Você sabe o que é a taxa anual ajustada sazonalmente? O setor econômico financeiro, não importa se estamos falando sobre empresas ou um país como um todo, é repleto de taxas que referem-se a determinados dados e acabam por fornecer informações bastante relevantes para que possamos compreender o quadro econômico de uma sociedade u mercado. Graças a indicadores e índices que hoje é possível chegarmos a conclusões baseadas em informações fornecidas pelos mesmos, e que costumam ser confiáveis, já que oferecem estimativas com base na realidade, e que na maioria das vezes serve como uma espécie de termômetro na situação econômica vigente. Investidores por exemplo, que desejam ter uma noção da situação de vendas de uma determinada empresa que atua em um setor específico, pode utilizar a taxa anual de venda ajustada sazonalmente e ficar a par do estado da companhia em questão.
Para conhecermos mais sobre a taxa anual ajustada sazonalmente elaboramos a explicação a seguir:
Definição de taxa anual ajustada sazonalmente
O ajuste sazonal é um método estatístico projetado para identificar e remover as flutuações sazonais de uma série histórica, que impedem a compreensão correta da evolução dos fenômenos considerados. Muito utilizado pelos investidores que desejam ter uma compreensão mais exata, sem que as movimentações sazonais atrapalhem os cálculos, digamos assim. Antes de explicarmos a taxa anual ajustada sazonalmente, precisamos saber o que são tais dados referentes a mesma. Dados dessazonalizados referem-se a dados purificados, usando técnicas estatísticas específicas, de flutuações atribuíveis ao componente sazonal (devido a fatores meteorológicos, consuetudinários e legislativos, etc.) e, se significativo, de efeitos de calendário.
Na definição da taxa anual ajustada sazonalmente, temos os exemplos de séries que apresentam sazonalidade são a taxa de desemprego, fortemente influenciada pela sazonalidade de algumas obras, ou o índice de produção industrial, cuja série “áspera” mostra uma queda acentuada nos meses de verão devido ao fechamento de muitas fábricas ou empresas. Muitos procedimentos baseiam-se num tratamento preliminar dos dados, com os quais é realizado, e a correção da influência de um número diferente de dias úteis nos períodos considerados, ou da presença de determinados feriados ou outros eventos anômalos que possam ter contribuído para a sazonalidade.
Principais características da taxa anual de venda ajustada sazonalmente
Uma é baseada na aplicação de filtros lineares consistindo de médias móveis de diferentes comprimentos, enquanto a outra parte da hipótese de um modelo paramétrico específico para a série temporal. Uma vez que o componente correspondente à sazonalidade é eliminado da série, se o setor for automotivo, por exemplo, a série ajustada sazonalmente é obtida. A remoção da sazonalidade facilita a interpretação e o isolamento dos outros componentes. Em uma explicação mais objetiva sobre o que a taxa anual ajustada sazonalmente, podemos dizer que:
- É um tipo de ajuste de tarifa;
- Costuma ser utilizado para fins de informação econômica ou de empresas, através de valores numéricos de vendas ou de empregos;
- Ela procura retirar as mudanças que ocorrem sazonalmente nte de suas informações.
- Boa parte das informações fornecidas pela taxa anual ajustada sazonalmente são impactadas pelo período anual, e tal ajuste destinado a sazonalidade quer dizer que é possível realizar comparações exatas entre as épocas distintas abordadas.
Exemplo
Um caso exemplar: o setor de cafés está com uma tendência de sazonalidade, o que isso significa? Isto quer dizer que eles estão vendendo uma quantidade muito maior de café em um determinado período, que no caso é o inverso, por se tratar de uma bebida quente. Enquanto que embora as pessoas continuem bebendo o café no verão, outras bebidas também ganham destaque no mercado (exemplo meramente hipotético), como são os casos dos açaís, dos sucos naturais, mate gelados e etc. Portanto, fazendo o uso das taxas de venda sazonal as vendas que ocorre no inverso podem ser comparadas às que acontecem no verão, para que uma conclusão exata seja alcançada.
A importância deste recurso
Esta transformação de dados é a mais adequada para capturar a evolução cíclica de um indicador, como por exemplo os índices de produção industrial. Através da taxa anual ajustada sazonalmente é possível traçarmos uma comparação entre período diferentes, onde um consequentemente costuma vender mais do que o outro, a depender do setor e atuação de uma determinada empresa. Além do mais, munidos das informações que a taxa fornece é possível traçar planos e estratégias a fim de melhorar os rendimentos em períodos em que a venda é menor, como por exemplo a chamada “baixa temporada” onde um estabelecimento costuma vender menos por razões diversos.
A chamada “baixa temporada (período em que as cidades ficam mais vazias, recebe menos turistas e consequentemente o seu comerciais vende menos do que ocorre na alta temporada) pode levar um empresário a falência se o mesmo não souber como reverter a situação através de uma estratégia, seja uma que fomente uma venda maior em períodos sazonais a fim de conseguir lucrar o suficiente para arcar com os gastos a baixa temporada e “continuar de pé” ou através de outras estratégias ainda mais elaboradas e complexas que estudem o mercado, o setor e busque vias mais técnicas de resultados. Portanto, podemos dizer que, a taxa anual ajustada sazonalmente explicada é uma excelente ferramenta para ter acesso a dados sazonais através de comparação entre os períodos distintos.
Como calcular a taxa anual ajustada sazonalmente
Cada país costuma realizar um tipo de cálculo diferente, a depender do setor em que a empresa atual e etc. No entanto a base do cálculo costuma ser semelhante, a seguir veremos um exemplo:
Na decomposição de uma série histórica, é comum considerar 4 componentes distintos: a tendência (Tt), que destaca a tendência de longo prazo; um componente cíclico (Ct), que descreve flutuações não periódicas geralmente ligadas ao ciclo econômico; um componente sazonal (St), que em vez disso descreve flutuações que são repetidas com uma regularidade constante ao longo do tempo e, finalmente, um último, idiossincrático (et), que descreve um termo de erro e representa o resíduo da série. O cálculo da taxa anual ajustada sazonalmente as vezes pode ser um pouco longo, porém não é complicado. A ligação entre os componentes pode ser do tipo aditivo, T = a + Tt + Ct + St + et. No último caso, uma ligação aditiva é obtida após a aplicação de uma transformação logarítmica à equação.
A sigla da taxa é SAAR, e suas informações costumam ser fornecidas pelo Departamento de Comércio dos EUA e pelo Bureau of Economic Analysis, com base em dados históricos de vendas, portanto, essas instituições são as mais “confiáveis” a nível internacional, para obter dados. A utilização da taxa anual de venda ajustada sazonalmente leva em consideração as tendências sazonais e realiza comparações, como mencionamos anteriormente.