O triângulo descendente em análise técnica é chamado assim em razão de ter uma linha de tendência descendente, isto é, de resistência. Sempre que o preço “quebra” abaixo da linha de resistência (podendo ocorrer um certo desvio), geralmente entre ½, e ¾ ao decorre do padrão, um sinal de venda é recebido. Além de podemos identificar este padrão, que é conhecido pelos negociantes como triângulo de baixa, é possível também tirar proveito de suas benefícios.
Principais características do triângulo descendente
O triângulo de baixa (triângulo descendente) é um padrão gráfico, porém também podendo ser descrito como uma figura de continuidade. Ele é uma representação da consolidação do preço. Da formação se dá por intermédio de dois fundos (não podendo ser menos) em uma mesma faixa de preços e dois topos descendentes. Vale ressaltar que a linha que liga os fundos é a de suporte e a que conecta os topos do Triângulo descendente é a linha de resistência. Note que na região dos fundos que a linha de suporte será traçada (uma linha horizontal), e a linha que liga os topos será uma linha diagonal descendente (esta linha será a resistência do padrão).
O triângulo descendente é considerado uma figura baixista com maiores chances de rompimento do suporte. A sua altura pode ser usada como uma projeção de baixa assim que ocorre tal rompimento. Assim que as linhas são traçadas, já é possível visualizar a forma de um triângulo, conhecido também como Triângulo descendente Forex para aqueles que operam no mercado de troca de moedas estrangeiras. Os eventos citados acima dão-se desta forma em razão da força por parte dos vendedores, que pressionam os preços na linha horizontal. Por esta razão as chances de rompimento da linha de suporte do padrão são muito maiores.
Qual é a projeção da figura do triângulo de baixa
A projeção desta figura nada é do que o objetivo de baixa que o preço pode alcançar após o rompimento do suporte. Para calcular tal projeção basta pegar a altura do Triângulo descendente trading e assim que houver o rompimento fazer a sua projeção para abaixo do suporte, visando ter uma idéia de até que ponto o movimento do preço pode chegar. O rompimento nada mais é do que o movimento do preço que acaba por superar o suporte deste padrão gráfico. O rompimento é sempre válido somente após um fechamento abaixo do suporte. Alguns dos fatores que potencializam sua força são: a quantidade de toques (quanto maior for, maior será significativo), e o seu volume (tem que ser acima da média do rompimento).