As políticas econômicas que são aplicadas em nosso país e em países poderosos, sempre afetam nosso dia a dia. Talvez você já tenha se deparado com os termos “Dovish” e “Hawkish”, e esteja se perguntando o que eles significam, se possuem algum tipo de relação e qual é a diferença entre ambos. Toda a produção, comercialização e o acesso que temos a bens de consumo e serviços, passam pelas políticas econômica, que são decisões realizadas pelo setor público, isto é, governamental, que visam impactar tudo o que compõe o quadro econômico de uma nação.
E para compreender melhor esse contexto, hoje nós iremos abordar o que é Hawkish, qual é a sua função como um legítimo tipo de formulador de política econômica, e em quais esferas ele costuma atuar.
Definição de Hawkish
O “termo hawkish” or “Hawk” é utilizado para nomear uma posição mais rígida ou firme. É um orientador ou formulador de políticas econômicas e está relacionado aos bancos centrais, pois aponta os pontos mais importantes que regem as escolhas das taxas de juros. Costuma favorecer e dar prioridade e taxas de juros mais altas, pois tem como objetivo mais essencial o equilíbrio do nível inflacionário. O formulador Hawkish vai sempre escolher políticas econômicas mais restritas, pois seu foco não é necessariamente um desenvolvimento ou crescimento econômico, é o controle da inflação.
Em uma definição de Hawkish, podemos dizer que sua conduta costuma ser voltada para a filosofia liberal, onde os juros altos podem sim ser uma maneira de manter o equilíbrio dos valores dos bens de consumo e serviços que são oferecidos no mercado, independente se tais taxas tão elevadas podem resultar em mais pessoas sem emprego dentro da sociedade. Nesse tipo de visão o social não é necessariamente uma preocupação, e a prioridade passa, antes de mais nada, por um controle da inflação, “custe o que custar”. Políticas restritivas no contexto Hawkish não são vistas como algo negativo, ao contrário, são uma das formas mais rápidas e ágeis de controlar a inflação e manter os preços em estabilidade.
Características de uma política econômica ou monetária Hawkish
Além da doutrina voltada mais para o pensamento liberal, onde não importa o que deverá ser sacrificado para que exista uma estabilidade nos preços vigentes no mercado, o ponto de vista Hawkish não costuma fomentar o crédito, pois como as taxas de juros serão muito altas, as pessoas não terão nenhum interesse em solicitar crédito emprestado. O consumo também não crescerá, já que sem crédito,a população terá menos acesso a capital para comprar bens de consumo ou contratar serviços oferecidos no mercado. Então podemos dizer que uma das características da conduta hawkish é que a mesma não estimula a contratação de crédito ou outros empréstimos fornecidos pelas instituições bancárias do país em questão.
As expressões “Hawkish” e “Dovish” e os animais em economia
Você já leu algum artigo ou escutou alguma notícia no jornal diário mencionando que o Banco Central está mais “hawkish” ou o fala está mais “Dovish”? Os termos Hawkish e Dovish tem sido cada vez mais utilizados para descrever as posturas adotadas pelos formadores de políticas econômicas em relação às taxas de juros, ao desenvolvimento econômico e principalmente a inflação. Quando existe crescimento econômico, existe também uma diminuição nas taxas de desemprego e o aumento da inflação em razão do excesso de consumo.
Uma maneira de controlar a inflação, é através do aumento das taxas de juros, medida que torna o acesso ao crédito muito mais limitado por parte da população, em razão de seu alto custo, e isso consequentemente também gera uma desmotivação no setor de investimentos. Como os juros altos, a falta de acessibilidade em relação ao crédito e a diminuição de investimentos no país, é natural que ocorra uma queda nas atividades comerciais e na produção de bens de consumo e serviços. E em razão desses fatores, a desemprego cresce.
O termo “hawkish” ou falcão é utilizado para descrever uma atitude mais rígida contra a inflação. Isto é, elevar as taxas de juros, mesmo que isso gere um aumento do desemprego e diminuição do acesso à renda por parte da população. Essa medida tem como objetivo principal o controle da alta dos preços no mercado. O oposto do termo “Hawkish” é “Dovish” , que significa pombo, e é utilizado para denominar uma conduta que tolera mais a inflação, mesmo que sua taxa não esteja como o desejado.
Pois a filosofia ou ponto de vista Dovish dá preferência pela manutenção da staxas de juros mais baixas, fazendo com que o crescimento seja fomentado e consequentemente as taxas de emprego aumentem, ou pelo menos se mantenham como antes. Então, recapitulando, podemos dizer que o significado de Hawkish é “falcão” e de Dovish é “pomba” em uma tradução do inglês para o português.
Exemplo de uma posição Hawkish
Se o FED (Federal Reserve dos estados Unidos) utiliza um tom mais rígido, isto é, uma linguagem “hawkish” para atacar a inflação. Esse exemplo não é nenhuma novidade, já que o FEd é conhecido por muitas vezes utilizar políticas mais firmes contra a inflação, não importando as consequências sociais que essas políticas podem trazer (como o desemprego, a falta de crédito no mercado e etc…). Uma política de tom Hawkish é o oposto de uma política mais Dovish, isto é, mais leve, que não acredita que os fins justificam os meios.
Quando o Federal reserve, decide aumentar as taxas de juros, ou diminuir a quantidade de moeda circulando no mercado, com o foco na diminuição do nível de inflação, ele está implementando uma política monetária de cunho Hawkish. Hawkish em economia é toda conduta de tom mais “agressivo” na luta contra a inflação.
Por que uma política econômica de estilo Hawkish as vezes é necessária?
Imagina um mercado econômico onde todos os consumidores têm fácil acesso a crédito e podem comprar bens de consumo e serviços como se possuíssem um poder aquisitivo, ou seja, uma renda muito alta. O que vai acontecer nessa situação? O mercado passará a ter mais procura do que oferta, e os comerciantes verão neste contexto uma oportunidade de aumentar os preços e lucrar ainda mais.
Outro ponto importante, quanto mais uma empresa vende, mais ela deverá produzir para atender a demanda, e consequentemente terá que contratar mais funcionários para manter seu setor operacional em pleno funcionamento, para assim atender as necessidades geradas pela procura de seus bens de consumo e serviços. Como a quantidade de oferta de emprego aumenta, diminui a quantidade de profissionais qualificados no mercado, fazendo com que os salários se tornem mais altos, em razão da valorização de tais profissionais no mercado de trabalho.
E o salário mais alto dos profissionais também afetará o custo dos bens de consumo e serviços que serão produzidos, assim como o aumentos de todos os outros gastos operacionais e de produção da empresa. Quando existem um aumento generalizado dos preços no mercado, surge a inflação, isto é, as taxas de inflação se tornam cada vez mais elevadas. E quando existe uma inflação muito alta é muito complicado para os investidores e comerciantes traçarem um plano a longo prazo acerca de suas produções. Note que tudo o que abordamos anteriormente é como uma espécie de ciclo, onde um fator vai gerando consequências que resultam em uma economia completamente desestabilizada.
É neste contexto que uma política Hawkish de economia pode entrar, com o objetivo de controlar urgentemente a inflação, mesmo que esse controle seja através das altas taxas de juros e resulte e m uma queda na quantidade de empregos disponíveis no mercado. Observe também, que em casos mais extremos fica praticamente impossível alcançar o controle da inflação, e hiperinflação, somente com uma medida de estilo Dovish, já que para que o quadro seja mudado, é necessário uma política mais extrema, firme.