Muitas pessoas que estão começando a estudar sobre o mercado financeiro talvez já tenham escutado falar sobre o IPC. Mas será que, de fato, todas essas pessoas sabem o que é o Índice de preços ao consumidor e qual é a sua principal finalidade? O IPC é muito útil, não somente para os investidores ou pessoas interessadas em economia, mas também para o cidadão comum que quer compreender melhor como se dá suas despesas mais básicas, como por exemplo com: moradia, alimentação, comunicação, vestimenta e etc. Vale lembrar que esse indicador é muito popular e utilizado em boa parte do mundo. para compreender melhor sua definição, vamos para a explicação a seguir:
Definição do ICP
O Índice de preços ao consumidor (IPC) é um indicador que mede a variação dos preços em um conjunto fixo de bens de consumo. Ele mede as mudanças que ocorrem nos preços dos bens mais necessários para a sobrevivência, e esse cálculo leva em consideração famílias com rendas entre 1 e 33 salários mínimos mensais. O ICP é uma ótima ferramenta não somente para observar as alterações que ocorrem nos preços dos bens de consumo, mas também, consequentemente para observar os níveis de inflação, isto é, como a inflação tem se movido. A importância monetária de bens de consumo é analisada e levada em consideração. O resultado do cálculo do Índice de preços aos consumidores costuma ser expresso em porcentagem. Talvez uma das funções mais importantes do índice é mostra para onde o dinheiro da população está “indo”, ou seja, como ele tem sido gasto.
Como o ICP é medido?
Os dados para o cálculo do Índice de preços ao consumidor são coletados diariamente nas principais capitais de um país. Vale observar que a maioria dos países ao redor do mundo possuem um ICP ou algum tipo de indicador semelhante com a mesma função do ICP, que busca compreender as mudanças que ocorrem nos valores dos bens de consumo e em alguns casos, dos serviços também. E neste caso estamos falando sobre bens de consumo que são essenciais à sobrevivência, e não objetos de muito luxo, que são consumidos por poucas pessoas. O cálculo é realizado conforme as informações obtidas através de pesquisas sobre orçamento familiar das famílias do país em questão. Vale ressaltar também que, cada país possui seus próprios tipos de pesquisa, mas que na maioria dos casos procura obter os mesmos tipos de informações.
Os elementos que são analisados pelo ICP (Índice de preços ao consumidor)
Como mencionamos na definição do Índice de preços ao consumidor, este indicador leva em consideração despesas que são essenciais para que um ser humano possa viver uma vida digna. Entre as despesas consideradas estão: alimentação, moradia, recreação e leitura, transporte, educação, vestuário, comunicação, saúde e cuidados pessoais. Infelizmente não são todos os países que conseguem ter uma população onde todas as pessoas, ou a maioria delas tem acesso a esses recursos básicos, tão necessários. Já que não é segredo para ninguém que ainda existe muita desigualdade social no mundo.