A paridade do poder de compra – PPC faz parte das teorias de determinação da taxa de câmbio. Não é possível por exemplo, deduzir qual será o valor do dólar daqui a trinta dias, porém é possível realizar uma previsão das tendências que potencial para se repetir. Para estudar sofre essas tendências, é necessário realizar uma separação entre o valor de câmbio de curto prazo e o valor de câmbio de longo prazo. A teoria de determinação do valor do câmbio de longo prazo é a paridade de poder de compra, a PPC.
Realizamos este guia completo, porém objetivo para esclarecer o que significa poder de compra, a teoria PPC, com explicações e exemplos de PPC práticos.
Definição da teoria de paridade do poder de compra (PPC)
É a teoria que procura explicar como as tendência de câmbio se comportam a longo prazo. Esse modelo possui uma ligação direta com a lei do preço único, pois determina que indústrias que possuem uma concorrência dentro de um setor econômico aberto , com operações que custam pouco, sem que haja bloqueios tributários, onde os mesmos produtos que são comercializados em países diferentes devem possuir o mesmo valor quando possuem sua expressão na mesma moeda.
Em uma explicação mais simples sobre o que é a paridade do poder de compra ou paridade do poder aquisitivo em economia, podemos fazer a seguinte afirmação: É um método ou modelo para a taxa de câmbio com o objetivo de medir o poder de compra de duas nações. Esta teoria foi criada pelo economista da Suécia, Gustav Cassel que chegou a conclusão de que a taxa de câmbio de uma nação tem a tendência de perder o seu valor em uma proporção equivalente a elevação dos preços.
Dessa forma, a PPC tem como objetivo mensurar a quanto uma moeda em específico consegue comprar na esfera estrangeira, que costuma ser regida pelo dólar,pois os produtos e serviços possuem valores variados de acordo com cada nação. A teoria aborda o poder de compra, isto é, o poder aquisitivo de um indivíduo com o preço para se viver na região, averiguando se tal indivíduo consegue comprar tudo o que tem necessidade para viver. Essa pode ser considerada uma síntese do que sobre o que é a paridade de poder de compra, ou a paridade de poder aquisitivo.
O Big Mac como um exemplo, para medir o poder de compra das moedas estrangeiras ao redor mundo
Hoje em dia se tornou muito conhecido, o chamado índice Big Mac, que nada mais é uma maneira de calcular o poder de consumo das moedas estrangeiras ao redor do globo, utilizando o preço do Big Mac. O que um Big Mac pode nos dizer? Muita coisa, de acordo com o The Economist que desde 1986 fez o uso do Big Mac Index, para ser um instrumento para comparar o poder de compra das moedas mundiais
O princípio é simples e baseado na teoria da paridade do poder de compra, a idéia de que a taxa de câmbio entre duas moedas deve naturalmente possuir uma tendência a se ajustar para que um volume de produtos possua o mesmo custo em ambos as moedas.
É neste momento que o produto Big Mac, encontra em quase todos os países do mundo entra.
No índice Big Mac, o volume é composta pelo único sanduíche vendido na famosa rede de fast food McDonald’s. Um produto disponível em diferentes países do mundo, graças a quantidade enorme de lojas e restaurantes e para os quais os McDonalds locais têm uma considerável responsabilidade na negociação de preços. Todos os aspectos que tornam uma ferramenta válida para fazer uma comparação entre as moedas de muitos países. Para encontrarmos o significado de paridade de poder de compra, podemos realizar esta análise em relação ao sanduíche, que é um dos mais consumidos em todo o mundo.
Obviamente, o índice de hambúrgueres tem limitações e nunca foi planejado como um indicador preciso, mas como uma ferramenta para facilitar a teoria da taxa de câmbio, já que facilita para que muitas pessoas consigam compreender melhor o cálculo da paridade do poder de compra. Por essa razão, muitos economistas citam este índice como uma ferramenta útil e simples para compreender a tendência das moedas estrangeiras.
Cálculo básico do PPC
Segue abaixo a fórmula básica para calcular a PPC:
E = e x (P¹ ÷ P²)
Considerando que: “e” simboliza a taxa do câmbio”, P² representa uma segunda nação e P¹, representa a primeira nação da comparação.
Um exemplo simples de paridade do poder de compra
Existe uma mercadoria que custa cinco dólares nos Estados Unidos, e cerca de vinte reais no Brasil. Logo, através do cálculo básico da PPC, podemos concluir que o valor da taxa de câmbio que aponta esta balança entre as duas nações é de quatro reais para cada unidade de dólar Norte-americano.
O poder de compra, portanto, representa a renda disponível da família em termos reais, necessária para a compra de uma certa quantidade de bens e serviços. É influenciado por dois fatores: a tendência nos preços ao consumidor e a tendência na renda de cada indivíduo.
Explorando o significado do termo “poder de compra
Para entender o significado deste termo da melhor maneira possível, podemos dar-lhe o exemplo de um orçamento familiar. O consumidor, para voltar às despesas, terá que tentar comprar um grande número de bens e serviços, tentando gastar o mínimo possível. Por essa razão, no supermercado, ele será orientado para a busca de produtos oferecidos, e não para focar em preço total, a fim de comprar mais alimentos, gastando a mesma quantia, obtendo um maior benefício dos recursos disponíveis.
O significado da paridade do poder de compra ou poder aquisitivo pode ser definido como: O valor de uma moeda expresso considerando a quantidade de bens ou serviços que podem ser comprados com uma única unidade da mesma moeda. Além disso, representa também a possibilidade de indivíduos, empresas ou instituições adquirirem bens, produtos ou serviços.