Através deste artigo iremos contar um pouco sobre o que é a Rúpia Indiana, qual é o seu valor, sua realidade atual e como decorreu sua história desde que foi criada. A rúpia é a moeda oficial da Índia, porém outros países que já foram colônia Britânica também possuem suas próprias rúpias, como são os seguintes casos: Índia, Butão, Zimbabué e Tibete.
Breve história da rupia Indiana
A Índia foi o primeiro país em que as moedas foram cunhadas, é de fato certo que a forma primordial de dinheiro foi realizada no século 4 aC, enquanto no que diz respeito à primeira rúpia indiana, é feita referência a 1500 e para Sher Shah Suri, que fez moedas de prata, altamente decoradas. Em um país tão grande, onde numerosas minorias lingüísticas estão presentes, é normal que possamos nos referir à rupia com nomes diferentes, na verdade a moeda também é chamada roopay, rupee, tanka, rubai ou rupaye. Como a Índia é uma colônia britânica, foi o Reino Unido que criou toda a moeda de prata que, em 1927, tinha o valor de 1 xelim e 6 pence de ouro. Consiste em notas e moedas, e uma rúpia Indiana atual é dividida em 100 paisa, no plural paise, a consideração de nossos centavos.
Na época, a rupia era dividida em annas, enquanto a segunda dividia-se em paisa. Em 1996, foi emitida uma série de cédulas dedicadas a uma das figuras mais significativas do país, Mahatma Gandhi, todas representando uma foto do líder espiritual, por um lado, e o valor da nota escrita em dezessete idiomas diferentes. Historicamente, a rupia Indiana, cujo nome foi inspirado pelo material de fabricação, ou seja, a prata, foi produzida durante anos com este metal, ao contrário de outros países economicamente mais fortes que usavam ouro. No entanto, quando foram descobertas numerosas minas de prata nos Estados Unidos, o poder de compra da rúpia caiu, provocando a que tomou o nome de “rupee collapse”, para evitar o colapso definitivo.
O Reino Unido estabeleceu uma taxa de câmbio fixa para a moeda da Índia que durou até 1971, segundo a qual 1 libra equivalia a 10 rupias e 1 dólar a 7,5 libras. Ao decorrer do resto de sua história várias mudanças se seguiram até a realização de rúpias em bronze e cupro-níquel que refletem as moedas e os consequentes valores atuais.
Principais características da rúpia Indiana
A seguir as peculiaridades da moeda:
- Como já sabemos, a rúpia indiana é a moeda oficial da Índia, seu nome deriva do rupyakam sânscrito, que significa moeda de prata;
- É comumente identificado com as iniciais Rs ou Rp, enquanto o código ISO 4217 fornece a palavra INR;
- As moedas têm o valor de 5, 10, 20, 25 e 50 paisa, assim como 1, 2 e 5 rupias, esta última também presente em versão em papel;
- As notas são divididas em 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 rupias;
Valor da Rúpia Indiana
A seguir algumas curiosidade referentes ao valor da rúpia Indiana. Uma rúpia Indiana frente ao dólar valor 0,015 em dólar. Enquanto que uma rúpia vale 0,013 eu euro. Em 2018 ocorreu uma forte desvalorização momentânea da rúpia Indiana, onde a moeda chegou a ser negociada por cerca de por 70,09 rúpias em troca de 1 único dólar. Durante este período os bens de consumo importado passaram a ser ainda mais caros para o país, incluindo um dos mais importantes deles, o petróleo.