Você sabe de fato, o que é o índice de endividamento? Saber se uma empresa utiliza seu capital próprio, se utiliza de terceiros, ou no caso de utilizar ambos, o quanto de capital próprio e o quanto de dinheiro vindo de empréstimos adquiridos com terceiros, é muito relevante para entender o quadro financeiro de uma companhia. Não é recomendado que nenhum empresário ou investidor em potencial compre uma companhia, sem antes de mais nada, chegar tais informações, tão úteis. Uma das formas mais simples de obter esses dados é através do índice de endividamento. O índice de endividamento é um indicador de extrema importância para os investidores e empresários compreenderem a situação econômica de uma empresa. Suas informações são extraídas da relação entre o ativo e o passivo de uma companhia.
O que é índice de Endividamento
O índice de dívida, ou índice de dívida (como é chamado em alguns países), é um índice que expressa o grau de endividamento da empresa, ou até que ponto ela usa capital de terceiros para se financiar. O rácio da dívida é um valor através do qual podemos fazer um cálculo específico para conhecer a quantidade de recursos disponíveis em relação ao capital próprio. A classificação da dívida pode ser expressa diretamente ou em sentido inverso. Na forma direta, o índice é dado pela razão entre capital de terceiros e capital próprio. A primeira coisa a fazer é calcular o valor médio de capital e patrimônio de terceiros. Na economia, é um fato muito importante que não deve ser subestimado.
É muito importante dizer que o índice de endividamento é um valor que nos permite calcular quando é possível a quantia de modo a quanto eles tendem a custar recursos disponíveis em comparação com o nosso orçamento econômico. A seguir iremos aprender como realizar o cálculo através da fórmula do índice de endividamento. Mas antes precisamos ressaltar que os valores não devem ser considerados de maneira absoluta, uma vez que existem muitos outros fatores que contribuem para determinar a situação econômica de uma empresa.
Como calcular o índice de endividamento
O índice de endividamento é um parâmetro útil também para instituições financeiras porque pode ser usado como uma diretriz para avaliar o risco. Como falamos anteriormente, o indicador é muito importante dizer que o índice de endividamento é uma espécie de medida do índice de endividamento de uma empresa. Sempre ao realizar o cálculo do índice de endividamento de uma empresa, o investidor ou empresário deve levar em
consideração aspectos voltados para o seu contexto, como por exemplo: o tipo de empresa, qual é o setor em que ela atua e com é sua estrutura financeira geral. Abaixo está a fórmula para o cálculo do índice de Endividamento:
IE = PASSIVO ÷ ATIVO X 100]
Onde :
Ativo = total do ativo
Passivo = Passivo Circulante e o Passivo não circulante
Este é um cálculo técnico, e por esta razão a maioria das pessoas contam com o suporte de um contador. Todas as informações podem ser encontradas através do balanço patrimonial.
Como interpretar o índice de endividamento de uma empresa
Algumas informações e adendos são de muita importância para a interpretação em relação a o que o que significa índice de Endividamento. Nesta interpretação devemos considerar a proporção específica com base em determinados valores. O passo a passo abaixo pode ser uma boa opção:
- Se o valor for igual a 1, significa que a empresa não tem dívidas e que pode contar com cada recurso a partir de seu próprio capital. Por conseguinte, pode deduzir-se que a empresa tem uma boa solvência e é capaz de financiar todas as suas atividades sem a necessidade de depender de fontes externas;
- O índice assim calculado destaca a proporção existente entre os empréstimos obtidos com limite de crédito e aqueles obtidos com requerimento de capital, com referência aos valores médios anuais. De um ponto de vista puramente financeiro, expressa a dependência da gestão da dívida;
- Se o valor estiver entre 1 e 2, significa que o patrimônio é maior que o total de recursos. Nestas situações a empresa não tem motivos para se preocupar, pois existe um equilíbrio entre o total de recursos e o índice de endividamento financeiro;
- O capital próprio e o total dos recursos são dados que uma empresa deve necessariamente ter e, portanto, dentro do balanço patrimonial, podemos extrair esses dados para chegar ao cálculo do índice de endividamento a longo prazo ou de curto prazo.
Informações importantes sobre o índice
- Em uma empresa é muito importante sempre observar neste índice para não deixar a empresa ir abaixo do orçamento permitido e, portanto, entrar em uma fase de endividamento. Por exemplo, o valor seja maior que 2, as dívidas serão maiores que os recursos. Nesta situação, é necessário intervir com instrumentos adequados e com fundos, porque a empresa está em uma condição de subcapitalização.
- O índice de endividamento é uma medida usada pelos investidores para estabelecer a alavancagem financeira de uma empresa. A alavancagem é uma quantidade de fundos adquiridos dos empréstimos ou dívidas dos credores, em comparação com os fundos adquiridos através do capital social.
- Uma empresa com um baixo índice de endividamento terá hábitos de gastos mais cautelosos ou operará em um setor cíclico, mais sensível às flutuações, e, portanto, tentará conter a dívida, pois uma empresa com uma dívida grande correrá um risco maior de dificuldades financeiras e falência. Quanto mais o índice assume um valor alto, mais a empresa parece estar endividada.
- O índice de dívida é um índice que vê o capital de terceiros no numerador e o capital de propriedade da empresa no denominador. O índice de Endividamento a curto prazo mostra até que ponto a empresa se financia com capital próprio e em que medida utiliza capital de terceiros.
- Os índices de endividamento também são úteis para permitir que uma empresa administre seu nível de dívida, preveja a liquidez futura e monitore a alavancagem.