Taxa de retorno em finanças: Saiba o que é e como medir

Se você quer saber o que é taxa de retorno, está no lugar certo. A taxa de retorno, também chamada de taxa interna de retorno (TIR). Tal taxa trata-se de um método ed análise e investimento e aponta qual é o possível ganho (retorno) de um determinado investimento ou outro tipo de negócio. Baseia-se no valor investidor e o desconto que deve ter um fluxo de caixa. A TIR é definida como a taxa de desconto específica para a qual o VPL de um projeto é igual a zero e expressa a taxa real de retorno do projeto. É usada para a avaliação de ativos financeiros e reais.

A Taxa Interna de Retorno (TIR) ​​é uma medida da rentabilidade de um projeto de investimento ou, em geral, de qualquer atividade econômica que permita identificar a taxa efetiva de retorno e, com base nisso, tomar decisões informadas sobre a oportunidade de pegar o projeto ou não.

Principais características da TIR

A taxa interna de retorno é igual ao valor atual das saídas de caixa esperadas para o valor presente dos fluxos de caixa recebidos esperados. É o que torna o valor presente líquido (ou Valor Presente Líquido, VPL) igual a 0. Se você deseja ser um investidor ou trader de sucesso, aprender sobre como calcular esta taxa pode ser muito útil para suas negociações. Ela é uma estratégia de análise bastante prática e fácil de ser calculada. O cálculo da taxa de retorno é usado para avaliar a conveniência ou não de um investimento: a taxa interna de retorno é comparada com uma taxa limite de retorno, chamada taxa de aceitação ou taxa de corte.

Taxa de retorno em finanças: Saiba o que é e como medir

Para obter informações sobre a forma de pagamento, se não houver o direito de investimento, que inclua moeda financeira, como os gráficos mostrados ao mesmo tempo e valor real realçado pelo projeto, não pode ser considerado em sentido absoluto, mas é um parâmetro de avaliação ou de operações. É conveniente fazer o investimento se a taxa interna de retorno for maior que a taxa de aceitação. O cálculo da TIR envolve o uso de um procedimento iterativo. A aplicabilidade do critério TIR é, no entanto, limitada a alguns casos particularmente simples, como o descrito no exemplo anterior, no qual, como pode ser visto, o investimento é feito em uma única solução no início do período de previsão e que segue todos os fluxos de caixa positivos.

Se formos descrever uma definição de taxa de retorno, podemos dizer que: é a taxa de desconto, que anula o valor atual de um investimento. É um indicador utilizado para avaliar a oportunidade de investir em ativos reais ou financeiros. Em outras palavras, a taxa interna de retorno é igual ao valor atual das saídas de caixa esperadas para o valor atual dos fluxos de caixa entrantes esperados. Em suma, é essa taxa que anula o valor presente líquido, Valor Presente Líquido, de um investimento. No entanto há vários casos em que a taxa de interna de retorno não é calculável (no sentido de que não há número real que satisfaça a equação) ou existem vários TIRs e, portanto, não é possível fazer uma avaliação inequívoca do investimento.