Dentro do esfera econômica existem inúmeras terminologias importantes e que ajudam a nomear eventos, aspectos e teorias que permeiam o setor econômico. O termo “gap” é mais uma dessas palavras de efeito considerável. A palavra que é de origem inglês, significa “lacuna” em seu sentido literal. Mas dentro sistema econômico e do Produto interno bruto, ela ganha um sentido mais incorporado e denomina a diferença entre a produção potencial ou o pleno emprego e a produção real.
Mas para compreender melhor o que é gap financeiro e suas características dentro da esfera econômica, elaboramos diversas explicações práticas e simples de serem entendidas.
O que é gap
Um gap pode ser notado quando seu desempenho financeiro determina a abertura da lacuna entre a freqüência primária ou vice-versa, quando a abertura do gap é menor do que o registro anterior. Na prática, em um gap que não é rica, variará ao decorrer dos dias, se não se sobrepõem, determinando um vazio real no gráfico. A dinâmica do gap pode ser descrita como um método que se confere à influência da tendência futura das taxas de juros (na carteira). Os gaps costumam acontecer normalmente dentro do congestionamento, quando o mercado está se consolidando ou distribuindo. Eles não são nada além de desequilíbrios entre oferta e demanda, por isso não são muito importantes e muitas vezes são fechados rapidamente. Porém existem diversos tipos de gap, e a seguir, veremos alguns dos mais comuns.
Os variados tipos de gap
Em uma definição de gap, podemos identificar vários tipos de gap.
Abaixo caracterizamos alguns deles:
- Gaps de intervalos de ruptura: são geralmente formados quando um instrumento financeiro emerge de uma formação de congestionamento com uma certa velocidade, literalmente pulando acima do lado superior do congestionamento ou abaixo. Isso pode indicar o início de uma tendência bastante acentuada, de modo que esse tipo de gap nos fornece uma ideia mais indicativa da direção que o mercado tomará.
- Gaps de exaustão: em vez disso, formam-se no final de uma tendência. Muitas vezes, após este gap financeiro, os preços invertem a tendência atual e esse movimento é muitas vezes acompanhado por um alto volume de comércio. Então, se observarmos volumes muito altos em um gap em uma ação de tendência, prestamos atenção, porque poderia ser um gap de esgotamento.
- Gaps de de continuação: são formados dentro de uma tendência bem definida. Em princípio, as lacunas de continuação são formadas em direção ao meio de todo o movimento em andamento, então, quando vemos uma lacuna deste tipo, podemos pensar que a tendência atual está no meio de sua jornada.
Como o gap funciona
Se analisarmos do ponto de vista técnico o significado de gap financeiro e como ele funciona, devemos mencionar que: ele é uma espécie de salto na curva de preços, ocorre quando não há trocas em determinadas zonas de preço. As lacunas podem ser identificadas mais tarde através de gráficos de barras ou castiçais. Os gráficos lineares não permitem identificar os Gaps, pois não apresentam os valores de abertura, fechamento, máximo e mínimo relacionados aos dias de negociação únicos.
O gap e o lap
Muitas pessoas tendem a confundir o gap com o lap, talvez em razão da semelhança fonética que existe entre as tuas termologias, porém elas definitivamente não são a mesma coisa. O lap em vez de ter em conta o máximo/mínimo da sessão, refere-se ao encerramento, ou seja, ao fim. Ele acontece quando a abertura de hoje é maior do que o encerramento de ontem e, vice-versa. O gap financeiro funcione e possui uma definição tem diferente, como vimos anteriormente.
Como o gap financeiro costuma ser utilizado
Muitas pessoas acreditam que um gap é por certo aquele momento de encerramento rápido, mas não é bem assim. Os principais elementos que compõem o mercado, estão cientes desse aspecto, a ponto de posicionar seus próprios níveis de saída (take-profit) precisamente na lacuna mais próxima. O que define este evento? É fácil ver que, se a maioria dos investidores em uma ação colocar uma ordem de venda (que precisam para encerrar a posição) apenas em correspondência com o gap aberta, uma forte pressão de baixa será criada nesse nível, até o ponto de transformar este nível de preços numa resistência importante que, com toda a probabilidade, definirá aos menos uma retração dos valores.
O gap positivo e o gap negativo
A distinção nos valores se dará graças ao gap positivo e negativo. O gap positivo está relacionado ao caso em que o título abre acima do máximo da sessão anterior, sem retornar durante o dia, deixando assim um buraco aberto que será definido por outro gap. Enquanto que o gap negativo está voltado ao caso oposto, isto quer dizer a situação em que a garantia em questão se abre abaixo do mínimo da sessão anterior, sem retornar a ela durante as trocas, deixando assim um buraco aberto que, neste caso, será definido na diferença negativa.
Em uma definição de gap financeiro, podemos também mencionar que O tipo de gap mais comum e frequente normalmente ocorre no caso de notícias específicas e súbitas relativas à garantia ou instrumento em questão, ou em casos de uma baixa liquidez e consequentemente um desinteresse grande em relação ao mercado.
Uma síntese do conceito do que é gap financeiro
Em um resumo generalista do significado de gap financeiro, podemos dizer que:
A terminologia “gap” costuma ser utilizada para relatar uma diferença, espaço ou lacuna (inclusive “lacuna” é o seu real significado do inglês) no setor econômico. Gap nada mais é do que a distinção ou diferença entre o valor real e o valor que foi deduzido com antecedência, e este valor pode está relacionada a qualquer ativo, serviço, bens de consumo ou elemento. Quando ocorre muita movimentação nos preços dos produtos ou serviços, por exemplo (fato que costuma ocorrer com grande frequência, especialmente em mercado instáveis ou com grande nível de competitividade), essas variações acabam por resultar na alteração dos valores, se compararmos o dia de hoje, por exemplo, com os preços de ontem, gerando uma diferença. P
odemos concluir sobre a definição de gap financeiro que este nada mais é do que a diferença entre o valor real de um produto, serviço ativo e o valor que tinha sido previsto com antecedência.
FAQ sobre Gap financeiro