Saiba o papel de um ativo subjacente em um contrato

No mundo dos investimentos e dos estabelecimentos dos contratos de negócios, é bem comum  a utilização do termo ativo subjacente. Mas será que todas as pessoas que operam neste setor, sabe de fato o que é um ativo subjacente? Antes de mais nada, precisamos mencionar que este tipo de ativo é muito relevante, e sua importância se dá especialmente pelo fato de ser ele quem atribuem a um derivado o seu valor. Eles são portanto, instrumentos financeiros de grande utilidade.  vamos descobrir qual é a definição de ativo subjacente.

Definição de ativo subjacente

o que é ativo subjacenteUm ativo subjacente também pode ser chamado muitas vezes de ativo-objeto ou ativo de suporte ou ajuda. Mas na última década ele também se tornou muito popular como um ativo-base. Ele é muito importante em razão de se a base de confecção para um contrato derivativo. A contratação de opção dá-se através de um ativo-base ou ativo subjacente, assim como um contrato futuro que costuma ser operado dentro da bolsa de valores. Este instrumento financeiro é o principal responsável por dar valor a um derivado que está sendo negociado. Os ativos subjacentes também possuem uma ligação direta com os contratos de futuro. O investidor de futuros normalmente compra e vende um contrato que firma um acordo de dar um ativo-base sobre uma data em específico para o futuro.

Exemplo de ativo subjacente

Um ativo subjacente ou ativo-base pode ser uma commodity, um título ou qualquer outra forma de ativo que possui um valor. Estes podem ser considerados como exemplo de ativo subjacente. Mas exemplos sobre os ativos subjacentes ou de base é as negociações e gerenciamneto de riscos para opção de ações , neste caso o ativo será o título em si, pois é através dele que a ação ganhará um preço para a venda. Podemos concluir assim, que sem um ativo subjacente é praticamente impossível que um derivado possua valor dentro na negociação na bolsa de valores. Os produtos derivados são assim chamados porque seu valor deriva da tendência do valor de um ativo ou da ocorrência no futuro de um evento objetivamente observável. A atividade, ou evento, que pode ser de qualquer natureza ou tipo, constitui o ” subjacente ” do produto derivativo.

FAQ sobre ativos subjacentes

O que é ativo subjacente?

Um ativo subjacente também pode ser chamado muitas vezes de ativo-objeto ou ativo de suporte ou ajuda. Mas na última década ele também se tornou muito popular como um ativo-base. Ele é muito importante em razão de se a base de confecção para um contrato derivativo. A contratação de opção dá-se através de um ativo-base ou ativo subjacente, assim como um contrato futuro que costuma ser operado dentro da bolsa de valores. Este instrumento financeiro é o principal responsável por dar valor a um derivado que está sendo negociado.

Para que serve um ativo subjacente?

Um ativo subjacente ou ativo-base pode ser uma commodity, um título ou qualquer outra forma de ativo que possui um valor. Estes podem ser considerados como exemplo de ativo subjacente. Mas exemplos sobre os ativos subjacentes ou de base é as negociações de uma opção de ações (compra e venda), neste caso o ativo será o título em si, pois é através dele que  a ação ganhará um preço para a venda. Podemos concluir assim, que sem um ativo subjacente é praticamente impossível que um derivado possua valor dentro na negociação na bolsa de valores.