O que é o preço de liquidação? Se você é novato no mundo das negociações financeiras, talvez já tenha se questionado em relação ao significado deste termo. O mercado financeiro é repleto de expressões e sem conhecer o significado de cada uma delas, fica praticamente impossível operar, afinal de contas, aprender o vocabulário utilizado no ambiente, é a primeira tarefa que um trader iniciante precisa realizar. O PLD (preço de liquidação de diferenças) é uma dessas expressões frequentemente utilizadas nas negociações financeiras. É ele quem determina os valores do mercado de curto prazo, e é o principal fundamento do mercado livre de energia. Somente a partir dessas informações, já conseguimos ter a dimensão da importância do preço de liquidação de diferenças.
Definição do PLD (preço de liquidação de diferenças)
No mercado de futuros, é o preço do contrato que é usado no final do dia para definir o peso da posição do cliente e quaisquer alterações na margem que devem ser mantidas. É reço de um ativo financeiro, determinado diariamente para os derivados, e é usado para calcular as margens de garantia. O preço de liquidação indica o preço de um contrato de futuros que é aplicado no final do dia para definir a posição de um cliente e quaisquer correções na margem. Vale lembrar que os preços diários de ajuste dos instrumentos financeiros derivados negociados em mercados regulamentados e garantidos pelo sistema da Contraparte Central. Tal valor constitui a base de referência para o cálculo dos ganhos e perdas de um contrato derivativo.
Além do mais o preço de liquidação é também a base de referência para o pagamento das quantias monetárias decorrentes do exercício dos warrants autónomos. Ficar atento a tal valor é de extrema importância para os investidores que desejam ter sucesso em suas negociações financeiras.