Você já ouviu falar sobre o que é EPS – utilitário por ação? O EPS (lucro por ação, também é conhecido como índice de lucro por ação (LPA). O índice possui um papel muito importante, e serve como uma ferramenta muito útil para os investidores que desejam criar uma comparação entre o número de ações e o lucro líquido de uma empresa. Quando se trata de operar com ações, cada detalhe deve ser muito bem explorado, e quanto maior for a quantidade de dados sobre a empresa proprietária da ação, melhor será a chance do investidor tomar a decisão ou fazer a escolha correta. Mas para que você compreenda melhor o que isso significa, e qual é a sua definição, nós elaboramos esse artigo para responder essa pergunta e explicar qual é o conceito completo deste termo.
Definição de lucro por ação (EPS ou índice de lucro por ação, o LPA)
O índice de lucro por ação é a parcela de lucro líquido que pertence a cada ação de uma companhia. Ele depende da política de uso das ações, que são adotadas pelos dividendos de cada empresa. O índice mostra quais vantagens são obtidas por cada ação emitida por tal companhia. Então podemos concluir que ele aponta o resultado líquido, obtido em um período específico. A quantidade de ações que foram emitidas será determinada pelo valor que compõe o capital social da empresa ao fim de tal período especificado. Para calcular o LPA, basta pegar o valor do lucro líquido e dividir pelo número de ações que foram emitidas. Mas para frente iremos explorar mais o cálculo. O maior desafio de avaliar as ações é traçar um comparativo para tal ação. Isto é, formular uma comparação, que de fato seja útil para que os gestores tomem decisões sábias. O utilitário por ação (EPS) é um ótimo recurso para este fim.
Conhecendo um pouco mais sobre a definição de LPA
Para que uma empresa siga com sua saúde econômica, ela deve ter uma quantidade de lucro líquido que arque com suas dívidas, gastos operacionais e demais despesas. Sempre que um investidor busca por novas ações para investir, ele deve avaliar minuciosamente o poder de crescimento da empresa, isto é, o quanto ela poderá lucrar nos próximos anos. E para chegar a esses números existem diversas ferramentas, e uma da mais utilizadas é o índice de lucro por ação. Se o lucro por ação de uma empresa estiver em permanente ascendência, isso é um ótimo sinal, pois significa que a empresa está crescendo, ou seja, está lucrando cada vez mais.
Exemplo prático de lucro por ação
vamos imaginar que uma companhia possui uma ação, ela valia no ano passado cerca de 10 reais, porém ele ano, ela apresentou um aumento de 20% por cento em seu valor, ou seja, passou a valer 12 reais. E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que o lucro por ação da companhia vai de “vento em poupa”, crescendo gradualmente. O investidor que comprou tal ação pelo valor de 10 reais, já ganhou dois reais de lucro em apenas um ano. Logicamente esse exemplo aponta um valor fictício, apenas para ilustrarmos a definição de utilitário por ação de uma forma mais prática.
Vale lembrar que é necessário checar o lucro líquido, pois esse deve estar em harmonia com os demais valores. Como mencionamos acima, existe uma fórmula para calcular o LPA.
Fórmula para calcular o lucro por ação
LL ÷ NA = Lucro por ação
Onde LL representa o lucro líquido e NA representa o número de ações.
O lucro líquido de uma empresa também deve aumentar em conformidade com o lucro por ação, pois caso ocorre o contrário, este não é um bom sinal. Algumas empresas usam o artifício de encobrir o real valor do lucro líquido, como uma forma de enganar os investidores. Por isso é preciso ficar muito atento aos sinais, e observar os valores reais que a empresa possui, e neste caso o valor do lucro líquido.
Se o VPA (Valor Patrimonial) aumenta, isso é um bom sinal, significa que a economia da empresa vai bem, logicamente, se for em conformidade com os outros valores, que mencionamos anteriormente. O lucro por ação é um cálculo de extrema importância e que deve ser considerado sempre que um investidor estiver buscando sobre o potencial de uma companhia e de suas ações. Quando uma empresa dilui o seu lucro, isso pode ser um sinal de que a empresa não vai bem, especialmente se isso se der através da diminuição de seu patrimônio. Então, podemos concluir que, tanto o significado de EPS, quanto o valor do patrimônio e o lucro líquido, devem ser levados em consideração na avaliação para chegar ao lucro por ação de uma companhia.