Cada vez mais pessoas aderem ao costume de comprar mercadorias de fora de seu país de origens, isto é, recorrem aos bens de consumo importados. Mas será que todas essas pessoas sabem de fato o que ocorre ou qual é a consequência de tais compras? O que é balança comercial? Como os números resultantes de tais vendas e compras podem impactar a balança do país que importou e da nação que exportou? Óbviamente a entrada e saída de moedas estrangeiros em um determinado país afeta diretamente sua economia. A balança comercial está diretamente relacionada a estes movimentos. E para entendermos melhor este conceito, abaixo descrevemos sua definição de uma forma bastante simples e objetiva.
Definição de balança comercial
Sempre que um produto que não é produzido no país é comprado, ou seja, importado de outra nação, a balança comercial de ambos os países é afetada. Em uma definição de balança comercial, podemos dizer que a mesma é a medida de todo o capital estrangeiro que entra ou sai de um país. Através da mesma todas as compras de produtos que nosso país não produz, bem como todas as vendas dos nossos produtos nacionais são registradas. Todos os bens de consumo ou serviços que são produzidos em um determinado país possui dois possíveis destinos, o consumo interno da população local, ou a exportação (venda para outros países). Sempre que uma ação vende seu produto, ela está exportado, evento que trás diversas vantagens e benefícios para a economia deste país.
Exportação versus importação na balança comercial
Somente no ato de vender (exportar) o país lucra através da produção do bem de consumo, que consome matéria prima, gera empregos (mão de obra) e riqueza para a economia. A exportação faz com que o país possa captar recursos estrangeiros, além de fazer a economia girar. Podemos concluir então que, a exportação é um dos lados que compõem a fórmula da balança comercial. Mas qual é sua contraparte? A importação. A compra de produtos estrangeiros pode ser considerada como o contrapeso na balança. Quando uma nação consome bens produzidos em outro país ela está automaticamente enviando recursos financeiros para tal local. Ao mesmo tempo, a nação que comprou os produtos deixa de gerar riquezas, novas posições de emprego, além de não promover a movimentação de sua economia local.
Podemos dizer também que a balança comercial é uma via de mão dupla, que registra ambos os movimentos comerciais (de exportação e importação), ou seja, a entrada e saída de bens de consumo, consequentemente a saída e entrada de riquezas do país.
O objetivo da balança comercial
O principal objetivo da medida proposta pela balança comercial é compreender se um determinado país enviou ou recebeu mais recursos financeiros. Quando os resultados da importação e da exportação são confrontados, podem existir três possíveis situações:
- Superávit: As exportações neste caso são maiores do que as importações.
- Déficit: Quando as importações são maiores do que as exportações.
- Equilíbrio comercial: Quando tanto o saldo de entrada (exportação) quando o saldo de saída (importação) estão em harmonia, isto é, são equivalentes.
A balança comercial e o câmbio
É importante mencionarmos que um dos fatores que mais recebe influência do resultado da balança comercial é o câmbio. Este fato se dá em razão de boa parte da transações serem realizadas em moedas estrangeiras, que consequentemente impactam a subida e descida da moeda. Mas como exatamente os movimentos de exportação e importação podem alterar o câmbio? A resposta é simples” Quando existe um grande fluxo de exportações, aumenta também a entrada de moeda estrangeira no país. E por exemplo, se entra mais dólares em um país, o seu valor apresentou queda, já que existe uma grande oferta.
E consequentemente se o dólar fica mais barato, a população local terá mais condições e acesso a moeda e realizará mais compras no exterior (importação). O ciclo se fecha quando a população importa bens de consumo de fora, já que fazendo assim ela envia recursos financeiros para fora do país, o que diminui a quantidade de dólar em circulação, aumentando novamente a cotação do seu valor. Por essa razão a balança comercial possui um impacto bastante relevante na taxa de câmbio das moedas estrangeiras.