Engana-se quem pensa que somente moedas dão poder a um país. Um ativo como o ouro por exemplo, ou o petróleo tem provado ao decorrer da história mundial que podem ser muito mais sólido, representando a real riqueza que uma nação pode possuir. É no contexto político e econômico que o petrodólar entra, onde os países que estão nas primeiras posições de super potências em termos de recursos, como são os casos da China, Rússia, Irã, o petróleo tem sido o principal ativo, que tem a capacidade de mover economias, e deixar outros países com moedas fortes rodeados de preocupações, afinal, uma nação que não possui petróleo, mesmo que tenha uma economia estável, acaba tendo que se render a dependência da importação do mesmo.
Definição de petrodólar
O termo em que consiste o petrodólar representa a quantidade de moeda estrangeira, (e neste caso o dólar Norte-americano) que é resultado da exportação, como aponta a Organização dos países Exportadores. A expressão petrodólar começou a ser utilizada na década de setenta, quando houve a crise do setor petrolífero. Em razão da crise, os países que possuíam um bom volume de petróleo elevaram o seu valor, já que existia mais demanda do que oferta no mercado, e com o aumento do preço, os países passaram a lucrar ainda mais.
Esse fenômeno gerou um aumento contínuo do fluxo de moeda (dólar) entrando nestes países exportadores de petróleo. Como muitas economias internas não eram tão desenvolvidas ou expandidas, tais nações começaram a fazer o uso das moedas dentro do setor financeiro internacional. E a consequência dessa ação foi o aumento da liquidez dentro do mercado.
A origem e o modo como o sistema petro dólar funciona
O que é petrodolar? Em suma, este é um “apelido”para um ativo financeiro de alto valor. Muitos estudiosos de geopolítica afirmam que se tem algo que pode definitivamente desencadear uma terceira guerra mundial, é a corrida desenfreada pelo petro dólar, liderada e arquitetada determinantemente pelos estados Unidos. Não é a toa que nações como o Irã, a China, a Rússia e a própria Síria tem sofrido ameaças Norte-americanas nos últimos anos. Notícias cada vez mais graves tomam conta dos noticiosas, e as últimas envolvem uma tentativa dos Estados Unidos de criarem ainda mais atrito com Iran, através de porta-aviões enviados para o estreito de Ormuz no golfo Pérsico. Entender as razões e o contexto de todos os eventos e principalmente das atitudes dos Estados Unidos, passa por compreender a importância do sistema petrodólar.
O apoio do petróleo ao dólar
O significado de petrodólar: Basicamente, o que ocorre é que toda a compra ou venda de petróleo do mundo é feita em dólares. Isso faz com que a moeda ganhe ainda mais posição de hegemonia e super privilegia os Estados Unidos, dando-lhe poder, por exemplo, de impor sanções a países que vão na contramão de seus interesses. Atualmente o dólar possui suporte do petróleo e não mais do ouro, como foi no passado. Não é à toa também que os Estados Unidos, mesmo possuindo tantos débitos, empréstimos a pagar, e altas dívidas, consegue se manter no poder.
Como pode, uma economia baseada em bens de consumo possuir uma riqueza tão grande? A resposta está no uso do dólar como a moeda que comercializa o petróleo. Vamos ressaltar que o petróleo atualmente é a base de basicamente tudo no mundo atual. E sua demanda está longe de ter fim. por essa razão, enquanto a procura for sem limites, e enquanto o petróleo for comercializado em dólares, todos os países desejam possuir altas quantidades da moeda, e é exatamente isto que lhe agrega tanto valor. Esse é o petrodólar explicado.
O petrodólar e seu possível fim
A China anunciou esse ano novos contratos com grandes volumes, que serão liquidados em iuan e não mais em dólar. O Irã também não está mais utilizando a moeda. É perceptível um movimento anti- petro dólar, já que novas potências mundial tem se levantado e também quer começar a ditar as regras, até então, estabelecidas na maioria das vezes pelos Estados unidos e seus interesses. Outros países como o Japão, já tinham desafiado a Bolsa de valores Norte-americana anteriormente.
Porém a China pode ser a forte mais capaz para realizar essa função no momento, já que é a maior produtora de óleo no mundo, e conta com o apoio da Rússia, além do Iran, que junto com o Qatar é o maior produtor de gás natural do mundo. Por esses e outros fatores, cada vez mais o assunto do fim do petrodólar tem sido abordado pelos estudiosos de economia.
FAQ sobre Petrodólar