Se você ouviu falar em mercado futuro, talvez também já tenha escutado algo sobre o mercado spot, conhecido também como mercado à vista. Enquanto que no mercado futuro um comprador firma um contrato que será negociado somente no futuro, o preço no mercado spot é negociado à vista, cuja cotação é utilizada a um curto prazo. Conhecer sobre o significado e como funciona cada um desses mercado é de suma importância para um investidor ou indivíduo que possui interesse em economia. Ambos os mercados possuem um volume bastante considerável de negociações e rendem muito dinheiro todos os anos.
Para contribuir com a sua aprendizagem sobre o que é mercado spot, ou o mercado spot significado, nós decidimos elaborar esse guia completo, que explica os detalhes e aspectos mais importantes sobre este tipo de mercado, além de exemplificar a diferença entre o mercado spot e o mercado futuro.
O que é mercado spot, ou mercado à vista
Se estás curioso para sabre: mercado spot o que é , vamos seguir. O mercado à vista é um nome alternativo para o mercado spot. Se for um termo usado no contexto de um mercado específico, um tipo específico de mercado está relacionado ao local onde o comprador e o vendedor de um determinado produto deve ser pagos imediatamente. No mercado final, de fato, há uma diferença entre os dados da transação e o de seu balanço no mercado para solicitar transações de imediato, com base em um “spot” de preço. Intercâmbios de interesses financeiros, produtos de matérias-primas de exportação são moedas ou produtos de estoque, o mercado que define esses elementos é o mercado à vista, também chamado de mercado spot explicado.
Mercado spot e o mercado a vista são o mesmo?
O mercado spot costuma ser chamado de mercado à vista, em razão da liquidação de contratos negociados em cada dia ser realizado com um atraso muito curto, ao decorrer de poucos dias. O diferimento, no entanto, está relacionado apenas a razões técnicas voltadas para o período de conclusão da liquidez; o comprador deve dispor do capital e o vendedor deve ter os instrumentos negociados no dia em que a troca é realizada.
Opõem-se aos mercados de futuros em que, em vez disso, os contratos que são acordados pelos operadores prevêem uma liquidação diferida ao longo do tempo (em alguns casos podem levar até meses). Além deste fato, nesses tipos de mercados, o vendedor e o comprador podem não ter os instrumentos negociados e seu contravalor no momento da troca. Em uma definição do mercado spot, podemos mencionar que: “É o mercado em que a troca de produtos tratados (bens de consumo, títulos, moedas) ocorre com liquidação de uma forma imediata.”
Como funciona o mercado à vista
A expressão “mercado à vista” está diretamente ligada às negociações de ações. O indivíduo que compra passa a ser uma espécie de sócio da companhia de acordo com o volume ou tamanho do título que foi adquirido, e que vende o ativo sai dessa “sociedade”. As ações são propriedade do investidor que efetuou a compra e tem o direito de ficar com as mesmas em um período indefinido, como parte de sua carteira. Para demonstrarmos o significado de mercado spot, e como este mercado funciona na prática, iremos utilizar a seguinte explicação: Mercado spot como funciona: No Brasil, por exemplos, as operações de compra e venda de ações são realizadas através da bolsa de valores Bovespa. A intermediária que irá realizar o processo de negociação será uma corretora, que pode atuar em diversos setores produtivos da economia.
A definição do valor da ação ocorrerá através dos pregões eletrônicos, e as variações no valor ocorrem de acordo com os níveis de oferta e procura desta ação. Esse tipo de mercado é categorizado como de curto prazo, pois demoram somente cerca de três dias para completar suas operações, onde acontecem as liquidações financeiras. Ao terceiro diz costuma ocorrer a creditação do capital pago pelo comprador para a conta do indivíduo que vendeu a ação, além do recebimento dos título objeto pelos cuidados da bolsa. Essa agilidade na operação é uma das características do mercado spot. Agora que já temos uma noção para a dúvida acerca do spot significado, vamos aprender um pouco mais sobre este mercado tão interessante.
O que é necessário para que um investidor opere no mercado spot ou à vista?
Não é preciso de muito. Basta abrir uma conta em uma corretora que possui uma credencial regular para realizar as ordens de compra e venda, que podem ser realizadas online. Em razão da praticidade e do acesso flexível que este mercado proporciona, cada vez mais pessoas tem decidido operar suas negociações através do mesmo.
Exemplo prático de uma operação para compra de ações no mercado spot
Um exemplo do mercado spot, que narra como ele funciona, de uma forma bem resumida: Um comprador adquire uma ação de uma companhia do setor de energia, assim que o processo de liquidez é completado, após o terceiro dia da transação, o vendedor recebe o valor da venda e o título para para o comprador através da custódia da bolsa de valores.
Entendendo o funcionamento do mercado spot através do ativo petróleo:
O mercado spot de petróleo apresenta um valor à vista do barril de petróleo e utiliza as informações do dia ou da hora em que esse valor foi calculado. Para completar, utiliza o mecanismo de operação na moeda do mercado através do rendimento do produto final. O mercado à vista funciona similarmente ao mercado imobiliário. Mas é claro que existem outras formas de lucrar, concentrando-se na evolução do preço do barril através de outros métodos. O trabalho das corretoras também é muito importante e torna tudo muito mais simples para o comprador e o vendedor, pois os corretores oferecem um sistema de negociação simples e eficaz.
O mercado spot versus o mercado futuro
Separamos alguns pontos chaves que lhe ajudarão a diferenciar esses dois tipos de mercado, que muitas das vezes podem ser confundidos.
- Risco da contrapartida: Dentro do mercado futuro é realizado uma administração desse risco, e os negócios se dão no futuro, essa gestão é necessária para que o comprador tenha a garantia de que o vendedor está com o produto a disposição para finalizar a venda, ao final do contrato. Existe também a necessidade de garantia de que o vendedor terá o dinheiro necessário para pagar pelo ativo, assim que a negociação for concluída. Para esse tipo de garantia, o comprador disponibiliza uma quantia percentual do valor total do ativo, que ao final da transação é devolvido para o mesmo. Enquanto que no mercado spot, a corretora é a intermediária, e as negociações se dão em um prazo curto máximo de apenas três dias, minimizando praticamente todas as chances de que algo ocorra errado ao decorrer da operação.
- O tempo da liquidação: O mercado spot, ou avista possui transações muito curtas, como mencionamos anteriormente, enquanto que no mercado futuro, as operações se dão no futuro, como diz o próprio nome.
FAQ sobre