Conheça o que é o Federal open market committee (Fomc)

Você sabe o que é Federal open market committee (Fomc) ou já ouviu falar no “Fed”? O termo “Fed” é utilizado para referir-se ao um Comitê do Sistema da Reserva Federal, cujo principal função é realizar a supervisão de todas as transações do mercado aberto Norte-Americano, e que nada mais é do que o mea sistema de Bancos Centrais dos Estados Unidos. Mas caso você seja um novato no mundo dos negócios e especificamente no setor financeiro, é possível que esteja se perguntando: Qual é a importância de sabermos exatamente o que é essa entidade e quais são suas principais atividades? A resposta a princípio é muito simples, pois é através do comitê que as decisões mais importantes relacionadas ao Fed são tomadas, tais decisões possuem o poder de impactar a economia global, pois trata-se do sistema de uma das maiores potências econômicas do mundo.

A seguir elaboramos uma explicação completa sobre a definição de Federal open market committee (Fomc), o Comitê do Sistema da Reserva Federal de reserva dos Estados Unidos.

Conhecendo a Reserva Federal (Federal Reserve) e seu poder de influência

Praticamente todas a políticas monetárias, isto é, todas as decisõe referentes ao crédito, ao valor do dinheiro e sua disponibilidade são de responsabilidade do Fed através de sua vasta estrutura que passa pelo Federal open market committee. Os Estados Unidos, assim como todos os outros países do mundo possuem metas economias,que devem ser atingidas de acordo com os prazos estipulados e seu banco Central pode ser considerado peço chave no alcance de tais metas, pois ele utiliza de todos os instrumentos que possui em mãos para que as mesmas se tornem concretas e com êxito. Foi em 1913 que o Federal Reserve Act transferiu ao Federal Reserve a responsabilidade do estabelecimento da política monetária Norte-Americana.

Fazem parte do Federal open market committee sete membros do Federal Reserve Board, bem como o presidente do Fed de Nova York, além de quatro dos outros onze presidentes regionais do Federal Reserve Bank onde cada um possui o mandato de apenas doze meses. Desde 1935, o líder da Fed tem sido designado também para liderar o comitê, assim sendo, acaba se responsabilizando por duas funções. Estão nas mãos do Federal Reserve três ferramentas extremamente essenciais da política monetária: Todas a atrações do mercado aberto (open market), as taxas de desconto e o que é exigido pelo banco. Sendo o Comitê Federal de mercado Aberto (Federal Committee of open market).

Já o responsável por todas as transações que ocorrem no mercado aberto, é o Conselho de Governadores do Sistema do Fed pela taxa de descontos e os requisitos exigidos pelo Federal Reserve. Se pararmos para analisar iremos perceber que na prática o Fed possui todos os instrumentos que precisa em suas mãos para impactar na oferta e na procura, já que diversas entidades bancárias realizam depósitos no mesmo, portanto o Fd pode pro exemplo, ter influência na taxa dos fundos federais. Mas do que estamos falando? O que é a taxa de fundos federais? A taxa de fundos federais nada mais é do que juros que outros bancos emprestam através da Reserva Federal dos Estados Unidos para outras entidades bancárias, e estas transações normalmente costumam ocorrer da noite para o dia.

Tais fundos federais impacta de tal forma na economia que gera uma série de eventos que irão influenciar outras taxas, como é o caso da taxa de câmbio, além do crédito. Mas esses impactos não se limitam a essas esfera, pois podem alcançar também as esferas sócio-econômicas de todo o mundo, já que estamos falando do Banco Central de uma das maiores potências do mundo, que possui o maior mercado de consumo que existe nos dias de hoje. Fatores como taxa de emprego e desemprego, poder de consumo da população, valor da taxa de câmbio, preços dos bens de consumo e serviços também recebem a influência direta ou indireta das decisões que são tomadas através do Fed e do Fomc (Federal Open Market Committee).

A estrutura do Federal open market committee

Fazem parte do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) doze membros, onde sete deles vem do Conselho de Governadores do Federal Reserve System, o presidente do Federal Reserve Bank de Nova York, e os demais são quatro dos onze presidentes do Reserve Bank. Vale ressaltar que estes não ficam permanentemente em seus cargos já que existe uma rotatividade a cada doze meses. Tais cargos de rotatividade são apoiados por membros (presidentes) dos possíveis bancos: Boston, Filadélfia e Richmond; Cleveland e Chicago; Atlanta, St. Louis e Dallas; e Minneapolis, Kansas City e San Francisco.Os não voláteis irão participar do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Através do comites são analisadas idéias e possíveis políticas para o mercado aberto.

Ao todo todos os anos são feitos cerca de oito encontros,onde a situação financeira do país é analisada, e são discutidas formas de ajustar tais condições econômicas, bem como as políticas monetárias mais adequadas  para conter riscos, minimizar prejuízos. Metas de longo e curto prazo costumam ser traçadas. Um dos principais objetivos do comitê é a manutenção da estabilidade nos preços dos bens de consumo e serviços do país, bem como um crescimento sustentável. Portanto as decisões do Federal open market committee irão traçar o “destino” do mercado aberto do país, bem como influenciar o mercado mundial como um todo.

Afinal de contas, tanto o dólar Norte-Americano quanto o próprio mercado dos Estados Unidos possuem uma influência enorme na esfera internacional. Como mencionamos acima, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), faz parte do Federal Reserve System (Fed), e é encarregado através da lei dos Estados Unidos e supervisionar as operações de mercado aberto do país. Fatores como taxa de juros, oferta e demanda do mercado aberto, a compra e a venda dos títulos do tesouro Norte-Americano e uma série de outros pontos importantes passam pelo crivo do Fed, que costuma tomar todas as decisões com seus membros e traçar medidas e prazos para que tais soluções começam a ser colocadas em prática.

O Federal open market committee como um instrumento  da Reserva Federal dos Estados Unidos

O FOMC é o principal órgão da política monetária nacional dos Estados Unidos. Como abordamos anteriormente ele é a entidade responsável por toda a política monetária Nacional do país e faz a definição dos objetivos de curto prazo em relação às transações do mercado aberto (open market). As taxas de empréstimos overnight também passam por seus requisitos e exigências. As transações feitas pelo Sistema da Reserva Federal (Fed) na indústria de câmbio, bem como qualquer influência dos mercado de troca de moedas estrangeiras tem que está sempre em acordo com a Tesouraria dos Estados Unidos, que é a responsável pela criação das políticas do país, especialmente em relação ao preço do dólar, isto é, o valor em que ele deverá ser trocado.

Conheça o que é o Federal open market committee (Fomc)

Portanto, toda a política monetária aplicada pela Reserva Federal foi decidida previamente pelo Fomc o Comitê Federal do mercado Aberto dos Estados Unidos. Todos os estímulos que são direcionados a economia, bem como as taxas de juros e de câmbio passam pelas decisões definitivas do Comitê. Sempre que está próximo de acontecer uma das reuniões do comitê instantaneamente é possível ver notícias em toda a mídia global especulando quais serão os possíveis temas abordados e quais serão principalmente as prioridades do grupo, ao tomarem suas decisões. E sempre ao final de cada reunião o comitê divulga o que foi decidido, e também quase que instantaneamente todos os veículos das diversas mídias que existem noticiam as novas políticas e quais serão os próximos passos norteados pelos princípios do Federal open market Committee.

O Federal Reserve Committee decide o nível da taxa de juros interbancária duas semanas antes de cada reunião oficial do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). O FOMC regula a política monetária decidindo a taxa dos fundos federais, o nível das taxas de juros. O aumento das taxas de juros pode reduzir os preços dos títulos. E o Fed pode decidir elevar as taxas de juros, especialmente se observar perspectivas de crescimento da inflação que, por sua vez, podem ser percebidas quando a economia já está usando grande parte da capacidade de produção disponível e ainda está crescendo.

Decisões do Federal open market Committee. que costumam impactar o mercado global

Dado a importância que o Fed (Sistema da Reserva Federal dos Estados Unidos) possui e seu poder de influencia, diversos fatores decididos pelo mesmo podem impactar toda a economia global, sendo os principais:

  • A oferta e a procura do mercado aberto;
  • O valor de compra do dólar: A forte economia e o crescimento da taxa de juros são bons para o dólar. Um Livro Bege positivo, portanto, pode ajudar a manter os preços altos. P

    elo contrário, se o Livro Bege pode fazer pensar em uma economia fraca e na possível redução das taxas.

  • A taxa de juros: Aumentar, diminuir ou manter a mesma taxa de juros vigente nas instituições bancárias (geralmente quando a taxa de juros é mantida não existe um impacto tão considerado, já que não muda muito o cenário dos investimentos. No entanto quando a taxa de juros eleva-se, novos investidores são atraídos ao país, já que terão mais chances de lucrar através da taxa de juros. No entanto quando a taxa de juros diminui os bancos investidores tendem a retirar seus investimentos dos Estados Unidos e buscar otros outros países que possuem taxas mais altas e que possam lhe oferecer mais chances de ganho através das taxas de juros)
  • Portanto o valor das taxas de juros do Fed irão definir se o país receberá mais investimentos ou não. E todos nós sabemos que os investimentos de terceiros são recursos essenciais para a economia local, pois através dos mesmos o país recebe mais capital de fora e tem mais chances de desenvolver sua economia como um todo. Todo o mercado e seus negociantes são diretamente impactados com a quantidade de investimentos que existem no país. Quando mais capital estrangeiro os Estados Unidos receb, melhor será seu crescimento econômico, e mais chances de lucro os traders terão.

A importância das reuniões do Federal open market committee (Fomc) para os traders

Tudo o que é decidido nos encontros do Federal open market committee é de extrema relevância para todo tipo de profissional que opera em algum dos mercados financeiros. Uma economia saudável e animada favorece o crescimento dos mercados de ações. Exceto quando se torna muito forte, ele empurra o Fed a elevar as taxas de juros. Portanto é preciso ficar muito atento às últimas medidas que serão tomadas pelo Fed através de seus instrumentos. Em casos como esse, o custo dos empréstimos aumenta e os lucros corporativos diminuem e, com esses, os preços das ações.

Principais informações sobre o Fomc (Federal open market committee)

  1. É composto por 12 banqueiros: os sete membros do conselho do Fed.
  2. O presidente do Federal Reserve de Nova York, sendo quatro dos onze presidentes restantes dos bancos “regionais”, que rodam dentro do corpo.
  3. O FOMC reúne-se oito vezes por ano.
  4. As principais decisões tomadas no comitê vão para um livro chamado de “livro bege”. Trata-se de um livro, como no nome, bege da cor da capa.
  5. O livro é feito da seguinte forma: Três semanas antes da reunião do Fomc, os especialistas de cada sede regional do Fed realizam as entrevistas. As perguntas dizem respeito ao gasto do consumidor, ao mercado de trabalho, ao possível crescimento dos custos trabalhistas, à demanda por serviços financeiros, à construção de casas.

O que a Reserva Federal fala a respeito do Fomc

Palavras do Federal Reserve através de sua página oficial sobre o Federal open market committee: “O termo “política monetária” refere-se às ações realizadas pelo banco central, como o Federal Reserve, para influenciar a disponibilidade e o custo do dinheiro e do crédito para ajudar a promover objetivos econômicos nacionais O Federal Reserve Act de 1913 deu ao Federal Reserve a responsabilidade de estabelecer a política monetária”.

A poderosa entidade continua “O Federal Reserve controla a política monetária – operações de mercado aberto, taxa de desconto e exigências de reservas. O Comitê Federal de Mercado Aberto é responsável por operações de mercado aberto. Usando as três ferramentas, o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) influencia os bancos federais de fundos, alterando assim a taxa dos fundos federais. A taxa de fundos federais é a taxa na qual as instituições reservam saldos no Federal Reserve para outro depositário de instituições overnight.”

Em relação aos juros, o Fed relata: “Mudanças na taxa de fundos federais desencadear uma cadeia de eventos que afetam outras taxas de juro de curto prazo, taxas de câmbio, taxas de juros de longo prazo, a quantidade de dinheiro e de crédito, e, finalmente, um conjunto de variáveis ​​económicas, incluindo o emprego, produção e preços de bens e serviços “.