Sempre que pensamos em países que conseguiram se reconstruir diversas vezes é possível vir em nossas mente o belo exemplo do Japão. O país conseguir superar diversas guerras terríveis, catástrofes naturais e até mesmo duas bombas nucleares. A nação do povo pacífico, lembrado pela grande inteligência e respeito às tradições culturais merecer ainda mais um mérito, de conseguir reerguer sua economia e produção industrial por diversas vezes. Mas como é a produção industrial do japão? Como não lembrar deste país, sem mencionar os avanços tecnológicos desenvolvidos em seu território e exportados para todo o mundo. Em pensar que um país tão pequeno possui uma força de produção tão grande, se comparada ao seu tamanho populacional territorial, é realmente algo para admirarmos.
Hoje iremos abordar através deste presente artigo, qual é a produção industrial do Japão, sua economia e desafios atuais.
A economia Japonesa
A economia do Japão é uma das maiores de todo o mundo, o país está na posição de número três no ranking mundial do PIB nominal (Produto interno Bruto). Em relação ao poder de compra ela é a quarta do globo. Começou com uma indústria leve, como a indústria têxtil, e até desenvolveu uma indústria metalúrgica, química, petroquímica, naval e eletrônica. Nos últimos anos, o Japão experimentou um rápido crescimento econômico. O país faz parte de diversos grupo internacionais importantes, entre eles a OMC (Organização mundial do Comércio), a OCDE (Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico) e a APEC (Cooperação econômica Ásia-Pacífico). E se a economia anda bem, obrigada, boa parte dos resultados são graças a produção industrial do Japão.
O país é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo e está entre os líderes deste ranking a muitas décadas, afinal de contas, diversas marcas renomadas e que se tornaram populares no mundo são de origem Japonesa.
A produção industrial Japonesa
A estrutura da economia japonesa viu uma dúzia de grandes famílias que fundaram empresas como Mitsubishi, Hyunday e Toyota. A maioria das (pequenas) terras aráveis do país é dedicada ao cultivo de arroz, embora o governo esteja tentando aumentar a produção de frutas e legumes, que até agora foram mal produzidos. A economia do Japão tem sido durante anos a segunda mais florescente depois da dos Estados Unidos da América, calculando um produto interno bruto de cerca de 4 e meio trilhão de dólares. É importante ressaltar também que o país é referência em indústria aliada aos recursos tecnológicos de alta performance e avanço. Ou seja, a produção industrial do Japão é extremamente desenvolvida e eficaz.
O país está em segundo lugar no mundo depois da China para a indústria automotiva (as marcas mais populares são Toyota, Honda, Nissan) e no início para produtos eletrônicos de consumo (Sony, Panasonic, Canon são alguns dos marcas mais famosas). Indo para a história econômica do Japão, descobrimos que na era pré-industrial o país já possuía um sistema de crédito altamente desenvolvido também porque possuía em geral uma classe dominante muito talentosa (a do Samurai que depois de seu papel militar tinha a dos burocratas). O Japão também possui o monopólio mundial da produção de motocicletas, impressoras e videogame.