Tudo o que você precisa saber sobre lucro por ação, LPA

Você sabe o que é lucro por ação, LPA? A expressão “lucro por ação” pode ser encontrada a todo o momento tanto em artigos sobre o universo financeiro, quanto dentro de negociações na bolsa de valores e outros mercados financeiros ao redor do mundo. Saber o que cada termo dentro deste contexto significa é muito importante para que os negociantes e investidores fiquem a par de tudo o que está acontecendo em uma negociação. O Lucro por ação ou LPA é uma medida fundamental da saúde e rentabilidade de qualquer empresa. Por essa razão nós decidimos elaborar este presente artigo, explicando o conceito de lucro por ação (LPA), seu significado, definição e funcionamento.

Definição de lucro por ação GPA

A figura do EPS responde a essa importante pergunta: para cada participação na empresa, qual foi o lucro reportado? O índice de lucro por ação (LPA) representa a parcela de lucro líquido pertencente a cada ação de uma companhia, sendo a política de distribuição das ações adotadas através de dividendos de cada empresa. O índice aponta o benefício obtido por cada ação emitida pela empresa, sendo assim, representa o resultado líquido emitido em um determinado período de tempo. A quantidade de ações emitidas pode ser determinada através do número de ações que compõem o capital social da empresa ao fim de um período e específico.

A ação talvez tenha perdido um pouco o seu significado mais autêntico, uma vez que sua vocação como ferramenta de investimento tornou-se absolutamente preponderante. As ações podem ser um investimento vantajoso se o preço do mesmo subir no futuro, comparado ao momento em que as compramos.

A definição do lucro por ação pode ser descrita como a soma de todas as receitas menos todos os custos, incluindo taxas operacionais e de administração, depreciação, juros, impostos e dividendos pagos sobre ações preferenciais. Um dos desafios para a avaliação de lucro das ações  é justamente ter o estabelecimento de um comparativo para tal comparação ou seja, criar uma comparação que seja útil para que os gestores e investidores possam tomar as melhores decisões de acordo com a situação real dos investimentos. Também é costume subtrair do lucro líquido todos os dividendos de ações preferenciais não acumuladas declarados ou não pagos durante o período de tributação) e o valor do imposto sobre dividendos sobre ações preferenciais.

Como calcular o LPA (lucro por ação)

O objetivo de quem lida com as ações e as comprou para incluí-las em seu portfólio é justamente este: esperar que o valor da empresa aumente e com ela também o preço de troca das ações nas praças. O cálculo do lucro básico por ação é bastante simples. É simplesmente o total do lucro líquido disponível para os acionistas ordinários, dividido pelo número total de ações ordinárias em circulação. A fórmula do lucro por ação (LPA) é composta pelo lucro líquido dividido pela quantidade de ações emitidas pela empresa. Ou seja:

LQ (lucro líquido) / Ações = lucro por ação (LPA)

Sobre a utilidade do índice de lucro por ação (LPA)

O número de acções ordinárias em circulação é mais preciso com base na média ponderada das acções ordinárias em circulação, uma vez que as ações totais são alteradas ao longo do ano para a maioria das empresas cotadas. Saber o valor do lucro por ação é de extrema importância, pois serve como um termômetro de como se encontra a situação da empresa, especialmente por medir o valor de cada ação, contando-as individualmente. Para tornar a figura do EPS útil, no entanto, não é necessário executar um desses cálculos mais refinados. Uma vez que se aplicam igualmente a todas as empresas, a figura do EPS fornecida on-line ou em notícias financeiras para qualquer empresa permite comparar os resultados desta empresa com os resultados de outras pessoas sem entrar nos detalhes da matemática.

Tudo o que você precisa saber sobre lucro por ação, LPA

Através da forma podemos observar o lucro diluído por ação, e não somente o valor de todas as ações juntas representadas no lucro. Pois afinal de contas, as ações, apesar dos altos e baixos dos últimos períodos, continuam sendo o destino favorito dos poupadores, investidores e especuladores. O indicador de lucro por ação, por exemplo, tem como seu objetivo principal saber o quanto em capital o lucro líquido representa para cada ação de uma determinada empresa. Uma ação é uma garantia que representa a propriedade de uma ação de uma empresa, que é organizada em uma sociedade anônima.

Exemplo prático de como calcular o lucro por ação (LPA)

Vamos imaginar o seguinte exemplo hipotético: Uma empresa “X” teve de lucro no ano de 2010 cerca de Cem milhões de reais, . Sabendo que existem cem milhões de reais de ações, vamos calcular o índice de LPA da empresa “X”:

LPA = 100 milhões / 100 milhões, LPA = 1 real por cada ação. Obviamente este exemplo é apenas um casos imaginário para que possamos compreender o cálculo do lucro por ação, que é bastante simples, como vimos agora.

As ações te um valor muito interessante pois possuir apenas uma ação de uma empresa “X”. significa ser o proprietário de uma parte dessa organização (embora uma única ação possa colocar em nossas mãos uma parte infinitesimal da própria empresa). Ainda sim, saber cálculos como este pode auxiliar e muito o investidor a entender a situação da empresa, isto é, o quanto suas ações valem, se são valorizadas no mercado ou não. Afinal de contas quem possui ações é dito ser um acionista e o conjunto de ações deve ser considerado como capital próprio. São definições que podem parecer triviais, mas servem para entender o que teremos que ver depois.

As ações listadas na bolsa de valores são como as ações da pequena empresa em sua casa. A diferença é que, para comprar e vender, você terá que concordar em particular com os parceiros da empresa sobre o preço de compra e venda. Antes de podermos avançar com facilidade no mercado de ações, teremos que tentar entender o que é sua unidade fundamental ou a própria ação. Portanto conhecer o lucro por ação é um conhecimento valioso.