Algumas pessoas tem dúvida sobre o que é o rial Catarense. O rial é a unidade monetária oficial do Qatar. O seu código ISO 4217 é QAR. O Qatar é um dos países Árabes e maior destaque no mundo e este fato se dá não somente pela Qatar airways, que é referência em qualidade de serviços, mais a economia do país que é bastante estável . O petróleo e o gás natural são os pilares de sua economia, e a nação que um dia já foi um protetorado Britânico hoje é um emirado absolutista e hereditário, como alguns de seus vizinhos também de origem Árabe. Sua capital, Dha é marcada por shopping luxuosos, além de ser a cidade mais populosa do emirado. Sua moeda, o rial, é dividida em dirames e possui características peculiares. O plural de rial é “riais”. Um dado curioso é que existem somente dois tipos de moedas, a de vinte e cinco e o seu dobro, a moeda de cinquenta dirhams.
Através deste artigo iremos abordar a história da moeda do Qatar, o rial, o seu valor frente ao dólar e sua realidade em relação a economia local.
A história do Qatar, sua economia e relação com a moeda
Uma terra suspensa entre o mar e o deserto: o Qatar é uma pequena península que lhe dará momentos para recordar. Localizado na costa oriental da Península Arábica, por sua vez, o território peninsular que se estende sobre o Golfo Pérsico, o Qatar é um estado asiático com pequenas fronteiras, caracterizado por paisagens desérticas de dunas e areia que se alternam com terras planas e remotas e paisagens interiores áridas.
Uma terra suspensa entre o mar e o deserto: o Qatar é uma pequena península que lhe dará momentos para recordar se o escolher como destino para a sua próxima viagem.
Mas a verdadeira peculiaridade do Catar, protagonista de um dos processos de desenvolvimento e crescimento mais rápidos e felizes do século vinte, encontra-se sobretudo nos vestígios deixados pela modernização que investiu o país, a partir da estrutura económica e social, até e incluindo também a transformação da infraestrutura e o aspecto do meio ambiente. Sua moeda, o Rial Catarense, também é referência local. Desde a descoberta dos campos de petróleo (nos anos 1940, enquanto a crise ligada ao colapso do mercado de pérolas foi consumida em toda a área do Golfo) até o momento, o país reinvestiu os recursos derivados da exploração do petróleo e do aumento constante no preço do petróleo bruto, levando sua população a um nível de riqueza per capita superior ao de todos os estados do mundo.
Em menos de um século, o Catar abandonou a pobreza e o subdesenvolvimento, abriu caminho para uma economia de mercado e dotou seus habitantes de um avançado sistema de proteção social. A moeda Rial Catarense, é dividido em 100 dirhams e é abreviado com o símbolo QR.
Breve história sobre a introdução do Rial no Qatar
Uma moeda em uso até 1966 foi a rupia indiana, transformada na Rúpia do Golfo. Os proponentes dessa transformação e garantes da necessária estabilidade política eram os membros da família el-Thani, no poder no Qatar desde o século XVIII, protagonistas, especialmente durante o século XX, de uma prática governamental esclarecida aberta ao crescente estímulo de uma mundo cada vez mais globalizado. No período anterior à exploração econômica dos campos de petróleo, que ocorreu no final da década de 1940, a economia do Catar baseava-se essencialmente na criação de camelos, na pesca e na coleta de pérolas. Posteriormente, após uma desvalorização da moeda indiana, o Catar, como outros estados que usaram a rupia do Golfo, optou por adotar uma moeda própria.
O riyal saudita foi apresentado primeiro, depois Qatar e Dubai. Com a extração de petróleo, inicialmente confiada a empresas européias e americanas, nacionalizadas e, posteriormente, com a exploração de jazidas de gás natural, o país em poucas décadas tornou-se um dos mais ricos do mundo. O valor do Rial saudita foi de cerca de 1.065 rúpias. O crescimento econômico é constante e, fortalecido pelas avaliações positivas das organizações internacionais, o país continua atraindo investimentos estrangeiros. O Qatar e o Dubai Riyals tinham o mesmo valor que a Rúpia antes da desvalorização. Até 1973 havia, pelo Qatar e Dubai, uma emissão conjunta de dinheiro. Quando Dubai entrou nos Emirados Árabes Unidos, o Qatar começou a emitir sua própria moeda de forma independente.
O valor do Rial Catarense frente ao dólar Norte-Americano e ao euro
No presente momento, o dólar para o Rial está está cotado em: 1 USD = 3,64000 QAR, e o Rial Catarense para o dólar está 1 QAR = 0,274725 USD. Um ponto positivo é que a moeda tem uma certa estabilidade, embora seu valor não seja tão significativo. Em 1975, o Riyal foi ligado aos Direitos Especiais de Saque (SDRs) do FMI. Isto significa que tem uma taxa de câmbio fixa. 1 dólar dos EUA equivalia a 3,64 riais desde 1980, ou seja, 1 rial correspondia a 0,274725 dólares. Esta taxa foi oficializada em 2001. Ou seja, o Rial é considerado como uma moeda de destaque e “respeito” pelo mercado da região e pela comunidade internacional. Já em comparação ao Rial Catarense para euro: 1 EUR = 4,08050 QAR e 1 QAR = 0,245068 EUR.
O financiamento estatal e estrangeiro permitiu alcançar resultados significativos na pesquisa de gás natural liquefeito (GNL) e desenvolver uma indústria especializada no setor. Este fato só desenvolveu a economia ainda mais, além de ter valorizado a moeda local. atualmente 1 Rial catarense em reais vale R$1,09. Como parte do processo de diversificação da economia, o país tem investido desde o final do século XX. No sector do turismo, com a criação da Autoridade de Turismo do Qatar, uma instituição que visa promover sítios naturais e locais de interesse público. Cresce cada vez mais a quantidade de estrangeiros a visitar o país, e com isso, consequentemente cresce também a procura pelo Rial do Qatar.
A moeda, o petróleo e a política monetária do Qatar
O governo, que segue uma política cuidadosa de controle dos fluxos de dinheiro estrangeiros, atraído pelo Catar por meio de isenções fiscais e vários tipos de instalações, embarcou em um ambicioso programa de desenvolvimento econômico destinado a criar fontes alternativas de renda para o petróleo. O Banco Central do Qatar é a principal entidade responsável pela emissão das notas e do valor do Rial Catarense, bem como as políticas monetárias do Estado. Ele tem autorização do governo para caso seja necessário, alterar, por exemplo, a quantidade de notas em circulação, através de diversos instrumentos financeiros. Portanto, esta sem sombra de dúvidas é uma das principais instituições a lidar com o dinheiro do Qatar no país.
Portanto não é somente o mercado que define quanto vale um Rial Catarense, mais as políticas monetárias empregadas pelo Banco Central do Qatar em concordância com o governo do emirado.