Nenhum empresário ou especialista em negócios gosta de ver sua própria empresa ou a empresa onde trabalha se afundando em dívidas, ou possuindo mais capital de terceiros do que capital próprio. Dentro desse problema existem muito termos que nos ajudam a explicar um pouco mais sobre esse fenômeno, dividindo-o em partes, para que possamos compreender o mesmo como um todo. O fato é que a cada ano que passa a quantidade de empresas com índice de endividamento alto só aumenta, e isso ocorre por diversos fatores, alta inflação, crises econômicas regionais, muitas vezes falta de uma administração adequada e especializada, que entenda o perfil da empresa e suas demandas mais urgentes.
E para compreender um pouco mais esse contexto, vamos explicar o que é o índice de endividamento geral ou total e como ele pode auxiliar os empresários e profissionais da área de negócios a compreender mais a realidade da empresa em que atuam, para buscar novos meios de aperfeiçoar as atividades da mesma e promover o crescimento de sua rentabilidade e valor de mercado.
O que é índice de endividamento em uma empresa
O índice de endividamento total, também chamado de índice de endividamento total é um índice financeiro, que costuma ser utilizado para entender até que ponto os ativos de uma empresa estão sendo financiados com capital de terceiros. Ou seja, quais geraram dívidas que devem ser quitadas no futuro. Existem situações em que fazer uma alavancagem financeira pode ser uma boa alternativa para a operação da companhia em questão. Mas é necessário ficar bem atento aos riscos que capital de terceiros podem trazer para o seu negócio.
Quando uma empresa gera dívidas, é de suma importância, que a mesma realize um acompanhamento constante do seu índice de endividamento total, para garantir que dessa forma, as suas contas estejam sob controle. O coeficiente do índice de endividamento geral, permite que uma companhia analise seu nível de endividamento ao longo do tempo e de seu histórico, como já expressa o nome do índice.
Além dessa função, a empresa também pode se beneficiar do índice, através da comparação entre a situação de várias outras empresas que atuam no mesmo seguimento. Através dessa comparação, é possível compreender qual empresa se encontra em uma posição mais saudável, financeiramente falando. A forma mais conhecida para calcular o índice de endividamento geral ou total de uma companhia.
Existem algumas maneiras de calcular o índice de endividamento geral, e a fórmula mais popular é a seguinte: Índice de endividamento geral (também chamado de passível exigido) igual ao total do capital de terceiros (também conhecido como patrimônio líquido), que será dividido pela soma total dos ativos e em seguida multiplicado por 100. E para entender e analisar o resultado, basta ter a ciência de que quanto menor for o valor, mais saudável é a empresa em termos financeiros, pois a conclusão que se chega é de que essa companhia oferece menos riscos de se tornar uma empresa inadimplente no futuro. Essa é a forma mais conhecida, porém existem outras fórmulas para classificar índice de endividamento geral.
Como identificar uma empresa em situação de endividamento
A liquidez de uma empresa é calculada através do capital de giro, assim como o equilíbrio financeiro de uma companhia como um todo. Toda empresa precisa possuir seu próprio capital de giro, e o que nomeamos de necessidade desse capital, para as atividades do ciclo do caixa da companhia, pois é o ciclo do capital que aponta o andamento do caixa, se a demanda por capital de giro por exemplo é mais elevada ou é o contrário que ocorre.
Muitas companhias aceitam capital vindo de terceiros com o objetivo de aumentar o capital de giro que possuem. Um dos recursos mais utilizados são os empréstimos, que acabam por fazer com que a empresa tenha grandes dívidas. Então essa pode ser um dos motivos responsáveis por gerar as dívidas de uma determinada empresa. A fórmula do índice de endividamento auxilia na identificação de números importantes sobre o histórico de empréstimos da empresa, por exemplo.
Outros fatores que contribuem para o possível endividamento empresarial é quando os gastos para o funcionamento da companhia ultrapassam seus lucros ou receitas. Por isso é muito importante que as companhias invistam em planos para manter seu superávit sempre em equilíbrio e na quantidade que é demandada, para que o financeiro, e em especial o caixa da empresa se mantenha saudável.
Então, podemos compreender que o capital de giro é um elemento de extrema importância para o bom funcionamento econômico de uma companhia, e que optar por capital de giro vindo de terceiros pode não ser uma boa idéia, já que exige muito estudo e planejamento, para que a empresa não sofra com dívidas no futuro.
Os indicadores do índice de endividamento
Esse índice engloba dos indicadores principais: o índice de Endividamento Geral ou total e a composição do Endividamento, sendo o primeiro o mais conhecido. O índice de endividamento é um apontador do histórico e da situação atual de uma companhia. Ele mede por exemplo, a quantia no capital de giro vindo de terceiros no qual a empresa não consegue funcionar sem utilizar. O índice também aborda os gastos da companhia e se é possível depositar capital para melhorias no estabelecimento e seus processos setoriais.
O Indicador de Composição de Endividamento também possui uma fórmula bastante simples. Basta apresentar o passivo de curto e de longo prazo, e somar os mesmos, e em seguida, multiplicar por cem. Esse indicador possui como objetivo encontrar o que compoem o endividamento de uma empresa, além de averiguar o tempo de duração desse endividamento
É possível existir endividamento positivo?
A resposta é sim! Muitas companhias recorrem a empréstimos com o objetivo de investir em tecnologia para acelerar seus processo e reduzir gastos, que passam a ser desnecessários, então podemos dizer que solicitar capital através de terceiros com o objetivo de fazer investimentos voltados para a melhoria da empresa, e principalmente com o foco em reduzir altos gastos no futuro, pode sim ser considerado um endividamento positivo, já que a companhia receberá um retorno positivo, a médio ou longo prazo.
O índice de endividamento pode ser uma ferramenta de muita utilidade para auxiliar o empresário e trazer mais informações sobre a empresa e suas dívidas, para que com essas informações em mãos, o proprietário possa aperfeiçoar o seu plano de negócio.