“Valor de mercado” é um termo muito utilizado no mundo da economia e dos mercados financeiro e comercial. Quando lemos uma notícia sobre a Amazon ser a empresa com mais valor de mercado da atualidade, entendemos superficialmente o que isto significa. Mas a pergunta é, será que nós sabemos realmente o que significa valor de mercado e a que fatores e aspectos esta expressão está diretamente relacionada? Então, com o objetivo de explicar de forma geral, porém detalhada a respeito dessa expressão, que nós decidimos elaborar este guia, contendo as informações mais relevantes referentes ao termo “valor de mercado” e tudo o que o mesmo engloba.
O que é valor de mercado
Quando utilizamos o termo “valor de mercado” em assuntos relacionados a economia e o setor comercial, queremos mencionar o valor ou preço de algum tipo de ativo, ou seja, por quanto ele pode ser vendido (em uma média) no mercado líquido.
Esse preço ou valor costuma ser determinado de acordo com valor material desse bem de consumo, mas também sofre influência de outros aspectos como por exemplo os níveis de oferta e da procura, além do que estipula o comerciante ou o proprietário do bem que será comercializado. Então podemos concluir que, valor de mercado é, é definido e corrigido através de uma série de fatores, entre eles a quantia de capital que é trocada em uma determinada transação para adquirir um produto.
Em alguns setores em específico, como é o caso do setor de imóveis, o preço do bem é determinado por meio de uma análise da própria empresa que comercializa esses imóveis, esse valor não é determinado pelo mercado, mas serve como uma espécie de valor base para que as negociações comecem a ser discutidas.
Os sete tipos de valores
- Existem sete tipos de valores:
- Valor de mercado;
- Custo;
- Capitalização;
- Transformação;
- Sub-rogação;
- Complementar e social
Dentre os sete valores, o valor de custo se destaca, pois é considerado como fundamental, juntamente com o valor de custo, ao passo que o resto dos tipos de valores são classificados como “valores acessórios” pos tem a origem, ou seja, são derivados do valor de custo e do valor de mercado. Então podemos concluir que o valor de custo e o valor de mercado de finanças são os valores que servem como pilar, ou base para os demais tipos de valores em questão nesse contexto.
Conceito básico sobre valor de mercado
Muitos economistas definem o valor de mercado como o preço ou a quantidade na qual um título ou ativo é negociado no mercado. E esse título ou ativo pode ser definido pela combinação entre oferta e a procura do momento. Segundo o conceito de Cox-Ross-Rubinstein o valor de mercado assume uma relevância maior que possui profunda ligação com o mercado comercial, ou seja, as atividades de compra e venda de imóveis com valor nominal, como um exemplo de valor de mercado: ações de uma marca ou empresa.
Nessa situação o valor do mercado será definido com fundamento nos ativos desta empresa em questão e seu posicionamento no mercado de referência, nos parâmetros de rentabilidade, nas expectativas que os operadores têm sobre a tendência que ocorrerá mais adiante, bem como sobre as contingências econômicas que são produzidas, como por exemplo: crises de liquidez que acabam distorcendo o contexto do mercado de ativos ou capital.
A análise do valor de mercado das ações, no entanto, inevitavelmente intercepta as avaliações do curso futuro dos títulos ou, melhor dizendo, a estimativa do valor futuro em momentos subseqüentes ao momento da avaliação; As técnicas básicas mais utilizadas são aquelas baseadas, por um lado, nos modelos estocásticos que foram registrados como uma teoria no início da década setenta, dos quais os mais famosos são: Método de Monte Carlo, Modelo Binomial de Cox-Ross-Rubinstein, na cor preta.
“No caso de sociedades anônimas listadas nas bolsas, para a definição do valor de mercado, deve-se levar em consideração a listagem das ações, se houver com a ajuda de um ou mais consultores, que normalmente são os banco de investimento, ou empresas de consultoria que usam sistemas de avaliação com bases na implementação de técnicas como: múltiplos de mercado e a estimativa dos fluxos de caixa esperados. Um outro exemplo nesse contexto são os títulos, que muitas vezes se encontram nas bolsas, porém que possuem seus valores de acordo com sua atratividade, ou seja, as taxas de juros, a duração, a chance de conversão, a flexibilidade para negociar e a classificação do seu emissor.”
Fórmula do valor de mercado de uma empresa
Grande parte das companhias que querem realizar uma avaliação sobre os seus negócios para obter empréstimos bancários ou está à procura de novos investidores deve seguir determinados cálculos baseados no volume de negócios. As avaliações são fundamentais para investidores e para os bancos que possuem interesse na empresa, porque é possível obter o valor exato de mercado e neste caso, captar potenciais compradores, pelo qual um valor justo pode ser proposto. Então, vamos aprender a como calcular o valor de mercado de uma empresa com base em seu volume de transações e renda:
Calcule a capitalização de ações de uma empresa para estimar seu valor. A forma mais rápida e exata para responder qual é o valor de mercado de uma companhia é através da fórmula nomeada de capitalização do mercado de ações, ou o número total de ações que se encontram em circulação. Essa fórmula é aplicável somente para as companhias que possuem seu capital aberto, ou seja, as empresas que possuem ações na bolsa de valores.
Como calcular
Defina a quantidade de ações que estão em circulação no momento e faça a multiplicação desse valor por seu preço mais recente, e o resultado será a capitalização das ações.
Vamos para um exemplo da fórmula do preço de mercado que citamos acima:
Vamos imaginar que Ana é proprietária de um supermercado que possui seu capital aberto, com cerca de cem mil ações no momento. E vamos supor que o valor de cada ação é de R$15, então podemos concluir que o resultado da capitalização de sua companhia é de R$1500,000. Infelizmente essa fórmula não protege o valor de mercado da companhia em questão das possíveis variações do mercado, sendo assim, o valor da empresa vai ser avaliado de acordo com a situação vigente do mercado.