Através deste artigo iremos explicar o Índice de preços de importação dos Estados Unidos. Os Estados Unidos é a nação que mais importa em todo o mundo, embora ele também seja o terceiro país mais exportador do mundo, os números gerados pela importação são enormes. Para termos uma idéia, somente em 2007 os EUA importação nada mais, nada menos do que importou US $ 2,16 trilhão. Portanto existe o país possui uma demanda enorme de bens de consumo e serviços vindos de outras nações. E este fato não se dá somente em razão de sua população grandiosa, mais principalmente pelo poder de compra que tal população possui em mãos.
O que é o Índice de Preços de Importação (Import Price Index)
O Índice de Preços de Importação consiste em uma pesquisa mensal realizada pelo Instituto de Estatísticas do Trabalho (Bureau of Labor Statistics) Estadunidense. Mas do que ele se trata? Este índice é uma excelente referência que aponta a variação percentual nos preços dos produtos consumíveis e serviços que os Estados Unidos compram de outros países (bens de consumo e serviços importados). O mês atual é sempre comparado em relação ao mês anterior, por essa razão o índice indica números totalmente atuais referentes a atividade de importação dos EUA, que são mensalmente levantados.
Por se tratar de um indicador que trabalha com informações atuais, é considerado uma excelente fonte dinâmica dos preços dos bens importados pelos Estados Unidos. Agora que já sabemos o que é Índice de preços de importação dos Estados Unidos, precisamos destacar os produtos que o país mais importa, que neste caso são automóveis de diversos portes e outros veículos.
As produtos mais importados
Os automóveis somam quase nove por cento do percentual total de importações, portanto é um dos motores desta atividade. Entre outros ativos de extrema importância para atender a necessidade Estadunidense estão os óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, que respondem a quase seis por cento do total das importações. Desde 1995 o país não tem mais um saldo positivo, já que a partir de 2007, segundo a OEC, a nação vem acumulando um saldo comercial negativo, começando com 910 Bilhão de dólares no mesmo ano, em importação dos Estados Unidos (importações líquidas). Esse fato sem sombra de dúvida é uma das preocupações do governo e de diversos setores, já que quanto maior for a necessidade de um país consumir bens de consumo e serviços de outras nações menos equilibrada será sua balança comercial e menas independência o mesmo terá.
O que não é incluído no índice de preços de importações Estadunidense
Um adendo que precisamos fazer é que, os valores da gasolina importada não é considerado na fórmula (cálculo) deste indicador. Por essa razão o nome do mesmo em inglês é “Import Price Index excl. Petroleum m/m”. Existe outra ferramenta para mensurar os valores relacionados ao setor de petróleo e gás do país. Portanto esses são os bens de consumo que mais impactam a Balança comercial dos EUA na parte de importações.
Como interpretar o indicador
A interpretação do indicador de importações dos Estados Unidos é bastante simples, e você não precisa ser nenhum expert em economia para realizá-la. Já que quando os números estão menores que o esperado, pode-se concluir que existe um movimento positivo em relação ao valor do dólar, no entanto, caso o valor seja muito maior do que o esperado, trata-se de um sinal negativo para a moeda do país.