O indicador MACD (Moving Average Convergence) é atualmente uma das ferramentas mais conhecidas pois pode ser utilizado como uma estratégia de análise técnica, visando maior lucro nas negociações. A Média Móvel Convergência / Divergência (MACD, ou convergência e divergência de médias móveis) é um dos osciladores mais utilizados na análise técnica, pois combina em sua construção diversos princípios fundamentais de análise técnica. É um indicador de momentum, ou seja, um indicador que “segue as tendências” e mostra a relação entre dois preços em movimento. Foi desenvolvido por Gerald Appel e baseia sua construção em médias móveis exponenciais. A seguir veremos como funciona o MACD.
O cálculo do MACD é feito
Para construir o indicador MACD, são necessárias três médias móveis exponenciais ou três linhas. No monitor, no entanto, apenas duas linhas serão exibidas, pois um par das três que acabamos de mencionar é usado apenas para calcular sua diferença. Vamos observar agora um exemplo de cálculo: digamos que a primeira média móvel, a mais rápida, é de doze dias; o mais lento que vinte e seis dias. Estas duas médias móveis são subtraídas umas das outras para calcular a diferença que será então representada graficamente por uma única linha (MACD). Para gerar sinais, foi introduzida a terceira linha, ou seja, uma média móvel exponencial de nove dias, da diferença anterior.
O indicador MACD, portanto, é calculado a partir de um suporte móvel esponjoso em vinte e seis períodos a partir de um suporte móvel esponjoso em doze períodos. Um EMA de nove meses usa um desvio e chama a “linha de sinal” e coloca o acerto no MACD, e a segunda linha de conhecimento o vende. O MACD é calculado subtraindo uma média móvel exponencial (EMA) em 26 dias da média móvel exponencial (EMA) para 12 dias. Uma média de 12 dias da EMA é usada como referência, chamada linha geral. Ele é colocado acima do MACD e é capaz de indicar sinais de compra ou venda. É preciso ficar atento pois as linhas que aparecerão no monitor são, portanto, o MACD e a linha de sinal ou linha de sinal.
Fórmula do cálculo
MACD = EM (média móvel exponencial de 12 dias) – EM (média móvel exponencial de 26 dias 2).
O indicador MACD e as estratégias de análise técnica
Não é nenhum segredo que as médias dos preços são informações utilizadas fortemente para que o negociante consiga identificar o melhor momento de realizar uma compra ou uma venda. A partir do significado de MACD, que na tradução para o Português é “Convergência Média Móvel”, podemos perceber que este indicador é um excelente recurso de análise técnica. Através do MACD é possível observar as diferenças entre as médias para poder prever movimentações de tendência de baixa e de alta. Por intermédio do MACD Forex, por exemplo, é possível prever a tendência do mercado.O MACD permite identificar diferentes tipos de sinais. Então, sempre que o MACD for mencionado podemos pensam primeiramente sobre a diferença entre as médias, que nada mais são do que as convergências e as divergências entre as médias móveis.
O mais sinal para relevante que o indicador MACD prevê é o gerado pelo cruzamento da linha MACD com a Linha do Sinal. Um cruzamento ascendente dessas duas linhas gerará um sinal de compra, enquanto que um sinal descendente gerará um sinal de venda. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Pois os valores de MACD também flutuam acima e abaixo da linha zero, gerando sinais de compra e venda na intercepção, respectivamente. Também é importante ter uma função de relevância nas linhas MACD para fazer com que as suas ações tenham mais valor.
A atenção dos comerciantes também se concentra nos movimentos que ocorrem acima e abaixo da linha zero. De fato, esses movimentos sinalizam a posição da média no curto prazo, relacionada à do longo prazo. Isso leva a interpretar a linha zero como uma espécie de zona de suporte e resistência para o indicador. Portanto é importante não esquecer o papel desta linha, que apesar de simples, desempenha uma função bastante considerável neste indicador momentum, que é o MACD (moving Average Convergence).
Do que é composto o indicador MACD
O indicador MACD divergence é uma ferramenta bastante simples de ser utilizada, porém requer que negociante compreenda seus fundamentos básicos. Sempre que inserimo-nos no gráfico, iremos observar duas linhas, e este ponto é muito importante, já que tais linhas são a base da análise técnica. A primeira linha, sem sombra de dúvidas é a de maior relevância, pois trata-se da linha MACD. A linha MACD é construída por intermédio de duas médias, como vimos anteriormente. Já a segunda linha é chamada de linha indicativa que nada mais é do que uma média simple sde preço de nossa ação. Toda esta estrutura será formada em cima de um eixo zero.
Quando o indicador MACD está acima da linha zero, a média de curto prazo será maior do que a de longo prazo. Por outro lado, quando o MACD está abaixo de zero, a média de curto prazo será menor que a média de longo prazo.
Diferença entre a divergência positiva e a negativa no indicador MACD
Uma divergência positiva ocorre quando o MACD começa a crescer. O MACD pode formar uma série de mínimos crescentes. As divergências positivas são provavelmente as menos comuns dos sinais que o MACD pode nos devolver, mas geralmente é o sinal mais confiável, portanto nos permite fazer as operações mais interessantes. A divergência negativa, em contrapartida acontece quando o MACD começa a diminuir. Portanto as divergências como já descreve o nome, sempre andaram na direção oposta.
As divergências negativas são provavelmente as menos comuns dos três sinais de baixa, mas são geralmente as mais confiáveis e podem nos alertar de um pico iminente na listagem de um par de moedas. Existem duas maneiras possíveis de considerar uma divergência negativa. Primeiro, o indicador pode formar dois pontos mínimos. O primeiro ponto mínimo é maior que o segundo, então o MACD está caindo.