Índice de sentimento do consumidor da Univers. de Michigan

O que é Índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (Index of Consumer Sentiment, ICS). O Índice de sentimento do consumidor da Universidade de MIchigan é um importante indicador. Ajuda a compreender como anda o otimismo dos consumidores em relação ao mercado e a economia do país como um todo. Os índices são ferramentas extremamente úteis no que diz respeito a compreensão do quadro socioeconômico de uma nação. Ele reflete muitas vezes a visão da sociedade em relação , a real situação econômica de um país, e em algumas situações, como crises de impacto global afetam as economias locais ao redor do mundo.

Hoje queremos fazer especificamente da importância do Índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (Index of Consumer Sentiment, ICS) e como ele pode fornecer informações relevantes para o mercado e o governo.

A seguir elaboramos a definição do Índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (Index of Consumer Sentiment, ICS) tavaré s de uma explicação simples, porém completa.

Breve história do ICS (Index of Consumer Sentimento)

O ICS nada mais é do que o índice de sentimento do consumidor nos Estados unidos. Ele recebe o nome de Michigan justamente em razão de ter sido elaborado pela renomada universidade Norte-Americana. O índice de confiança do consumidor desenvolvido pela Universidade de Michigan é o mais antigo, sobre o assunto, entre os produzidos nos Estados Unidos da América. A primeira edição remonta a 1946. Uma característica importante deste índice, que contribui para aumentar a sua fama, é a publicação de uma versão preliminar (em meados do mês de referência): esta última costuma ter efeitos nos mercados. mais substanciais do que as do valor final (publicado duas semanas após o preliminar).

A elaboração do índice de sentimento do consumidor dos Estados Unidos é o trabalho do Survey Research Center da Universidade de Michigan, que realiza mensalmente uma série de pesquisas junto aos consumidores (Surveys of Consumers). O índice monitora a tendência de confiança do consumidor na situação econômico-financeira e nas perspectivas do mesmo, tanto para si como para o país. Os gastos privados e as decisões de poupança têm uma grande influência em toda a economia dos EUA. É importante para os operadores do mercado financeiro porque a confiança afeta o consumo, que é responsável por 70% do produto interno bruto.

Não é coincidência que o índice de expectativas do consumidor (Índice de Expectativas do Consumidor, ICE, membro do ICS) esteja incluído no Leading Indicator Composite Index publicado pelo Departamento de Comércio dos EUA. A crescente confiança pode significar maior consumo e um consequente aumento da produção; declínio da confiança, o oposto.

Do que se trata o índice de sentimento ao consumidor da Universidade de michigan

O índice de Michigan (índice do sentimento do consumidor de Michigan) é uma publicação mensal pela universidade do Michigan na confiança do consumidor e é um movedor razoavelmente importante do mercado. Refere-se a algo que é parcialmente racional e parcialmente não. O sentimento, ou mesmo a confiança em outros casos, é uma espécie de avaliação complexa que os indivíduos fazem da situação econômica e financeira pessoal e da situação coletiva. Por incrível que pareça, consultar o “sentimento” ou as “sensações” da população em relação ao mercado pode revelar muito, especialmente em relação ao seu poder de compra. Os economistas acreditam que esse “sentimento” afeta as tendências de consumo: se eu acho que as coisas vão bem, estou mais disposto a gastar.

Índice de sentimento do consumidor da Univers. de Michigan

Através de perguntas a população, o índice do sentimento do consumidor de Michigan pode encontrar muitas informações. E não é nenhum segredo que a capacidade de poder de compra de uma população pode revelar a real situação da economia, já que expõe o verdadeiro valor de uma moeda, ou por exemplo, como anda a inflação em um determinado país. Além do mais, uma população que acredita da economia do país, tende a gastar mais, enquanto que uma população que crê que a situação não anda bem, tende  a economizar ou poupar mais. Por esse motivo, pesquisas são realizadas para entender a tendência. A Universidade de Michigan é a mais antiga dentre as realizadas nos Estados Unidos: a primeira edição é de 1946.

Como é realizado índice de MIchigan

O índice de sentimento ao consumidor da Universidade de Michigan é o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, que visa divulgar informações sobre o futuro da economia nacional. A seguir veremos o “passo a passo” de cada fase de formulação do índice:

  1. A pesquisa é baseada em uma série de entrevistas por telefone sobre as expectativas dos consumidores em relação à situação econômico-comercial dos Estados Unidos, finanças pessoais e sua capacidade de gastos.
  2. O relatório é composto de três seções diferentes: a primeira parte, na qual os julgamentos dos consumidores sobre o desenvolvimento de sua situação financeira são resumidos; segunda parte, em que são expressas as considerações dos entrevistados sobre o futuro de curto prazo da economia nacional; terceira parte, em que são indicadas expectativas económicas gerais a longo prazo.
  3. Quinhentas pessoas são entrevistadas todos os meses. Sendo que sessenta por cento da amostra é renovada a cada nova pesquisa. As questões do índice de sentimento ao consumidor da Universidade de Michigan dizem respeito à situação econômica e financeira do entrevistado, seus planos de gastos, as perspectivas para a economia do país, a possível direção das taxas de juros e inflação e o mercado de trabalho.

As informações mais importantes que o índice revela

Diversos dados podem ser extraídos deste importante apontador econômico. Todos nós sabemos que o consumo é o motor da economia dos EUA, se o índice tiver valores altos, as expectativas sobre a tendência futura da economia serão decididamente positivas. As elaborações realizadas pela Universidade de Michigan em dados brutos produzem três índices: o índice geral e dois subíndices, um sobre a situação atual e outro sobre as expectativas. Como as publicações do índice de Michigan costumam acontecer duas vezes por mês, todas as informações podem ser consideradas bastante atuais, e correspondentes a realidade econômica do momento vigente.

A importância que o Índice tem para o impacto no mercado é bastante alta. A primeira versão dos três índices sai no meio do mês e inclui cerca de 60% das respostas. Os dados citados nos relatórios tendem a representar de maneira confiável a tendência futura nos gastos do consumidor nos Estados Unidos. As elaborações realizadas pela Universidade de Michigan em dados brutos produzem três índices: o índice geral e dois subíndices, um sobre a situação atual e outro sobre as expectativas. Cada um destes possui relevância ímpar nas análise econômicas do país. A primeira versão dos três índices sai no meio do mês e inclui cerca de sessenta por cento das respostas. A segunda e última versão é publicada na última sexta-feira do mês.