A taxa LIBOR é um tipo de taxa de juros, e ultimamente tem surgido várias notícias referentes a mesma e ao Reino Unido através do London InterBank Offered Rate, em razão de uma suposta manipulação, que pode abalar gravemente o universo das finanças. Mas para compreender o que as notícias querem alertar ou descrever, precisamos antes de mais nada, entender o que é taxa LIBOR, como a mesma funciona e costuma ser aplicada.
De fato a taxa libor é uma das mais conhecidos no setor econômico, especialmente por profissionais que atuam em bancos e afins a muitos anos, mas talvez você não possua esse perfil tão experiente,e tem o interesse de compreender de uma forma geral o que o termo significa. Para facilitar sua aprendizagem, elaboramos uma série de explicações super fáceis de serem compreendidas, então vamos lá!
Definição de taxa LIBOR
A sigla LIBOR é uma abreviação do nomes original do inglês “London InterBank Offered Rate”. Ela é checada diariamente e a base do cálculo da taxa LIBOR está ligada às taxas de juros de empréstimos de porte elevado realizados entre instituições bancárias estrangeiras que funcionam dentro do mercado de Londres.
O termo foi consolidado em 1986 e a associação dos banqueiros Britânicos (British Bankers Association) mandou uma solicitação para as grandes instituições bancárias ordenando que dados fossem fornecidos diariamente. Essas informações eram sobre taxas de juros que teriam que arcar em caso de empréstimos fornecidos por outras instituições bancárias. Então um valor de taxa mediana era introduzido no dia, logo após a exclusão das grandes taxas.
Em uma definição da taxa LIBOR mais objetiva, podemos dizer que a mesma é uma taxa de juros média, que aponta em contra partida a um grupo determinado de instituições bancárias, que realizam empréstimos que não possuem garantia alguma dentro da indústria de moedas em Londres, na Inglaterra.
Como calcular a taxa LIBOR
Para calcular a taxa LIBOR é preciso levar em consideração uma série de fatores, mais um dos fatores que se destacam é o fato de existir uma sobretaxa, ou seja, um spread acima da taxa LIBOR, que necessita ser medido como se fosse um spread da categoria aditivo. A taxa LIBOR é medida de acordo com os seus sete períodos de duração que apresentam características distintas, como por exemplo suas cinco moedas diferentes. Ou seja, taxas LIBOR podem ser diferentes e são divulgadas todos os dias de forma oficial pelo ICE Benchmark Administration, e somente instituições que possuem acordos com a IBA podem repassar os valores das taxas.
Como as taxas LIBOR nao sao operações exatamente concretas, as divulgações das mesmas são baseadas em períodos, onde a Thomson Reuters informa os valores de taxas que são esperados, com o objetivo de chamar a atenção para seus empréstimos altos. As taxas LIBOR nao sao concretas pelo seguinte fato, as instituições bancárias não fornecem grandes empréstimos sempre.
Características da taxa LIBOR
A data LIBOR possui duas datas que a especificam, a data de aplicação e a sua data de divulgação. Ambas são de extrema importância em seu processo de funcionamento. Uma característica da taxa LIBOR muito específica, é que a mesma é divulgada através de cinco moedas, o Yen, o Franco Suíço, o dólar, a libra e o Euro. Outro aspecto da taxa LIBOR é que a mesma é fornecida em sete tipos de prazos, o de um dia, uma semana, um mês, dois meses, três meses, seis meses, e até um ano, sendo este último o seu prazo mais longo. Apenas destacando que existem também períodos sem uma linearidade.
A taxa é uma das mais utilizadas em todo o mundo que serve como uma forte base para outras taxas que possuem um prazo mais curto.
Como a taxa LIBOR surgiu
Em relação a historia da taxa LIBOR, podemos dizer que a mesma foi idealizada no começo da década de oitenta por parte dos bancos de grande porte baseados na cidade de Londres, em razão de precisarem de uma espécie de benchmark para seus valores de crédito, isto é, para suas taxas de empréstimos. As necessidades estavam mais voltadas para as taxas de juros, swaps e outras recursos fornecidos pelas instituições bancárias, que precisavam preservar seus interesses de lucro. A primeira taxa LIBOR foi divulgada oficialmente em 1986, porém foi dois anos antes que os esforços por parte dos bancos, para que a mesma passasse a ser aplicada foi iniciado.
Recentemente, especificamente a partir do ano de 2007, um escândalo de manipulação da taxa LIBOR veio a tona. A suspeita partiu do Federal Reserve Bank e o Bank of England, que é uma entidade composta pelos principais bancos centrais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Segundo consta nas notícias que saíram na mídia, ocorreram uma série de subnotificações.
Houve inclusive investigações de caráter criminal para averiguar se a suspeitar procedia, onde os Estados Unidos estavam na linha de frente. Uma grande quantidade de emails foram descobertos, onde banqueiros importantes conversavam e foi alcançado a conclusão de que a taxa de LIBOR de fato estava sendo manipulada. A notícia se espalhou em 2011 e foi considerada um escândalo dos grandes bancos. O episódio ficou conhecido mundialmente como a manipulação na taxa LIBOR.
A relevância das taxas LIBOR
As taxas LIBOR são consideradas de grande importâncias para as instituições bancárias em uma esfera global, em especial para as taxas que possuem um prazo mais curto. As taxas LIBOR também servem como base para os mercados financeiros em todo o mundo, neste caso, o mercado profissional. As instituições bancárias fazem o uso desta taxa como uma espécie de taxa base, ou taxa básica com o intuito de fixar a taxas sobre os empréstimos que viram, assim como taxas de poupanças e outros setores.
O fato é que a taxa LIBOR possui tanta importância, que investidores e profissionais do setor econômico costumam acompanhar sua evolução diariamente. Nao eh atoa que a taxa que havia iniciado sua transação apenas com três moedas, onde em dia possui diversas opções de moedas