A renda per capita é um termo muito utilizado em assuntos voltados para a economia, e muitos podem está se perguntando, mas afinal de contas, o que significa renda per capita?
Para se ter uma idéia, as Nações Unidas utilizam os dados de renda per capita das nações para classificá-las em nações desenvolvidas (onde todos os indicadores de desenvolvimento econômicos são positivos) ou subdesenvolvidas (em desenvolvimento, como alguns economistas preferem se referir). Mas o fato é que, é muito importante compreender o que esse termo que dizer e quais são seus fundamentos de análise. E justamente, pensando em contribuir com a sua aprendizagem, que nós decidimos explicar o que é renda per capita.
O que é renda per capita
A renda per capita é o Produto interno Bruto dividido pelo número de pessoas que vivem em uma determinada nação. Ela serve para medir como anda o desenvolvimento econômico e também, de uma certa forma, social de uma nação. Existem muitas críticas em relação a forma como a renda per capita é calculada, e há quem diga que sua fórmula não é completamente correta e não demonstrar de forma fiel a realidade.
Alguns produtos e serviços por exemplo, são medidos com pouca exatidão através do cálculo do produto interno Bruto. Afinal de contas, como é possível medir transações de mercadorias que são de fato, produzidas no país, porém não apresentam nenhum tipo de registro que fiscalize ou averigue suas negociações de compra e venda dentro do mercado regional. A economia informal por exemplo, não possui seus índices exatos apontados através do PIB, pois não existe nenhum registro ou regulação que mostra as informações de suas operações comerciais de uma maneira transparente.
Como calcular o valor da renda per capita de um país
A fórmula para se chegar ao resultado da renda per capita é muito simples, basta dividir o Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes do país. Um caso clássico é quando uma pessoa fez comida caseira e vende e vende. Como essa pessoa não possui um registro, alvará que regularize a situação d e seu negócio, a sua renda não vai entrar nos cálculos de estatística do PIB.
Enquanto que tudo o que um restaurante devidamente fiscalizado, com suas atividades regulares lucra é contabilizado do cálculo do PIB, pois se trata de uma atividade formalizada. Por essa razão os tipos de negócios informais são muito mais difíceis de mensurar, pois não possuem um registro nas entidades oficiais do governo, que são responsáveis por fiscalizar os setores.
Agora que nós já compreendemos um pouco sobre o que é renda per capita na economia de um país, vamos abordar ainda mais sobre a sua definição.
O contexto em torno da renda per capita
As Nações Unidas utilizam os seguintes termos para definir a situação econômica de um país: Renda média alta (países desenvolvidos) e renda média baixa (países subdesenvolvidos) e os países mais pobres. Nos países desenvolvidos as riquezas são distribuídas de uma forma menos desigual, pois boa parte da parcela da população possui uma renda que lhe garante viver de uma forma digna, arcando com todos os gastos necessários para viver.
Já os países subdesenvolvidos são marcados pela desigualdade, onde podemos dizer que poucas pessoas possuem um nível extremamente alto de riqueza, e poucos possuem nada ou muito pouco, ou seja, a maior parte da parcela da população não possui uma renda básica que dê para pagar suas necessidades mais básicas de subsistência.
A renda per capita pode ser considerada um medidor para a qualidade de vida?
Assim como a falta de precisão por parte do cálculo do Produto Interno Bruto, também existe uma ineficiência por parte da renda básica no que diz respeito a medir a qualidade de vida padrão de uma nação. O fato é que a renda básica não demonstrar adequadamente este dado, e abaixo demonstramos a seguinte situação:
- Uma forma de conseguir elevar o valor da renda básica é através do trabalho, então muitas pessoas trabalham muito e consequentemente conseguem atingir uma renda básica melhor. Porém, em função do grande volume de trabalho, os períodos de descanso e lazer tornam-se escassos. Então, através deste exemplo, podemos compreender que a pessoa que trabalhou muito pode até ter chegado a um bom nível de rendimento, porém não possui uma qualidade de vida saudável.
Então, se a renda per capital tão possui a capacidade de calcular o nível de qualidade de uma população, qual é a definição de renda per capita?
A renda per capital nada mais é do que: Um indicador médio de quanto as pessoas que moram em um determinado país possuem como renda mensalmente. Uma adendo importante é que a renda per capita não nos informa como a renda está dividida entre a população. Outro exemplo real para ilustrar esse contexto é o seguinte:
Renda per capita versus desigualdade social
Nos países subdesenvolvidos, por exemplo, como já mencionamos anteriormente, muitas pessoas ganham muito pouco, enquanto que existem pouquíssimas pessoas que possuem muita riqueza, e o valor da renda dessas pessoas ricas acabam por elevar o valor da renda per capita do país. Mas isto não significa que todos possuem a mesma condição financeira, ou a mesma renda per capita, na verdade, o que ocorre é justamente o contrário.
Então podemos dizer a um “grosso modo” que a renda per capita não possui a capacidade de medir a desigualdade social que existe em um país, e muito menos os níveis de qualidade de vida médios de uma população.
A importância do indicador de renda per capita
Mesmo que o indicador e o significado de renda per capita não seja o mais adequado para medir a qualidade de vida de uma população ou os seus níveis de desigualdade, ainda sim, ele possui um papel importante na economia. Através da renda per capita é possível medir o nível de desenvolvimento de um país. Boa parte das naçõe utilizam esse tipo de medidor, que serve como uma espécie de termômetro, que mede como anda o crescimento econômico de uma nação.