Quando o tema é Produto interno bruto (PIB), existem vários aspectos e fatores importantes, que devem ser levados em consideração. Existem dois tipos de Produto interno bruto, o PIB real e o PIB nominal. Hoje falaremos a respeito do PIB nominal. Mas antes de explicar o que é PIB nominal, precisamos reforçar em sua mente um pouco sobre o conceito de PIB. O PIB (produto interno bruto), é a soma de tudo que foi produzido em um determinado território e em um período específico. O PIB costuma ser medido anualmente. Um exemplo clássico para ilustrar o PIB é o caso do estados Unidos, que atualmente possuem o PIb mais elevado do mundo, e que produz mais de quinze trilhões de dólares todos os anos.
A China não fica muito atrás, e entre seus bens de consumo, ela produz cerca de oito trilhões de dólares anualmente. Mas como a definição de PIB é complexa e nós não pretendemos nos estender, iremos diretamente para o que nos interessa no momento, saber o que é PIB nominal.
Definição de PIB nominal
O Brasil está no ranking dos países com o maior PIB do mundo, juntamente com os Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e outras nações. O Produto interno bruto, em um contexto geral, nada mais é do que a soma total de tudo o que foi produzido ou confeccionado, isto é, bens de consumo e também serviços. E quando falamos sobre produtos, estamos considerando todo tipo de produto, sejam eles commodities, produtos eletrônicos, carros e muitos outros.
Quando mencionamos serviços, podem utilizar o exemplo de um smartphone, que é produzido em uma companhia Chinesa, e dentro desse smartphone é possível fazer o uso de uma série de peças, que foram planejados e produzidas também na China. Porém, boa parte do valor desse aparelho irá para os Estados Unidos, pois é em território Norte-americano que o software responsável pela lista de serviços que o aparelho oferece, é produzido. Esse smartphone se espalha pelo mundo, já que praticamente países do mundo inteiro compram anualmente milhares de eletrônicos vindos do território Chinês, muito conhecido pelos altos níveis de exportação.
Em macroeconomia a definição de PIB nominal passa pelo seguinte raciocínio: Está relacionado ao valor do PIB medido a preços correntes, isto quer dizer que é o valor do ano em que o bem foi confeccionado ou produzido, e vendido, transformando-se em lucro capital.
A diferença entre o PIB real e o PIB nominal
Antes de fazermos uma comparação para identificar a diferença do PIB real e o nominal, precisamos explicar brevemente do que se trata o PIB real. O PIB real é a medição dos preços constantes, ele costuma ser realizado também anualmente , e não inclui o resultado gerado pela inflação. O PIB real costuma ser mais utilizado do que o valor do PIB nominal nos cálculos, por possuir maior constância, além de considerar prioritariamente as mudanças no número de produtos produzidos, sem considerar tanto o valor apresentado no mercado.
O PIB real é o valor do produto interno bruto com relação aos valores que estão no mercado. Já o Produto interno bruto nominal é configurado de acordo com os níveis de deflação e inflação. O PIB nominal não é útil para realizar uma comparação entre produções de períodos distintos, pois trata dos preços correntes.
Exemplo ilustrativo para compreender o valor do PIB
Agora vamos imaginar uma situação para ilustrar uma explicação simples sobre o PIB real e o PIB nominal: Vamos pensar em um país muito pequeno, que produz e vende somente laranja. Vamos supor que nós realizamos o cálculo do PIB dessa pequena nação no primeiro ano e chegamos no valor de mil reais. Devemos reforçar a informação de que toda a quantia veio da produção e comercialização das laranjas, que custa o valor imaginário de cinquenta centavos por Kg.
Agora vamos supor que o primeiro ano passo e o segundo também, e chegou o momento de calcular o PIB desse segundo ano, que apos ser calculado, foi medido em mil e duzentos reais. Deste segundo ano, o valor do Kg das laranjas estava por cinquenta e cinco centavos por Kg. Precisamos ressaltar que o PIB mede o poder de produtividade de uma nação. Ao compararmos os valores do PIB de cada ano, podemos chegar a uma conclusão se o país está mais produtivo atualmente ou se perdeu poder de produção. Neste exemplo ilustrativo o PIB do país aparentemente cresceu vinte por cento no segundo ano. Mas será que esse modo de medir realmente apresenta a produtividade real?
Se observarmos atentamente os valores do exemplo, iremos identificar que houve uma variação do preço da laranja, que ficou cinco centavos mais cara de um ano para o outro. E de fato não é o preço que vai definir ou aponta que um país é mais ou menos produtivo, é a quantidade de bens de consumo e serviços que foi produzido. Para compreender melhor este contexto, vamos ver quais elementos devem ser considerados na fórmula PIB nominal. O PIB real costuma ser o mais escolhido pelos economistas e especialistas da área para definir a taxa de crescimento da economia.
Como calcular o PIB
Diversos elementos precisam ser considerados, e por essa razão, listamos os mesmos abaixo, com uma explicação objetiva a respeito de cada um:
- Realize a soma dos gastos e consumos dos consumidores (este é o elemento mais importante dentro do PIB nominal e inclui bens de consumo de longa durabilidade ou não);
- Realize a soma de todos os investimentos (tudo o que for gasto com a indústria, a parte operacional e etc…);
- Realize a soma das contas públicas, isto é, todos os gastos que são realizados para que o governo funcione em todas as suas esferas;
- Realize a soma dos valores obtidos através das importação, e em seguida realize uma subtração desse valor, pelo valor de exportações do país em um determinado período de tempo;
- Utilize o valor do PIB do ano anterior ao presente para compor a fórmula e descobrir qual é o crescimento do PIB nominal.