Você sabe o que é convergência? O termo convergência origina-se da expressão da língua Inglesa “catching-up”. A expressão é uma referência a tendência para o mesmo fim ou para o mesmo efeito. O termo assume significados específicos em diferentes disciplinas. A teoria da convergência econômica entre países desenvolvidos e em desenvolvimento é certamente uma das pedras angulares da abordagem econômica predominante. Em economia, o termo “convergência” é usado principalmente em teorias de crescimento econômico. Em essência, depois de um tempo, a finança de uma economia se torna apenas o suficiente para manter o capital por empregado atingido; mesmo que eventos externos modifiquem essa quantidade, ela tenderá novamente para o “antigo” ponto de equilíbrio.
O termo “convergência” pela ótica econômica
Em geral, temos convergência entre países é utilizado, quando os níveis do PIB per capita tendem ao longo do tempo a um nível comum que representa o equilíbrio do processo de crescimento. Originalmente proposto por Solow (1956) no contexto de modelos de crescimento exógeno, afirma que as economias relativamente mais pobres, com baixos coeficientes capital/mão-de-obra, com investimentos e economias iguais crescem mais rapidamente que as que são relativamente mais ricas. Existem vários tipos de convergência, porém o significado de convergência no contexto econômico é o que mencionamos acima.
Um exemplo bastante conhecido é a convergência em um dos modelos mais famosos de crescimento econômico: o modelo de Solow.É uma condição que a longo prazo é completada pela ação do progresso tecnológico, que é de fato um dado exógeno do modelo. Em uma definição de convergência podemos dizer que a convergência na modelagem econômica refere-se à obtenção de um ponto chamado “steady state”, no qual as variáveis (por exemplo, demanda e oferta) estão em equilibrar e não sofrer variações (claro, se não houver choques externos/exógenos).