Conta discricionária: Entenda o que é e como funciona 

Você sabe o que é conta discricionária? Antes de falar sobre a mesma, precisamos mencionar o que são despesas discricionárias e gestão discricionária. Se você não conhece a fundo como o mercado financeiro funciona, essas opções podem ser bastante viáveis para ti. O termo “ato discricionário”, por exemplo, refere-se a uma prática onde existe a total liberdade, especialmente em relação a suas escolhas, seja através da decisão de um destino, conteúdo, e a chance de sua realização. Logicamente um ato discricionário não deve em momento algum causar nenhum tipo de prejuízo a terceiros ou a algum tipo de coletivo, já que este fato infringe e lei e portanto é ilegal. Para os investidores que atuam no segmento de atos e instituições existe a conta discricionária, visando sempre uma rentabilidade e gestão de ativos que propõem soluções lucrativas.

Através de uma conta discricionária é possível tornar viável a gestão de discricionária, que a seguir veremos a definição completa.

Definição de conta discricionária

o que é conta discricionáriaNo dicionário a palavra “discricionária” está diretamente ligada a aquilo que depende do critério de julgamento pessoal: adotar os parâmetros, o que permite avaliar os fatos escolhendo a solução mais adequada em vista do interesse público, e se aplicarmos ao mundo das finanças e investimentos, podemos dizer que é uma espécie de gestão onde os desejos do clientes são prioridade, isto é, é uma conta onde o cliente que, não precisa necessariamente conhecer detalhes sobre o mercado financeiro, irá tomar as suas decisões com base em seus desejos e perfil pessoal. Portanto um ato discricionário é aquele em o cliente possui mais liberdade em suas decisões.

Normalmente o tipo de investidor que opta por uma conta discricionária irá preferir recorrer a serviços de consultoria, onde seu perfil é analisado e a empresa lhe dá  as melhores opções de escolhas para seus investimento, com base nos possíveis riscos. Em uma definição de conta discricionária, podemos descrever que é aquela em que o cliente possui uma gestão mais livre dos fundamentos e conceitos do mercado financeiro, sem que, no entanto infrinja a lei. Os investidores que gosta de ter mais liberdade em relação as suas escolhas, sem ter que seguir os padrões do mercado financeiro, são os que costumam ser adeptos a este tipo de gestão, afinal de contas uma conta discricionária é muito mais do que uma carteira de ativos, é uma forma de gerenciamento livre.

Ou seja, o que queremos dizer é, que se você é um tipo de pessoa que não gosta tanto de seguir padrões e que não possui tanto conhecimento acerca do mercado de finanças, a conta discricionária pode ser uma ótima opção, já que a mesma não deixa o investidor engessado ou limitado ao contrário, ela promove uma certa liberdade, que em alguns casos não seria tão possível.

A gestão discricionária

gestão discricionáriaA gestão de carteiras significa a gestão, numa base discricionária e individualizada, de carteiras de investimento que incluem um ou mais instrumentos financeiros e no âmbito de um mandato conferido pelos clientes. O gerenciamento discricionário de portfólio também é personalizado e é conduzido com base nas necessidades expressas pelos clientes, a fim de perseguir os objetivos de investimento definidos. Por conseguinte, os clientes recorrem ao profissionalismo e às competências das sociedades de gestão de activos que, no âmbito do mandato que lhes é atribuído, procedem à gestão das carteiras de investimento de forma discricionária, a fim de aumentar o seu valor ao longo do tempo.

Uma conta discricionária é aquela em que existe uma customização de acordo com o perfil do cliente. Por outro lado, da natureza personalizada da administração, também é necessário que os clientes emitem instruções vinculantes sobre as operações a serem realizadas. As empresas devem então fornecer sua execução.

A gestão de conta discricionária bancária

As carteiras administradas pelo Banco são geralmente classificadas em linhas de administração que diferem entre si no grau de exposição máxima aos investimentos mais arriscados, principalmente o patrimônio. Permanecendo dentro desses limites, o Banco pode usar a máxima flexibilidade no grau de exposição. Entre as características  da conta discricionária está a liberdade, onde os clientes recorrem ao profissionalismo e às competências das sociedades de gestão de activos que, no âmbito do mandato que lhes é atribuído, procedem à gestão das carteiras de investimento de forma discricionária, a fim de aumentar o seu valor ao longo do tempo.

conta discricionada explicadaUm dos principais serviços de investimento é o serviço de gestão de carteiras, entendido como um serviço de gestão individual de carteiras de investimento em nome de terceiros, não confundindo com o serviço coletivo de gestão de ativos, ou seja, a gestão de fundos mútuos. O objetivo é obter um resultado positivo para a carteira gerenciada, independentemente das tendências do mercado, evitando a volatilidade excessiva e favorecendo a proteção do capital. A conta discricionária é por muitos investidores tida como uma das melhores opções para aqueles que desejam um serviço mais personalizado, onde seu perfil e seus anseios são levados em consideração, além da realização de uma análise de risco customizadas.

Principais características de uma conta com gestão discricionária

Características da conta discricionária: O Banco administra ativa e dinamicamente a alocação de ativos entre os vários tipos de investimentos (ações, títulos, liquidez, etc.). De fato, considera a capacidade de identificar e aplicar continuamente a melhor alocação de ativos em relação ao nível desejado de risco como um fator chave na obtenção de bons resultados. Portanto, é uma gestão flexível que, dependendo das crenças amadurecidas sobre os vários fatores que influenciam os mercados. Como é o banco quem fará tal gestão, o indivíduo não precisa necessariamente possuir um conhecimento tão aprofundado do assunto, obviamente, quanto mais ele souber melhor, já que pode lhe evitar enganos ou fraudes. Por essa razão é de extrema importância escolher a melhor instituição, isto é, a mais confiável e experiente, para realizar a gestão discricionária de seu portfólio.

Em relação a conta discricionária, podemos dizer que: O serviço de gestão numa base individual de carteiras de investimento em nome de terceiros é aquele serviço oferecido pelas partes autorizadas que é realizado através da gestão dos bens pessoais do cliente através do investimento em instrumentos financeiros.

FAQ sobre conta discricionária

O que é conta discricionária?

Trata-se do serviço de gestão numa base individual de carteiras de investimento em nome de terceiros é aquele serviço oferecido pelas partes autorizadas que é realizado através da gestão dos bens pessoais do cliente através do investimento em instrumentos financeiros. Uma conta discricionária é aquela em que existe uma customização de acordo com o perfil do cliente. Por outro lado, da natureza personalizada da administração, também é necessário que os clientes emitem instruções vinculantes sobre as operações a serem realizadas. As empresas devem então fornecer sua execução.

Como fucniona agestão da conta discricionária?

O Banco administra ativa e dinamicamente a alocação de ativos entre os vários tipos de investimentos (ações, títulos, liquidez, etc.). De fato, considera a capacidade de identificar e aplicar continuamente a melhor alocação de ativos em relação ao nível desejado de risco como um fator chave na obtenção de bons resultados. Portanto, é uma gestão flexível que, dependendo das crenças amadurecidas sobre os vários fatores que influenciam os mercados. Como é o banco quem fará tal gestão, o indivíduo não precisa necessariamente possuir um conhecimento tão aprofundado do assunto, obviamente, quanto mais ele souber melhor, já que pode lhe evitar enganos ou fraudes. Por essa razão é de extrema importância escolher a melhor instituição, isto é, a mais confiável e experiente, para realizar a gestão discricionária de seu portfólio.