O significado de price action em uma tradução do inglês para o português é “ação de preço”. Mas em economia e no setor de negócios a sua definição é muito mais ampla e complexa. O termo price action pode ser considerado como uma forma de fazer negócios ou uma estratégia muito simples e que merece ter seu lugar no mercado. Por essa razão, decidimos elaborar este artigo que explica de uma forma simples e objetiva o que é price action, e como essa estratégia pode ser utilizadas na hora de realizar suas negociações.
Definição de price action
Os negociantes que operam baseados em índices ou gráficos de valores trabalha de uma forma diferente dos demais. Pois assumem tal postura, ao invés de realizar uma avaliação dos fundamentos. Casa estratégia de negociação faz parte de uma categoria distinta e merece nossa atenção.
Uma das categorias pode ser chamada de “price action”, onde os investidores ou negociantes utilizam ações e indicadores de preços. Em uma definição de price action, podemos dizer que a mesma é uma estratégia de operar ou negociar baseada em decisões de negociação ligadas ao movimento dos preços de um determinado ativo. Nesta estratégia não é utilizado formas de análise ou outro tipo de metodologia, ou caso tais recursos sejam utilizados, não serão levados tão em conta.
Como um investidor ou operador que utiliza a estratégia de price action pensa
No price action, todas as informações essenciais para a negociação vem do próprio preço. Por exemplo, se o preço da ação de um determinado ativo apresenta uma grande elevação, isso quer dizer simplesmente que as pessoas estão comprando bastante tal ação, ou seja, a procura ou a oferta por este ativo está maior do que a oferta na bolsa. Através da intensidade ou agressividade da compra desse ativo, também é possível identificar se sua demanda continuará em um movimento crescente ou não. Ou seja, o método de negociação price action é muito simples e é capaz de fornecer informações de grande importância para o investidor que decidir operar através do mesmo.
A razão de alguns eventos terem ocorrido não são tão relevantes para os operadores que utilizam essa metodologia ou estratégia em seus negócios. Todo o segredo está no preço. Por exemplo, as fontes de informações são o histórico dos preços, dos valores dos lances, os preços em tempo real, a rapidez, o volume, a quantidade de ofertas e etc.
Tudo é definido conforme uma análise desses dados e irão apontar a forma mais favorável de iniciar uma negociação. Essas são as informações mais importantes que alimentam a análise de price action.
O ponto de entrada mais favorável ou adequado para um negócio costuma ser decidido de acordo com tal análise e é formado por meio de uma série de fatores, dentre eles o risco mínimo e controlável, e a chance de lucro. As oportunidade positivas costumam vir através das regiões de suporte dos preços. Esses valores podem sofrer mudanças no futuro e s operadores devem levar isto em consideração na hora de negociar.