
A seguir listamos as principais áreas e exemplos de indicadores econômicos relevantes, que podem montar um espelho do quadro atual em que a nação se encontra:
Indicadores de preço
Nos indicadores de preço é possível encontrar os índices divulgados pelo IBGE, como por exemplo o IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo), e o INPC (Índice nacional de preços ao consumidor), sendo que o primeiro corresponda ao índice oficial que mede a inflação,e avalia as rendas familiares de de 1 a 40 salários mínimos, e o segundo somente de uma cinco salários mínimos. Os dados costumam ser checados a partir do primeiro dia do mês até o último dia do mês.
Já os índices da FGV (Fundação Getúlio Vargas) são:
- O IGP (Índice geral dos preços), que engloba o IPA (índice de preço ao produtor amplo), o IPC (índice de preço ao consumidor), e o INCC (Índice nacional de construção civil), sendo que o primeiro corresponde a 60% da análise, o segundo a 30% e o terceiro a somente 10%.
- O IPA refere-se a variação nos preços das mercadorias agrícolas e industrializadas antes de chegar ao consumidor final. Já o ICP está relacionado a lista de ítens que são mais consumidos com frequência pela população, especificamente as família que recebem de um a trinta e três salários mínimos. Enquanto que o INCC corresponde ao custo para adquirir uma construção residencial, ou seja, uma moradia.
Indicadores de emprego
Esse tipo de indicador econômico, como é o caso do PME (Índice mensal de emprego), costuma ser mensal e analisa a mão de obra e o que a mesma recebe por seus trabalhos prestados. Ele também aponta a taxa de desemprego atual, e precisa seguir os moldes da Organização internacional do trabalho, para que assim fique mais fácil comparar os índices de um país com os demais países ao redor do mundo. Através desse tipo de índice também é possível identificar a quantidade de oportunidades de emprego que foram abertos e encerradas no decorrer do período de um mês.
Indicadores de venda
São baseados na pesquisa mensal que o comércio, em especial, o varejista realiza. Eles são de extrema importância para acompanhar o andamento desse setor, além de disponibilizar informações para o PIB, e realizar previsões sobre as futuras movimentações dessa área, tão essencial para saúde da economia de qualquer país. Muitas companhias possuem uma espécie de venda, nomeada de “sazonal” que nada mais é, quando a empresa vende mais em determinados períodos, e apresenta queda em suas vendas em outros períodos. Esses indicadores auxiliam essas empresas a administrar seus fluxos, e criar planos estratégicos para os ciclos em que possui um nível mais elevado de vendas.
Indicadores do Produto interno bruto (PIB)
Esse tipo de indicador econômico é considerado por muitos especialistas, um dos mais importantes, se não for de fato o mais relevante entre os outros. Ele mede a quantidade total de bens e serviços que foram produzidos por uma nação em um certo tempo. Ele é extremamente complexo, pois aborda e analisa diversos fatores, e por essa razão, costuma apresentar uma demora na hora de divulgar seus resultados oficialmente, já que não é tão simples como a maioria dos demais. podemos dizer de uma forma mais resumida que ele aponta a quantidade de riqueza que uma nação possui e seu desenvolvimento econômico.
Indicadores de balança de pagamentos
Esse índice representa o saldo em “conta” que o país possui em comparação aos outros países do mundo. Todos os pagamentos efetuados e recebidos do exterior são calculados, das as movimentações no setor de exportação e importação, e também as transferências de capital realizadas na esfera internacional. Esse índice costuma ser dividido em conta corrente e conta de capital financeiro.