Se você é um entusiasta de criptomoedas e o que elas podem oferecer, aprender sobre o que é oferta inicial de moedas, ICO, deve ser uma de suas prioridades básicas. O termo vem do inglês Initial Coin Offering (ICO) e representa um suporte significativos para a fomentação dos investimentos em projetos de criptomoedas. Um exemplo muito positivo, é que os investidores que ajudaram uma companhia em um projeto sobre a venda de criptomoedas logo nos seus primeiros meses, recebe o benefício de poder ser um dos primeiros a comprar os ativos. Essa ação serve como uma forma de estímulo, além de ser uma maneira muito interessante de recompensar, mesmo que de uma forma singela, aqueles que acreditam no projeto e injetaram capital para que o mesmo ocorresse.
Então, se você quer conhecer a definição de OIC e como essa oferta inicial de moedas funciona, nos acompanhe nas explicações a seguir.
Definição de OIC (oferta inicial de moedas)
É uma ponte para que projetos ou negócios com criptomoedas possam conseguir fundos através da comercialização das chamadas novas-cunhadas. Novas empresas, focadas em conceitos modernos e tecnológicos, como são os casos das startups costumam utilizar sua metodologia para se privar da fase de busca por captar (recursos financeiros obrigatórios para os negociantes de risco ou instituições bancárias. As OICs são parecidas com os IPOs e os crowdfunding em alguns aspectos. A oferta inicial de moedas, na verdade é uma espécie de estratégia, para captar os recursos necessários (fundos de capital). Essa é a definição de OIC objetiva. Outros projetos colocam uma determinada criptomoeda como o seu centro e ponto para atrair investidores. Neste caso, a oferta de começo é o ponto de partida para que tais investidores possam ter acesso a mesma. O processo de venda costuma ocorrer por intermédio do blockchain, além da rede peer-to-peer. Mas é o blockchain que grava a informação de venda.
Como funciona a oferta inicial de moedas
O team de blockchain realiza a venda da criptomoeda do negócio ou projeto, e recebe como recompensa o capital que precisa para produzir a estrutura. Os fundos podem ser outras criptomoedas, sendo a mais conhecida delas, a bitcoin. A oferta inicial de moedas se relaciona com pessoas que realmente possuem um interesse real em criptomoedas e novos projetos. É muito raro, alguém investir neste tipo de projeto, sem que existe nenhum interesse prévio no assunto. Óbviamente a recompensa pelo suporte também é um fator motivador para o investimento.
Carteiras e cartões OIC
O mundo das criptomoedas e seus variados novos projetos não para de evoluir a cada ano. Hoje em dia é possível trocar, guardar, gastar moedas e capital. Existem carteiras disponíveis para essa indústria, que possibilitam essas ações de uma forma segura, além de fornecer o que são os cartões ICO. Ou seja, o que não faltam são facilidades que agilizam todos os processos que envolvem esse tipo de investimento.
É importante destacar que os OICs são diferentes do IPO. Esse fato se dá principalmente em razão da oferta inicial de moedas não se passar em nenhuma bolsa de valores. Já que a venda é feita através do oferecimento de fichas de criptomoedas. Já existem diversos projetos que fizeram seu planejamento baseado em formas de financiamento em massa (coletivo) que custarão muito pouco para cada investidor (pois foram criados para terem uma grande quantidade de investidores).
O processo inicial da OIC explicado
Então podemos dizer que o objetivo principal das OICs é o Crowdfunding, pois são planejadas para dar suporte a novos projetos de blockchain. Para que a oferta inicial de moeda comece é necessário um papel em branco (white paper) que descreve em detalhes todas as vantagens e informações técnicas sobre a criptomoeda que será vendida. Assim que esse documento é confeccionado, a empresa pode enviá-lo para os grupos que possuem interesse em criptomoedas e blockchain.
Normalmente existe um prazo para que a oferta dos produtos se encerre. Todo esse processo ilustra bem o que é OIC e como ele funciona. A oferta inicial de moedas pode ser uma ótima chance de realizar investimentos ativos, como no caso da criptomoeda, pois com o tempo a mesma pode sofrer alterações de preço, como por exemplo, uma elevação em seu valor. E se a criptomoeda passará valer mais do que o valor pela qual foi comparada, é uma garantia de lucro futuro para o investidor.
Os prós e contras de uma oferta inicial de moedas
O ponto mais positivo sem sombra de dúvida, de uma oferta inicial de moedas, é que através dela várias startups e empresas de pequeno porte conseguem financiamentos e investimentos. Afinal de contas não é fácil ter ou conseguir uma quantidade razoável de fundos para montar um novo projeto. Para as pequenas empresas essa é uma grande oportunidade de arrecadar recurso para criar sua estrutura. Outra vantagem, é que é super possível fazer a oferta diretamente na comunidade. Essa comunicação direta pode ser muito positiva, já que vai de encontro ao público alvo exato, que terá interesse neste tipo de investimento, como mencionamos no tópico do OIC explicado.
Os contras são mais voltados para aqueles que irão investir. Pois se tratando de projetos novos, fica um pouco complicado deduzir se os mesmos tem chances de dar certo e ser rentável ou não. Neste caso existe um risco a ser corrido, e vai depender somente do investidor avaliar se vale a pena ou, se de fato o projeto escolhido tem haver com seu tipo de perfil e interesses mais importantes. Existem casos de fraudes, onde programador criam falsos whitepapers. Por isso é preciso ter muito cuidado e checar todas as informações de uma oferta, para ter certeza que a mesma é real e confiável. Já ocorreram casos de falsos whitepapers, em que tais desenvolvedores simplesmente desapareceram levaram consigo os fundos arrecadados. Nestes casos, ou o projeto não existe, ou não segue com o seu desenvolvimento seguinte. Então, os investidor precisa ficar atentos também às restrições OIC.