Você já ouviu falar sobre o que é três métodos de queda? Os três métodos de queda (falling three methods) são um padrão de continuidade na análise gráfica que é basicamente composto por cinco velas (candles). A primeira vela é longa e de baixa, no entanto a segunda, a terceira e a quarta vela são de alta e se envolvem no corpo da primeira vela. Já a quinta vela é de baixa e simboliza o fechamento inferior ao fechamento do primeiro momento. Conhecer a aparência dos padrões de candlestick e de muita importância para facilitar a visualização dos mesmos nos gráficos de análise técnica, e posteriormente conseguir interpretar cada um. A seguir veremos mais detalhes sobre os três métodos de queda (falling three methods).
Do que consiste o método
Estes métodos fazem parte de um padrão de continuidade, como mencionamos anteriormente. Trata-se de um meio de correlação de uma variação de baixa e pode ser descrito como um padrão de continuidade também baixista, no entanto, bastante confiável. A primeira vela é mais longa e aponta um excesso de vendedores que colocam o valor do ativo em quadra em um movimento de tendência baixista já estabelecido com uma certa antecedência. As próximas velas (exceto a quinta vela) são de alta, e por essa razão, representa a correção da tendência de baixa pré estabelecida pela primeira vela de baixa.
Já a quinta vela do falling three methods tem como principal função fazer a confirmação da continuação da tendência baixista, que encerra as operações (negociações) no momento de baixa do encerramento da primeira vela. Portanto, sempre que escutamos ou nos depararmos com algo em relação a estes métodos, precisamos ter bem claro em nossas mentes que o mesmo refere-se a um padrão de momentos de baixa que são estabelecidos com antecedência. Este baixo se inicia com a primeira vela que é de baixa, e que será corrigida pela segunda, terceira e quarta vela. Enquanto que a quinta vela reforça e confirma o padrão de baixa pré estabelecido pela primeira vela, onde todo o padrão teve início.
Como interpretar os três métodos de queda (falling three methods)
Os três métodos de queda são relativamente fáceis de serem entendidos. Seu nível de confiabilidade é tido como alto, trata-se de um padrão de continuação, porém de baixa (padrão baixista) e indica venda. Sempre que este padrão foi identificado em um gráfico de velas quer dizer que existem grandes chances de que as variações ou movimentações de baixa do momento continuem a ocorrer. E por esta razão deve ser interpretado como um indicação de venda do ativo, já que o mesmo estará perdendo valor. No entanto, é importante acessar outros indicadores como uma confirmação a mais, antes de tomar qualquer decisão que coloque em “jogo” suas negociações e consequentemente suas chances de obter lucro com um determinado ativo
Ou seja, os três métodos de queda (falling three methods) podem ser aliados a outros recursos, desde que ambos sejam compatíveis uns com os outros e com a necessidade do trader.