Se você está buscando saber o que é Bull market e Bear market,está no lugar certo. O bull market (mercado de touro) e o Bear market (mercado de urso) são dois termos da Língua Inglesa popularmente utilizados no mercado financeiro. Aliás, existe inclusive uma estátua enorme esculpida em bronze na forma de um touro, que representa bem o que o termo simboliza para o Wall Street. Mas qual é a conexão entre o touro e o mercado financeiro. O touro é um animal que embora tenha muita energia e força, não pode ser controlado ou suas ações não podem ser cem por cento previstas. Desta forma é o setor financeiro. Por mais que existam estudos de tendências e diversas ferramentas que nos auxiliam na compreensão dos diversos mercados financeiros que existem, é sempre possível depararmos-no com surpresas no meio do caminho ao operar no Bull market e Bear market.
A origem do termo “Bull market”
A expressão “mercado de touro” é muito antiga, assim como muitas outras expressões que se tornaram popular, não somente nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Para se ter uma idéia o termo já foi encontrado em registros do século XVIII. Porém o caso mais emblemático e conhecido talvez seja do século passado, onde era utilizado para descrever a força de banqueiros da época. Um exemplo clássico é o do banqueiro J.P. Morgan, cuja reputação de audácia nos negócios era enorme. O fato é que a história do Bull market e Bear market é marcada pelo uso dos termos para descrever o humor em que o mercado financeiro se encontra. Mas o qual é o significado exato de significado de Bull market e Bear market?
Nos tempos elisabetanos, tanto em Roma quanto em Londres, o touro e o urso costumavam lutar nas arenas para encantar a população e, provavelmente, estarem nas antípodas inspiraram a metáfora do mercado de ações atual. Em geral, podemos dizer que o mercado em alta (bull market) e o mercado de baixa (bear market) são condições de mercado determinadas pela tendência dos preços das ações. Na realidade, existem características específicas, não regras certas e absolutas, que podem nos ajudar a destacar a diferença entre as duas condições de mercado.
Significado de Bull market e Bear market
O termo “Bull market” refere-se ao mercado quando o mesmo encontra-se em uma tendência de otimismo, força e vigor. Trata-se do mercado de alta e como vimos anteriormente, a origem do Bull market e Bear market é não vem de agora. Já a expressão “Bear market” é utilizada para denominar o momento em que o mercado encontra-se em baixa, isto é, quando os preços das ações apresentam queda. Os mercados pessimistas ou de baixa (Bear market), são praticamente um movimento de baixa de uma figura subjacente que se reduz em 20% do ponto mais alto para o mais baixo. Enquanto o touro é um animal valente, forte e que costuma atacar ferozmente, o urso costuma atacar de cima para baixo e suas pernas costuma cair em um movimento para baixo.
Com o mercado em baixa, não é somente o preço das ações que costumam apresentar quedas, cai também o nível de confiança tanto por parte dos investidores quanto dos consumidores, como podemos observar ao analisar a história do Bull market e Bear market. Para os investidores que preferem diversificar seus investimentos, a tática pode ser uma ótima opção, já que desta forma os lucros não entram em colapso em demasia de uma só vez, já que estão espalhados em diversos mercados. Portanto, quando falamos de Bull market ou Bear market, estamos nos referindo a movimentos de tendência do mercado financeiro, e tais tendências podem ser de alta (bull market) ou de baixa (bear market).
Embora os mercados otimistas persistam freqüentemente por períodos de vários anos, uma parte significativa dos ganhos tipicamente amadureceu durante os primeiros meses do rali que começou com o movimento de alta.
A diferença de Bull market e Bear market
Como pudemos observar, a diferença de Bull market e Bear market é muito clara, e para memorizarmos-na, basta lembrarmos do temperamento do touro (bull) e do urso (bear), desta forma iremos lembrar que o bull market é a tendência do mercado em alta, enquanto que o bear market refere-se a uma tendência de baixa do mercado. Ambos foram assim chamados, pelo menos de acordo com a teoria dominante, em virtude das diferenças entre os métodos de ataque dos dois animais. Os bull markets e bear markets são bastante fáceis de serem identificados, já que o touro que sempre ataca para cima, é a representação de um mercado em alta, que é chamado de bull market.
Por outro lado, a pata do urso é dirigida para baixo em seu ataque, o que explica por que o mercado de urso é um termo usado para indicar o mercado de urso. Existem diversas estratégias que podem ser exploradas em cada uma dessas tendências de mercado. Os investidores que fogem da venda de suas ações durante os mercados de baixa devem ter em mente o custo potencial de suas perdas durante os estágios iniciais de uma recuperação do mercado, que historicamente forneceu a maior porcentagem de lucros durante o período de investimento. Portanto, entender a definição de Bull market e Bear market e saber identificámos é de extrema necessidade para que um investidor ou operador consiga traçar a melhor estratégia de negociação.
Como identificar ambos os mercados e utilizar as melhores estratégias de negociação
Existem condições que determinam a tendência que o mercado seguirá. A seguir veremos algumas destas:
- Oferta e demanda: em um mercado em alta ou mesmo em alta, podemos observar uma demanda forte e uma oferta fraca. Em outras palavras, muitos querem comprar, mas poucos estão dispostos a vender. A conseqüência? Um aumento nos preços.
- Psicologia dos investidores: em uma fase de alta do mercado, todos estão interessados em participar ativamente na esperança de obter lucro. A confiança do investidor é bastante alta, o que tem um impacto positivo nos preços das ações.
- Mudança econômica: dado que as empresas listadas representam os participantes da grande economia, a segunda e o mercado de ações estão intimamente relacionados. Em um bom ambiente econômico, as pessoas têm mais dinheiro para gastar e obter mais lucros, o que aumenta o preço das ações. Portanto a mudança econômica tem impacto direto nas tendências de Bull markets e Bear markets.
A melhor estratégia em um período de Bull market (mercado em alta)
Numa fase de mercado em alta, e em princípio, o melhor para um investidor seria aproveitar o crescimento dos preços comprando no início da tendência e vendendo quando atingissem o pico. Nesse sentido, será fundamental determinar exatamente o início e o fim da tendência de alta. As vendas pós pico costumam gerar bastante lucro, já que o investidor sempre consegue vender mais caro do que comprou, e em alguns casos a diferença entre o valor pode ser bem grande. O caminho mais seguro para evitar erros é comprar ações e investir no mercado, fazendo investimentos regulares de tamanho fixo e mantendo investimentos por um longo período de tempo.
A melhor estratégia em um período de Bear market (mercado em baixa)
Em uma fase de baixa de mercado, as chances de perda são muito maiores do que o mercado em alta, dado que os preços das ações continuam a perder terreno e nem sempre é possível identificar o fim da tendência de baixa. Embora existam estratégias para o bull market e o bear market, na maioria das vezes é o bear market a maior preocupação dos investidores. Mesmo quando você decide investir em um mercado de baixa, na esperança de ver um novo aumento de preço, perdas mais ou menos significativas provavelmente ocorrerão antes que isso aconteça. Algumas pessoas acreditam que, reconhecendo os diferentes tipos de mercados, você pode ganhar dinheiro com ações e investimentos.
A idéia básica por trás da compra de ações é comprá-las para baixo e vendê-las para cima. Durante uma fase de mercado de baixa, outra opção para o investidor também pode ser investir nas chamadas ações defensivas, ou seja, aquelas que são apenas minimamente afetadas por uma fase de baixa ou baixa no mercado. Isso oferecerá um lucro certo. Então, para ganhar dinheiro, você compra ações em um mercado em baixa, quando os preços das ações estão baixos, e você vende ações em um mercado altista, quando os preços das ações estão altos. No entanto, saber quando o melhor momento para comprar e vender não é tão simples, pois envolve vários fatores.
O fato é que para lidar com o bull market e o bear market é preciso ser muito racional e deixar a emoção de lado. Aliás, tratando se de mercado financeiro, agir conforme o emocional nunca é a melhor estratégia. Infelizmente, a maioria dos investidores é muitas vezes emocional demais e vende em um mercado de baixa, porque tem medo de perder dinheiro e comprar em um mercado de alta, porque não quer perder grandes ganhos. Neste caso a melhor estratégia que parece óbvia, foi ignorada por conta da emoção. É possível ganhar dinheiro dessa maneira, mas isso também explica por que muitos investidores perdem dinheiro tentando ganhar tempo no mercado.