O Brasil é um país em transição. Mesmo ainda sendo oitava maior economia do mundo, desde o começo do presente ano ainda sofria com consequências vindas da recessão devastadora de 2015 e 2016. O presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2018, fez da reforma da previdência uma prioridade. No entanto, o atual governo na visão de muitos investidores estrangeiros têm prejudicado a imagem do país, ao invés de tentar minimizar os diversos problemas enfrentados na atualidade. O Brasil pode ser analisados por diversos ângulos, a depender do perfil do investidor. Investir no Brasil pode ser um risco ou uma oportunidade? Esta tem sido um adas perguntas mais frequentes entre aqueles que estavam acostumados a ver um Brasil como uma economia com potencial promissor.
O Brasil é visto como um país confiável para investir?
Não podemos deixar de mencionar que em 2019, a consultoria AT Kearney retirou o Brasil de sua lista dos 25 países mais confiáveis para investimento estrangeiro. Esse fato foi um choque para muitos economistas, visto que o país está na lista desde o início em 1998. Com uma série de problemas na indústria, crise política vigente a cada dia complicando ainda mais todo o entorno econômico, o país tropical é tem uma complexidade proporcional ao seu tamanho e riqueza cultural. A Fitch Solutions, por exemplo, espera que o produto interno bruto (PIB) Brasileiro apresente uma queda em comparação aos anos anteriores, especialmente em função da crise gerada pela pandemia de Covid-19.
Vale lembrar que o Brasil possui uma das mais sofisticadas bolsas de valores do mundo, a BM&F Bovespa B3, criada em 2008 pela fusão da Mercantile & Futures (BM&F) e da San Paolo Stock Exchange (Bovespa). Bolsa que aliás, vem tendo altas nos últmos meses, apesar de toda a crise financeira que cerca o país. A B3 é uma empresa pública listada com o símbolo B3SA3 no segmento de cotação premium do Novo Mercado. Os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e ITAG seguem o título. Mas como nós sabemos bolsa de valores não deve ser analisada de forma nenhuma como u indicador economico. Atualmente o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, e houve somente no mês de maio deste presente ano 30 por cento a mais de pedidos de falência por parte de pequenas empresas no país.
Os Brasileiros esperam uma mudança na postura do atual presidente Jair Bolsonaro, que desde o início da pandemia fez pouco caso da mesma, chegando a afirmar que a doença não passava de uma “gripezinha”, além disto, o atual presidente também se recusou a adotar o isolamento total, método com maior histórico de sucesso no controle da contaminação por vîrus em todo o mundo, e o resultado está aí para quem quiser ver, milhares de mortes resultantes do Covid-19, e um sistema único de saúde completamente sobrecarregado e a beira de um colapso. Aliás, muitos brasileiros e a própria mídia tem denunciado a falta de materiais básicos em unidades hospitalares, além da falta de respiradores e outros equipamentos essenciais neste momento. Com todo este contexto, a imagem do Brasil certamente não é uma das melhores e muito precisa ser feito para que o quadro seja revertido.