O kyat Birmanês é uma moeda antiga no Mianmar, país que também é conhecido como Birmânia, e ao todo já existiram cerca de três Kyats ao longa da história desta nação. A moeda faz o uso da letra K como seu símbolo, seu código internacional ISO é o MMK e a mesma é dividida em 100 pya.
Breve história da moeda Kyat
A primeira moeda Kyat da Birmânia foi emitido entre 1852 e 1889 (não se sabe as datas exatas). Sabe-se que eram feitas de ouro e prata, a depender do valor. Um kyat de ouro poderia ser trocado por quinas de prata dezesseis, por exemplo. Já a segunda versão da moeda ficou pronta em meados de 1940, para ser mais exato, no momento em que acontecia a segunda guerra mundial. Em razão da guerra o país ficou sob domínio dos Japoneses, que na época preferiam tentar impor uma divisa monetária baseada na rúpia. Mas mesmo assim a substituição não foi bem sucedida, e pouco tempo depois o Kyat de Mianmar foi novamente colocada em circulação, com diversos tipos de netas.
As notas eram subdivididas em cem centavos. Mas como nem tudo é permanente, principalmente tratando-se de economia em período de guerra, após o fim da segunda grande guerra, as rúpias novamente tomará o lugar do Kyat, em razão de sua grande desvalorização e inutilidade para o mercado da época.
O segundo kyat existiu entre 1943 e 1945. Durante esse período, a Birmânia foi ocupada pelos japoneses, que introduziram uma moeda baseada na rupia. No entanto, esta moeda foi eventualmente substituída por um segundo kyat birmanês, que veio em notas de todas as denominações. A nova nota foi dividida em centavos 100. No entanto, após o final da Segunda Guerra Mundial, a moeda era inútil, e a rúpia birmanesa foi posteriormente reintroduzida.O terceiro e último kyat Birmânia, é emitido desde 1952, como uma opção que substitui a rúpia Birmanesa.
Curiosidades sobre o país, a moeda e seu valor
Embora a moeda local é o Kyat, mas quase todos os estabelecimentos também aceitam dólares americanos. O país que é conhecido pelos seus locais ricos em natureza exuberante recebe muitos turistas e o uso do dólar torna o mesmo ainda mais internacional. No entanto, os dólares mais aceitos são os da Austrália e dos Estados Unidos. Atualmente em uma cotação do Kyat para dólar Estadunidense, temos o valor de 0,000650065 em dólar.
Um fato curioso é que os birmaneses dão muito valor a conservação material das notas, portanto notas mal cuidadas ou deterioradas não são aceitas, não importa se são dólares euros ou outras moedas de valor do mercado, já que não é somente o valor que deve ser considerado, mais sim sua situação física (se a nota está em boas condições de conservação). Portanto, não há notas enroladas em meias. Se notarmos nos dias de hoje (2019) o kyat para euro, teremos o seguinte valor médio: 000588822 em euro.