Você sabe o que são piercings (velas Japonesas)? Os padrões de candlestick estão se tornando cada vez mais populares, não importa se você é um trader novato ou mais experiente, a utilidade das velas Japonesas são de extrema importância para a análise técnica, que aliás, não seria a mesma, de forma alguma, sem os gráficos de velas criados pelos japoneses. Portanto, se você pretende começar a operar em algum mercado financeiro, aprender como funcionam estas valiosas ferramentas se faz muito necessário, principalmente se deseja obter sucesso e minimizar seus possíveis riscos. Precisamos lembrar que o mercado de ativos é repleto de termos, conceitos e experiência que devem ser levados a sério, afinal de contas, este ambiente possui um vocabulário próprio, onde cada expressão tem um significado, e mais do que isso, uma forma de ser colocada em prática.
As velas Japonesas piercing são mais um desses termos diferentes que veremos hoje e exploraremos a seguir sua definição completa.
O que são as velas Japonesas piercing
A linha Piercing, que é um padrão de inversão de alta das velas japonesas, consiste em duas velas. A linha de perfuração (piercing line pattern) é formada por uma vela de baixa escura, que possui um tamanho maior e uma vela menor de alt na cor branca, que possui um corpo menor e abre abaixo do corpo da barra vermelha, além de começar a subir de forma que perfura pelo menos 50% de tal barra vermelha, por essa razão chamamos este padrão de “Candlestick Piercing Line”. Sendo um padrão de inversão de alta para que possamos reconhecê-lo graficamente, precisamos de uma tendência descendente que desencadeia a reversão da tendência. Ou seja, sua identificação irá depender de uma certa tendência descendente que é resultado de uma reversão de tendência.
Podemos dizer também que, a linha Piercing é a contrapartida otimista da cobertura de nuvens escuras: possui as mesmas características, apenas invertida no que diz respeito à direção da tendência. A segunda vela branca deve abrir em lacuna e, em seguida, exceder pelo menos 50% da primeira vela. Melhor ainda se a segunda vela abrir abaixo de um suporte histórico, e depois refazer como no exemplo. Ele pode ser encontrado no pico de uma tendência de baixa e indica uma reversão da tendência de alta. Uma piercing velas Japonesas (velas perfurantes) consiste em 2 velas, das quais a primeira é preta e a segunda é branca.
A diferença entre a dark cloud e a piercing line
São figuras compostas por 2 velas de cor oposta. O primeiro segue a tendência atual. O segundo, em vez disso, é a cor oposta à tendência atual e deve necessariamente se abrir em relação ao primeiro. Mais precisamente, a lacuna deve ser a lacuna para a cobertura de nuvens escuras e a lacuna para a linha de perfuração. Além disso, a segunda vela deve então penetrar na primeira e exceder pelo menos metade dela, como nos exemplos acima. A figura assume muito mais relevância se a abertura da segunda vela ocorrer acima de uma resistência (ou sob um suporte), para então penetrar mais de 50% da primeira vela. Como principais características do candelabro de velas:
Uma tendência de baixa em andamento; Uma longa vela preta (vela longa com corpo preto/vermelho) seguida por uma longa vela branca (vela longa com corpo branco/verde) que se abre na abertura (que se abre abaixo do mínimo da sombra inferior da primeira vela e fecha além 50%). Se ocorrer uma penetração mais limitada, entramos no caso de outros padrões japoneses de preços de velas, que são menos eficazes e poderosos do que o padrão piercing. Já uma cobertura de nuvens escuras consiste em 2 velas, a primeira branca e a segunda preta. A segunda vela preta deve abrir em gap-up e depois exceder pelo menos 50% da primeira vela. Melhor ainda se a segunda vela se abrir acima de uma resistência histórica, e depois retroceder como no exemplo.
Ele pode ser encontrado no pico de uma tendência de alta e indica uma reversão da tendência de queda. Uma regra importante é que quanto mais a segunda vela penetra na primeira, maior a validade dessas figuras. Além disso, também é importante que na segunda vela os volumes sejam maiores que o primeiro.
Características do candlestick piercing line
O candlestick Piercing Line é um sinal que confirma uma tendência negativa, no gráfico nós a reconhecemos quando a primeira vela preta é seguida por uma vela branca que se abre em um novo mínimo e fecha na metade superior do corpo da vela anterior. Essa formação é identificada como a formação da linha perfurante, ou uma estratégia de negociação que ajuda a determinar a recuperação ascendente da tendência de queda.
Para que a regra que mencionamos anteriormente seja válida, a segunda vela branca deve absolutamente se fechar na metade superior do corpo da primeira vela preta. Quanto mais a vela branca conseguir entrar no corpo da vela preta e maior a probabilidade de que seja um padrão de inversão.
No caso em que a segunda vela branca não feche no topo do corpo da primeira vela preta, você deve esperar por um sinal de alta mais forte. Enquanto que se a segunda vela branca se fecha acima do corpo da primeira vela preta, é uma vela de tendência ascendente Engulfing.
O Candlestick Piercing Line e o mercado Forex
O padrão piercing representado por duas velas muito longas com direções opostas (a primeira baixa, a segunda alta) é um padrão de vela japonês conhecido como padrão de linha Piercing e representa um sinal de inversão de tendência, de baixa para alta. A principal razão para essa inação é que é difícil para a vela branca abrir com preços de fecho mais baixos do que a vela preta ou para abrir no mesmo nível ou um pouco mais alto.
É mais fácil se encontrar de frente para uma vela Engulfing. em primeiro lugar, devemos nos encontrar dentro de uma fase de baixa, após a qual a presença de uma vela muito longa e sempre pessimista, imediatamente seguida por uma vela igualmente longa, mas de alta, poderia ser o sinal de uma velas Japonesas piercing. Também deve ser notado que estas conformações podem ser observadas somente se você usar gráficos com velas japonesas, enquanto você teria problemas em identificar este sinal adotando a interpretação de figuras clássicas.